Notícias

USB Audio 3.0 quer acabar de vez com a entrada padrão de fone de ouvido em aparelhos com USB Tipo C

USB Tipo-C

Já estamos vendo algumas fabricantes trazendo seus novos tops de linha com a entrada USB Tipo C e sem fone de ouvido, mas parece que isso irá virar algo mais do que normal em um futuro muito breve.

USB Audio 3.0 quer acabar de vez com a entrada padrão de fone de ouvido em aparelhos com USB Tipo C e assim se tornar um padrão em novos dispositivos lançados no mercado.

No Brasil temos um grande exemplo de um aparelho com USB Tipo C e sem entrada para fone de ouvido padrão de 3.5mm, Moto Z, ele já está disponível para compra no país como podemos ver em “Moto Z, Moto Z Play e módulos Moto Snaps são lançados oficialmente no Brasil”. A Lenovo resolveu trazer mais tecnologia para seu top de linha e fez a escolha de usar a entrada USB Tipo C para fone de ouvido, mas felizmente, na caixa do aparelho iremos encontrar um adaptador para usar os fones no padrão 3.5mm.

USB Certificado

Mas a USB Implementers Forum (USB-IF) anunciou que está trazendo as especificações para o USB Audio 3.0, ele irá funcionar em aparelhos com USB Tipo C e que seguirem as especificações mínimas necessárias.

O USB Audio não é novidade para muitas pessoas, ela já existe faz um bom tempo, inclusive podemos achar alguns fones e caixas de som para ligar no PC usado essa tecnologia, mas a nova versão pretende unificar acessórios e aparelhos em uma só entrada.

Como o USB tipo C pode ser usado em fones de ouvido, produtos de realidade virtual, dispositivos móveis, docks e muito mais, o USB Audio 3.0 traz uma maior universalidade para os acessórios, já que, por exemplo, o fone poderá ser usado em praticamente todos os aparelhos que você possua a entrada USB Tipo C.

Nokia Tablet N1

A nova especificação USB Audio 3.0 tem a intenção de melhorar ainda mais a qualidade do áudio que você irá escutar em seu smartphone ou dispositivo compatível, mas também tem a intenção de diminuir o consumo de energia e criar mais espaço para as fabricantes que enfim não precisarem mais da entrada de fone de ouvido padrão.

Todas as especificações podem ser encontradas no site usb.org, mas infelizmente nenhuma fabricante precisa seguir essas especificações para lançar aparelhos e cabos, mas a intenção é que mesmo não obrigadas, muitas fabricantes irão seguir essas especificações para evitar maiores problemas com incompatibilidades que possam surgir e furtar seus consumidores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *