Notícias

Dados vazam mais no iOS, mas no Android dados vazados são mais perigosos

Vazamento de dados no Android e iOS

Ter seus dados vazados é algo que todo usuário quer que não aconteça, mas claro que dependendo do uso e do sistema usado, esse vazamento pode ser um pouco mais difícil de acontecer.

Dados vazam mais no iOS, mas no Android dados vazados são mais perigosos e que podem futuramente trazer muitos prejuízos.

Uma pesquisa da Zscaler revelou quais dados são vazados no sistema Android e no sistema iOS que equipa os tablets e smartphones da Apple.

Android Logo

A intenção da pesquisa era descobrir qual sistema operacional tem mais dados vazados e quais tipos de dados são mais vazados em cada sistema.

Os dados foram divididos em três categorias diferentes, confira:

  • Metadados – são informações que conseguem identificar e catalogar os aparelhos, ele é o responsável por mostrar o IMEI, endereço MAC, versão do sistema operacional, dados do SIM, da fabricante, em comparação com os outros dados, eles são os menos perigosos, mas também permitem realizar ataques diretamente a um aparelho em especifico.
  • Localização – aqui todas as suas informações de localização ficam disponíveis, com esses dados, facilmente conseguimos sabe por onde você anda e os lugares que fica mais tempo.
  • PII-  nessa categoria encontramos todas as (Informações de Identificação Pessoal), essa é a categoria mais perigosa, nela iremos encontrar todas as nossas informações o que inclui número do telefone, endereço de e-mail, contas, endereço da sua residência e muito mais.

De início a Zscaler revela que em 26 milhões de transações foram analisados no iOS no terceiro trimestre, nesse número 0,5% se mostraram vulneráveis a vazamento de dados. No sistema Android foram analisados o total de 20 milhões de transações e chegamos no valor de 0,3% que ficaram vulneráveis a vazamento de dados de qualquer tipo.

Na segunda fase da pesquisa, a questão era saber quais dados estão sendo vazados em cada sistema, confira:

Vazamento de dados no Android e iOS

No sistema iOS o maior tipo de vazamento é dos metadados que representam 72,3%, a localização 27,5% e PII é 02%.

Vazamento de dados no Android e iOS

No sistema Android a maior porcentagem ainda é em metadados, logo depois a localização 39,3% e por fim temos 2,7% de vazamento do tipo PII.

Por últimos podemos conferir os países em que esses dados mais vazaram em cada sistema:

Vazamento de dados no Android e iOS

Os EUA são os mais afetados pelos vazamentos no sistema Android e somente o país representa 55%.

Vazamento de dados no Android e iOS

Já no iOS, o país mais afetado é a China com o total de 70% de todos os dados vazados do sistema.

Como podemos ver, o Android mesmo com um menor número de vazamento ainda apresenta um maior risco para os usuários, já que a maioria dos dados são de informações importantes como bancarias e pessoais.

Vazamento de dados no Android e iOS

No final a pesquisa ainda revela que 50% dos desenvolvedores não chegam a testar seus aplicativos e jogos contra vulnerabilidades de segurança, algo que não deveria acontecer já que o usuário pode correr riscos até mesmo com aplicativos oficiais.

Em geral recomendamos que leia “Conheça os recursos de segurança que estão disponíveis no Android”, para manter seu aparelho Android mais seguro contra todos os tipos de ameaças.

Via: Zscaler

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *