Vídeos

ARM lança vídeo sobre a API Vulkan, revela que novidade é melhor e consome menos energia

ARM OpenGL ES vs Vulkan

A API Vulkan está com grande destaque principalmente no sistema Android, agora iremos saber um pouco mais sobre ela e quais são suas vantagens.

ARM lança vídeo sobre a API Vulkan, revela que novidade é melhor e consome menos energia em comparação ao seu principal concorrente.

Não é novidade que a API Vulkan já está disponível a partir do novo sistema Android 7.0 Nougat, conheça mais sobre essa novidade em “Android irá suportar API Vulkan que melhora jogos e gastar menos bateria”.

Quando foi anunciada, a API Vulkan ficou conhecida por ser mais leve e consumir menor quantidade de bateria nos smartphones e tablets.

Esses resultados de divulgação inicial foram conseguidos sobre o OpenGL ES, a API mais usada para se fazer jogos nos dispositivos móveis atualmente.

ARM OpenGL ES vs Vulkan

ARM OpenGL ES vs Vulkan

Claro que melhorias precisam ser provadas para que os consumidores e até desenvolvedores consigam ver os benefícios de uma nova tecnologia, por isso, alguma empresas e até fabricantes estão investindo e mostrando que a novidade é realmente interessante.

A primeira fabricante que já está investindo nessa nova API é a Samsung, os novos Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge já chegam com suporte para Vulkan e a mesma já está até trabalhando em seu novo launcher usando essa tecnologia que irá trazer muitos benefícios e que podemos ver em “Samsung está trabalhando na TouchWiz com a API Vulkan para economizar bateria”.

Nesse momento a ARM também entra no jogo e mostra os benefícios reais da API Vulkan contra o seu maior concorrente o OpenGL ES.

No vídeo abaixo podemos ver os reais benefícios e até conferir o que realmente temos de diferente nas duas tecnologias gráficas.

O primeiro item que podemos acompanhar é como a carga de trabalho é dividida em vários núcleos, o OpenGL ES usa na maior parte do tempo somente um núcleo, a API Vulkan por outro lado consegue usar todos os núcleos perfeitamente e com isso podemos ver que a porcentagem de processamento usada é menor.

Logo depois podemos ver o consumo de bateria, no teste temos o mesmo processador usando as duas tecnologias, no final a API Vulkan consegue economizar até 15% em relação ao OpenGL ES.

API Vulkan Android

Para os desenvolvedores a API Vulkan traz a possibilidade de usar melhor o hardware e traz gráficos de alta definição, para os jogadores o melhor é ter gráficos mais bonitos e o aparelho só irá usar o processamento que realmente precisa, assim o dispositivo não irá esquentar muito e o consumo de bateria será mais baixo.

Infelizmente para usar a nova API Vulkan você irá precisar de um aparelho rodando o sistema Android 7.0 Nougat e claro um game que use a tecnologia algo como “Jogo Vainglory ganha versão beta para API Vulkan que ganha até 30% de desempenho”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *