Escreva para pesquisar

Vídeos

ARM lança vídeo sobre a API Vulkan, revela que novidade é melhor e consome menos energia

A API Vulkan está com grande destaque principalmente no sistema Android, agora iremos saber um pouco mais sobre ela e quais são suas vantagens.

ARM lança vídeo sobre a API Vulkan, revela que novidade é melhor e consome menos energia em comparação ao seu principal concorrente.

Não é novidade que a API Vulkan já está disponível a partir do novo sistema Android 7.0 Nougat, conheça mais sobre essa novidade em “Android irá suportar API Vulkan que melhora jogos e gastar menos bateria”.

Quando foi anunciada, a API Vulkan ficou conhecida por ser mais leve e consumir menor quantidade de bateria nos smartphones e tablets.

Esses resultados de divulgação inicial foram conseguidos sobre o OpenGL ES, a API mais usada para se fazer jogos nos dispositivos móveis atualmente.

ARM OpenGL ES vs VulkanARM OpenGL ES vs Vulkan

Claro que melhorias precisam ser provadas para que os consumidores e até desenvolvedores consigam ver os benefícios de uma nova tecnologia, por isso, alguma empresas e até fabricantes estão investindo e mostrando que a novidade é realmente interessante.

A primeira fabricante que já está investindo nessa nova API é a Samsung, os novos Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge já chegam com suporte para Vulkan e a mesma já está até trabalhando em seu novo launcher usando essa tecnologia que irá trazer muitos benefícios e que podemos ver em “Samsung está trabalhando na TouchWiz com a API Vulkan para economizar bateria”.

Nesse momento a ARM também entra no jogo e mostra os benefícios reais da API Vulkan contra o seu maior concorrente o OpenGL ES.

No vídeo abaixo podemos ver os reais benefícios e até conferir o que realmente temos de diferente nas duas tecnologias gráficas.

O primeiro item que podemos acompanhar é como a carga de trabalho é dividida em vários núcleos, o OpenGL ES usa na maior parte do tempo somente um núcleo, a API Vulkan por outro lado consegue usar todos os núcleos perfeitamente e com isso podemos ver que a porcentagem de processamento usada é menor.

Logo depois podemos ver o consumo de bateria, no teste temos o mesmo processador usando as duas tecnologias, no final a API Vulkan consegue economizar até 15% em relação ao OpenGL ES.

API Vulkan Android

Para os desenvolvedores a API Vulkan traz a possibilidade de usar melhor o hardware e traz gráficos de alta definição, para os jogadores o melhor é ter gráficos mais bonitos e o aparelho só irá usar o processamento que realmente precisa, assim o dispositivo não irá esquentar muito e o consumo de bateria será mais baixo.

Infelizmente para usar a nova API Vulkan você irá precisar de um aparelho rodando o sistema Android 7.0 Nougat e claro um game que use a tecnologia algo como “Jogo Vainglory ganha versão beta para API Vulkan que ganha até 30% de desempenho”.

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *