Notícias

Anistia Internacional lista aplicativos de mensagens mais conhecidos no mundo e grau de privacidade

Com os vários aplicativos de mensagens na loja Google Play, os usuários precisam ficar cientes do que cada um deles podem fazer e como eles funcionam para te manter seguro.

Anistia Internacional lista aplicativos de mensagens mais conhecidos no mundo e grau de privacidade de cada um deles.

Não é novidade que muitos aplicativos de mensagens estão sendo atualizados para que os usuários possam se manter seguros, muitos deles estão utilizando a criptografia ponta-a-ponta, essa tecnologia permite que somente você e o destinatário da mensagem possam ver o conteúdo, outras pessoas podem até interceptar a sua conversa, mas é muito difícil que consigam ver o que você está enviando.

Agora a Anistia Internacional resolveu divulgar uma lista de aplicativos de mensagens mais usados no mundo e uma espécie de pontuação para cada um deles, mas a Anistia não revelou os métodos utilizados para essa pontuação.

Em primeiro lugar temos um empate entre o Messenger e WhatsApp, os dois aplicativos conseguiram a pontuação de 73 pontos do total de 100.

Entre todos os aplicativos o WhatsApp é o único que mostra explicitamente quando uma conversa não está sendo criptografada, o Messenger por usa vez, não ativa a criptografia ponta-a-ponta como padrão e nem avisa quando a conversa não está segura.

Anistia Internacional lista aplicativos de mensagens com ou sem criptografia

Apple e seus aplicativos iMessage e Facetime conseguiram a pontuação de 67 em um total de 100, nos últimos anos a fabricante vem se esforçando para se destacar na segurança dos usuários, inclusive anunciando quando o FBI quer os dados dos seus consumidores, mas a empresa ainda não informa de forma clara quando uma conversa é ou não criptografada.

O Telegram tem tido nos últimos anos uma posição muito forte em relação a privacidade e liberdade de expressão dos seus usuários, mas a sua nota de 67 em 100 é por causa da criptografia que não é ativada por padrão e o aplicativo não avisar quando a mensagem não é segura.

Para o Google a nota é de 53 de 100, um valor médio e que engloba todos os apps de mensagens do mesmo, Allo tem criptografia, mas é opcional, no Duo a criptografia é ativada por padrão e no Hangouts a criptografia simplesmente não existe.

Em seguida ainda temos o Line e Viber com pontuação de 47, Kakao e Microsoft receberam notas de 40, Snapchat com 26, Blackberry tem 20 e o aplicativo Tencent recebeu nota 0 por não atender aos requisitos necessários.

Com toda essa pontuação e com foco na criptografia, a Anistia Internacional quer chamar a atenção dos usuários dos aplicativos, mas também dos desenvolvedores, para que eles utilizem a criptografia e deixarem claro quando uma mensagem está sendo enviada e recebida sem qualquer tipo de segurança.

Via: Anistia Internacional

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *