Notícias, Sony

Vulkan e OpenGL ES 3.1 são os culpados por Android 7.0 não chegar no Xperia Z3 e no Snapdragon 800 e 801

Android 7.0 Nougat, OpenGL, Xperia Z3 e Snapdragon

Receber uma nova versão do Android sempre é uma coisa boa, mas infelizmente nem todos os aparelhos são atualizados por diversos motivos.

Vulkan e OpenGL ES 3.1 são os culpados por Android 7.0 não chegar no Xperia Z3 e no Snapdragon 800 e 801, essa notícia não deixou muitos donos de smartphones animados.

Todo ano podemos acompanhar a tecnologia em geral evoluindo de forma rápida e sem parar, com esse movimento, muitas peças antigas ficam para trás e param de receber suporte oficial.

Android Nougat

O caso mais recente são os processadores Snapdragon 800 e 801 que agora não possuem mais suporte da Qualcomm, com isso, novos drives não serão lançados como podemos ver em “Aparelhos com Snapdragon 800 e 801 podem não receber o Android 7.0 por causa da Qualcomm”.

Sem o suporte oficial da Qualcomm, todos os aparelhos com os processadores Snapdragon 800 e 801 como é o caso do Xperia Z2 e Xperia Z3 ficam abandonados sem qualquer chance de receber o novo sistema.

Android Nougat Proibido

Claro que os donos dos aparelhos não estão satisfeitos com essa notícia, o pior foi para os donos do Xperia Z3 que chegou a receber o Android 7 em versão preview (teste), mas nunca chegou a receber a versão preview 5.

Sabemos que o Google para liberar o uso da loja Google Play nos smartphones e tablets, exige várias coisas, em “Por exigir seus aplicativos no sistema Android, Google terá que pagar 6 milhões de euros na Rússia” podemos ver muitos dos itens que a fabricante precisa seguir, mas o mais importante é que todo o sistema e aparelhos precisam passar pelo CTS (Suíte de Teste de compatibilidade) que exige um hardware mínimo necessário para o Android funcionar.

Xperia Z3 Android N

No Android 7 Nougat em sua versão de Preview 4, o CTS requeria um hardware, mas na versão Preview 5 o Google aumentou alguns requisitos, o que deixou muitos aparelhos de fora, por isso, não serão atualizados para o novo Android.

A principal mudança nos requisitos foi o pedido para que o hardware tenha suporte oficial para a tecnologia Vulkan ou OpenGL ES 3.1, mas os processadores Snapdragon 800 e 801 quando foram lançados, o OpenGL ES 3.1 ainda nem existia de forma oficial.

OpenGL ES Logo

Por outro lado, o Snapdragon 805 continua firme e forte já que ele chega com suporte para OpenGL ES 3.1, por isso, que o Nexus 6 também foi atualizado para o Android 7.0 Nougat.

Infelizmente para quem possui um desses aparelhos com o processador Snapdragon 800 ou Snapdragon 801 a solução será esperar as ROM de desenvolvedores para conseguirem ter o Android 7.0 Nougat, pois de forma oficial será impossível.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *