Notícias

Projeto Ara é suspenso, smartphones com hardware atualizável não irão chegar ao mercado tão cedo

Projeto Ara

Uma das maiores inovações do Google foi a sua intenção de tornar realidade aparelhos que os consumidores trocariam as peças, mas infelizmente tudo foi cancelado.

Projeto Ara é suspenso, smartphones com hardware atualizável não irão chegar ao mercado tão cedo, algo que não agradou quem seguiu desde o início esse projeto.

Se você não conhece, o Projeto Ara é algo bem ambicioso, inicialmente ele foi criado quando o Google ainda era dono da Motorola, o projeto tinha a intenção de permitir que os próprios donos pudessem alterar o que quiser quando quiser, qualquer item poderia ser trocado, se você precisa de mais memória RAM, era só comprar o módulo e adicionar ao seu aparelho, se estava querendo uma câmera com melhor qualidade, bastava adicionar um módulo de câmera com mais tecnologia, tudo de forma simples e fácil.

Projeto Ara Motorola

Mas nos últimos meses o Projeto Ara foi perdendo alguns dos seus melhores benefícios, algo peças ao invés de serem módulos removíveis seriam “pesos” e assim não iriam permitir a troca, esses módulos são o da memória RAM, tela e processador, saiba mais em “Google revela que Projeto Ara não permite trocar processador, memória RAM e tela”.

Smartphone modular do Projeto Ara chega esse ano para desenvolvedores, para consumidores só em 2017, esses eram os planos, mas infelizmente tudo mudou, agora o Google está suspendendo o Projeto Ara de forma oficial, os aparelhos desenvolvedores não irão chegar ao mercado tão cedo ou até mesmo nunca irão ver a luz do dia.

Projeto Ara

Especialistas falam que o maior problema do Projeto Ara são seus módulos, os consumidores iriam adorar trocar algumas peças em seu smartphone, mas não iriam gostar do preço dos módulos, para fabricar as peças em separado, o preço final é muito alto, seria algo como podemos ver em “Além do LG G5 SE ser caro, seus itens modulares e acessórios possuem elevados valores”.

Segue a declaração de Dan Makosky, ex-chefe de Design Google ATAP e fundador do Projeto Ara:

“É decepcionante para toda a equipe que trabalhou tão duro para torná-lo real, assustador para os desenvolvedores que esperavam a contribuir para esta inovação, e frustrantes para todos os fãs ao redor do mundo que estavam tão ansiosos para colocar as mãos no dispositivo Ara […] pessoalmente, estou triste com a falta de coragem para fazer avançar este projeto e vê-lo terminar, mas eu sei e respeito Rick Osterloh. Foi um dos poucos líderes que me encorajaram quando lancei a ideia, e graças à confiança que tenho nele, tenho certeza que ele tinha boas razões para adiar e suspender o projeto […]A modularidade não é uma moda passageira – vai durar tanto tempo como seres humanos valorizam a sua criatividade sobre o seu papel de ser consumidores passivos”.

Projeto Ara

Isso não significa que não podemos ver um dispositivo do Projeto Ara no mercado em breve, mas que o Google não irá lançar seu próprio smartphone modular, algo que simplesmente pode matar a novidade, já que desenvolvedores e fabricantes esperam uma posição segura para investir em novas tecnologias, sem o apoio do Google, muitas nem irão pensar nessa possibilidade de algo modular igual ao Projeto Ara.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *