Notícias

Novos smartphones Google Pixel não terão root utilizando os métodos atuais

Google Pixel Root

A batalha pela liberdade e pela segurança sempre serão as mais delicadas, nem sempre é possível manter algo em liberdade e seguro ao mesmo tempo.

Novos smartphones Google Pixel não terão root utilizando os métodos atuais e desenvolvedores terão que trabalhar duro para conseguir algum procedimento.

Os aparelhos Google Pixels estão atraindo uma grande atenção do mundo todo, você pode saber mais detalhes dos dispositivos em “Google anuncia evento para o dia 04 de outubro, provável lançamento dos smartphones Pixel”.

google-pixel-2

Já faz um bom tempo que o Google vem melhorando a segurança do sistema Android, algo que merece um destaque é que atualmente o Google lança patches de segurança mensalmente, ou seja, o sistema se mantem seguro contra as ameaças mais conhecidas.

Claro que essa maior segurança também tem como alvo o root, procedimento que dá liberdade total para os usuários e aplicativos modificarem o sistema do modo que quiser, para os usuários avançados esse é um recurso mais do que necessário, para os usuários básicos esse procedimento não faz a menor diferença.

O que acontece é que o root é muito usado por aplicativos mal-intencionados para conseguir acesso total ao sistema e conseguir acessar qualquer informação do usuário, então o Google vem fazendo um trabalho enorme para evitar que apps possam liberar o root no sistema Android.

Root Android

No próprio Android 6.0 o sistema chegou com algumas modificações, por isso, não é possível atualizar o sistema se o root estiver liberado, todas as atualizações só são instaladas se o sistema não sofreu qualquer modificação.

Com o Android 7.0 Nougat, o Google também melhorou a segurança, algo que podemos ver em “Android 7.0 Nougat chega com melhoria de segurança que evita sistema iniciar com malware ou root”.

Se no passado a linha Nexus se destacava entre os desenvolvedores e usuários avançados, com os novos smartphones Pixel o Google tem como destaque a segurança no lugar da liberdade.

O XDA fez uma grande matéria mostrando que os novos Pixel chegam com uma nova forma de protege o sistema do root, os usuários básicos precisam saber que agora é impossível modificar alguma parte do sistema principal sem que o mesmo descubra.

Android root

Então os desenvolvedores precisam pensar em uma nova forma de conseguir burlar o sistema e assim permitir que o sistema continue funcionado mesmo com alguma alteração.

Então isso não significa que o root não será possível, mas sim que os desenvolvedores terão que trabalhar duro para que o root seja liberado nos novos Pixel, mas para o usuário comum esse fato de dificultar o root não irá afetar, já que a maioria não irá precisar dele para nada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *