Notícias

Depois de quase um ano, Android 6.0 Marshmallow equipa apenas 18,7% dos aparelhos Android

Android 6.0 Marshmallow

O Android é um ótimo sistema, mas também sofre com muitos problemas, talvez, o maior deles seja a fragmentação do sistema.

Depois de quase um ano, Android 6.0 Marshmallow equipa apenas 18,7% dos aparelhos Android, algo muito pequeno para o tempo que já está disponível para as fabricantes.

O Google começou a desenvolver o Android M e lançou sua versão de teste (preview), a intenção era melhorar o sistema e permitir que as fabricantes pudessem ter acesso antecipado ao sistema, para assim melhorar o tempo que demora para liberar as atualizações.

LG G3 Android 6.0 Marshmallow

Depois de alguns meses em testes, finalmente o Android 6.0 Marshmallow foi apresentado em 29 de setembro de 2015, algo que podemos ver em “Android 6.0 Marshmallow é apresentado, chegará em uma semana, confira os aparelhos Nexus que serão atualizados”.

Já se passou quase um ano depois do lançamento oficial do Android 6.0 e agora é a hora de saber se o programa do Google de liberar uma versão preview (teste) realmente fez efeito ou pouca coisa mudou com ele.

O próprio Google libera a porcentagem de aparelhos ativos que estão usando o sistema Android e em quais versões eles estão rodando atualmente. Esse resultado só mostra os dispositivos que acessaram a loja Google Play até o dia 5 de setembro de 2016, vamos conferir o resultado.

Android Relatório Setembro

Android 5.x Lollipop ainda se mantem em primeiro lugar e está equipando o total de 35% dos aparelhos, um número enorme de dispositivos.

No segundo lugar encontramos os aparelhos rodando o Android 4.4 KitKat, a maioria desses aparelhos dificilmente serão atualizados de forma oficial para uma versão mais recente, no total temos 27,7%.

Finalmente em terceiro lugar iremos encontrar o Android 6.0 Marshmallow, atualmente o sistema está equipando cerca de 18,7% dos aparelhos rodando o sistema Android.

A maior causa dessa fragmentação são as fabricantes que abandonam seus aparelhos ou demoram quase um ano ou mais para liberar a nova versão do sistema Android, algo que podemos ver facilmente em “Galaxy A3 2015 começa a ser atualizado para o Android 6.0 Marshmallow” e em “Xperia C4 finalmente começa a receber o Android 6.0 Marshmallow de forma oficial”.

Sony Xperia Android 6.0 Marshmallow

Infelizmente sem regras duras por parte do Google esse problema irá continuar, lembre-se que uma nova versão do Android não é somente novos recursos, mas sim melhorias importantes de segurança e até uma melhor compatibilidade com os aplicativos e jogos disponíveis para o sistema.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *