Notícias

Aplicações da loja Google Play tinham malware e foram baixadas mais de 100 mil vezes

Malware CallJam

Os malwares não dão folga para o sistema Android e os usuários do sistema que são mais desatentos sempre correm um pouco mais de risco.

Duas aplicações da loja Google Play tinham malware e foram baixadas mais de 100 mil vezes cada uma, algo que mostra como a loja ainda não é tão segura como deveria ser.

Com mais de 200 mil pessoas infectadas apenas com dois aplicações, podemos ter a certeza que temos que tomar cuidado na hora de baixar aplicativos e jogos não interessante qual loja ou site baixamos os apps.

Malware CallJam

O primeiro aplicativo de destaque é o Gems Chest for Clash Royale, ele anunciava que conseguiria ajudar os jogadores do game Clash Royale encontrar os baús e outros itens.

Mas claro que ele não era um aplicativo comum, ele era um malware que possui muitas funções.

Esse malware é conhecido como CallJam, ele envia os usuários afetados para redes de anúncios, te mostra site falsos, mas o grande destaque é quando ele consegue permissões, ele tem acesso total ao seu smartphone, assim começa a enviar mensagens para serviços premium que são pagos e também faz ligações internacionais.

O pior é que o Gems Chest for Clash Royale era muito bem avaliado, sua nota média era 4, claro que uma nota assim fazia ainda mais pessoas confiarem no aplicativo.

Encontramos o segundo malware em alguns jogos da série Dress Up, o nome do malware é DressCode.

Malware DressCode

Nele encontramos muitas brechas de segurança que permitem hackers controlarem os aparelhos através de uma botnet, com o controle total, o smartphone entrará em vários sites para gerar tráfico falso e até mesmo para fazer ataques.

A botnet é tão avançada que dependo do que for fazer, ela consegue distribuir a carga de trabalho entre todo os aparelhos que ela controla, assim fica mais difícil para o dono do dispositivo desconfiar de algo.

O aplicativo Gems Chest for Clash Royale estava disponível na loja do Android desde maio, no caso do malware DressCode ele estava na loja desde abril, disponível em mais de 40 jogos e aplicativos e em mais de 400 aplicativos adicionais.

Todos as aplicações com malware foram removidas recentemente e não mais disponíveis na loja Google Play.

Se você quer manter seu aparelho seguro, o melhor é só instalar aplicativos da loja Google Play e que são de desenvolvedores conhecidos, ou se achar necessário utilize um antivírus, também recomendamos que leia “O Android pega vírus? Preciso usar Antivírus?”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *