Pico, Nano, Micro, Mini, Full, Stock, Super e Aroma, confira o que cada Gapps possui

Google Apps

Os GApps são necessários para quem instala uma nova ROM, hoje iremos descobrir os itens que cada pacote possui, assim te ajudando a escolher qual é o melhor para instala em seu Android.

O que são os GApps?

GApps (Google aplicativos) são pacotes de aplicativos do Google, eles são perfeitos para serem instalados em aparelhos que não possuam a loja Google Play e em dispositivos que possuem ROM modificada instalada.

Os GApps são liberados em diferentes pacotes, cada um deles possuem determinado número de apps, então você pode escolher o melhor para seu tipo de uso.

Pacotes GApps

Google Apps

No momento existem 9 diferentes pacotes, mas apenas 8 pacotes do GApps podem ser baixados e instalados em telefones, sendo o outro exclusivo para o Android TV, agora iremos explicar quais são eles e que aplicativos eles possuem, confira:

Pico

É a versão mais simples dos GApps, ele ocupa muito pouco espaço e chega com os aplicativos básicos para você começar no Android, nele encontramos:

Para o Android 6.0 Marshmallow também é instalado o app Síntese de voz Google.

Google Play Logo

Nano

Esse ainda é um pacote pequeno, você tem acesso a todos os aplicativos do Pico e conta com mais esse:

  • App do Google (pesquisa).
  • Micro
  • Aqui já começamos ver a adição de um número maior de aplicativos, além do pacote Nano, também encontramos:
  • Google calendário (Google Agenda)
  • Google Now Launcher
  • Síntese de voz Google
  • Gmail

Mini

Além dos aplicativos do pacote Micro, o Mini chega com essas novidades:

Full

Google Apps

Esse é o pacote mais utilizado pelas fabricantes, ele possui todos os aplicativos mais tradicionais do Google, chega com todos os apps do Mini, mas também conta com:

Stock

Esse é o mesmo pacote GApps que acompanha os aparelhos da linha Nexus/Pixel, são os aplicativos mais conhecidos do Google e que são excelentes para quem quer ter uma experiência de como o Android tem que ser.

Além dos aplicativos incluídos no pacote Full, em Stock iremos encontrar:

Super

Google Play novos icones

Como o próprio nome já diz, esse GApps é o maior pacote que existe, ele contem todos os aplicativos do Google, além de todos os apps do pacote Stock, o Super também possui esses adicionais:

  • Android Pay
  • Google Apps Device Policy
  • Google Earth
  • Google Indic Keyboard
  • Entrada em japonês do Google
  • Google Korean Input
  • Google Pinyin Input
  • Google Street View
  • Google Tradutor
  • Google Zhuyin Input
  • Print Service Recommendation Service
  • Project Fi by Google.

Aroma

Esse pacote é bem curioso, ele chega com todos os aplicativos que foram citados até agora, ou seja, ele é basicamente o pacote Super, mas a diferença é que esse GApps tem uma interface gráfica que permite escolher os aplicativos que você quer instalar.

Ele é recomendado para quem está enfrentando alguma incompatibilidade com os aplicativos do Google, assim basta instalar apenas os seus apps preferidos e deixar de lado o que está causando algum problema ou não que não irá utilizar.

TV Stock

Nesse pacote iremos encontrar os aplicativos básicos e recomendados para o sistema Android TV (não é para aparelhos Android com TV), nele você irá encontrar os apps necessários para ter uma experiência completa em dispositivos compatíveis confira:

  • Android TV Launcher
  • Android TV Remote Control
  • Backdrop Daydream
  • Google Cast Receiver
  • Google Play Games
  • Google Play Filmes e TV
  • Google Play Música
  • Google Pesquisa
  • Google Webview
  • Live Channels
  • TalkBack
  • TV Recommendations
  • YouTube

Como instalar os GApps

Para instalar qualquer um dos GApps é necessário ter o bootloader destravado e uma recuperação personalizada como a TWRP, depois entre no site OpenGapps e escolha o correto para o seu sistema.

Quando preciso instalar um GApps?

Google Apps

O pacote GApps podem ser instalado em todos os Android compatíveis, a maioria das vezes você só precisa instalar um desses pacotes nas ROMs, elas são conhecidas sistemas personalizados, que são desenvolvidos para rodarem como versões alternativas ao Android padrão das fabricantes.

Os GApps em sua maioria são utilizados nesses sistemas, então quem instala ROM sabe que ele é importante e permite ter acesso aos itens básico do Android.

Posso instalar qualquer GApps no meu Android com ROM?

A resposta é sim, qualquer um desses pacotes pode ser baixado e instalado em seu Android com ROM, mas você precisa ficar atento a algumas coisas.

Antes de realizar o download é necessário prestar a atenção a qual plataforma (platform) seu aparelho faz parte, normalmente a maioria dos dispositivos serão compatíveis com ARM ou ARM 64, apenas alguns poucos processadores da Intel que utilizam o X86 ou X86_64, mas em caso de dúvidas você pode instalar esse aplicativo para saber mais informações sobre o seu aparelho Android.

Outro item que você precisa observar é a versão do Android, só baixe o GApps na versão atual do seu sistema, se por um acaso mudar para uma nova versão do Android, não se esqueça de atualizar o Google Apps para não ter problemas com compatibilidades.

Qual GApps escolher?

Essa é uma pergunta bem comum, para responder você precisa saber quais aplicativos utiliza e o espaço que o seu aparelho possui, se quer economizar espaço o Pico é o pacote ideal, basicamente ele traz apenas a loja do Android e as ferramentas para o sistema funcionar como a sincronização dos contatos, mas se você utilizar outros apps do Google é melhor baixar o pacote que venha com mais itens, mas que também irá ocupar mais espaço no dispositivo.

Outros

Nos últimos anos o GApps ganhou um aplicativo no Android, o que permite baixar os pacote de forma rápida em seu aparelho.

O Google também começou a bloquear o Google Apps em aparelhos que não são certificados, mas felizmente o limite de 100 ID do GApps foi removido e os usuários podem instalar a vontade.

Resumo

Os GApps são nada mais do que os aplicativos do Google, eles chegam em diversos pacotes diferentes, o que permite que os usuários escolham o melhor para seu tipo de uso.

Eles são indicados para quem acabou de instalar uma ROM e quer ter os principais aplicativos do Android, inclusive à loja Google Play, a sincronização de contatos e muito mais.

Previous ArticleNext Article

30 Comments

  1. Legal Marcos, estava exatamente com dúvidas sobre os tipos de GAPPs. Agora estou somente com uma: Como funciona o Aroma. Pelo que entendi dá pra selecionar o que instalar, mas como funciona essa seleção? Vou dar uma pesquisa, Obrigado e parabéns pelo post.

          1. esse aroma, é uma opção q lista todos os aplicativos, e dentre eles, escolhemos quais baixar? então ele pode se tornar um pico, nano etc? eu realmente qria um pacote q só tenha aplicativos pra jogar, como play store, google play service, google play games, teria algum assim? ou melhor seria o aroma?

  2. estou tentando instalar o Aroma. mas quando começa a instala da erro e o célula desliga e liga normalmente sem instalar nada,, estou usando a CyanogenMod 14, na verção do androide 7 no motox2

  3. vlw marcos ajudou muitooooooooooooooooooooooo antes eu achava que micro e mano era opção do chip kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ‘-‘ 😀

  4. Ola Marcos, boa noite meu amigo.. Estou usando LineageOS
    E esta funcionando tudo normal, meu aparelho eh o Lenovo K5 Vive Plus.. O defeito eh a leitura do Chip, pois não esta reconhecendo.. Pq sera?? E tbm quando vou jogar CSR 2 o jogo não abre, só fica na tela de carregamento!! Gostaria muito da sua ajuda!!

    1. juner, se tudo estava funcionando com o sistema oficial da fabricante, é problema da ROM, já instalei muitas ROMs que jogos não funcionavam e nem o chip era “lido”, o jeito é instalar outra ROM mesmo, ou em ultimo caso tentar achar uma baseband que funcione no aparelho.

  5. Muito obrigado, tirou minha duvida sobre o GApps.
    Mas amigo eu estou cm um problema ao instalar a ROM LineageOS. Eu fiz todos o Wipes corretamente, instalei a ROM, instalei os GApps, fiz tudo certo.. só q ao iniciar o Android aparece na tela: “to start Android, enter your password” e eu não sei q senha é essa q pede (meu aparelho – LG G2 D295f). Será q pode me ajudar?

    1. Cleisson isso aí deve ser o conhecido problema que muitas ROMs possuem, para resolver, você precisa instalar primeiramente a ROM como já vez, iniciar ela normalmente, depois entre novamente no recovery e instale o GAPPs, assim deverá funcionar corretamente.
      Lembre-se de também conferir se o GAPPs que baixou é o correto para o seu processador.

  6. Você me ajudou muito, antes eu não conhecia nenhum dos gapps e sempre instalava o menor por pensar que sobraria mais memória e as funções seriam as mesmas.
    Vamos para minha dúvida que não sei se tem haver com os gapps ou custom rom.
    Já instalei várias roms em meu aparelho e todas tem o mesmo problema: não baixa jogos com mais de 1GB da Google Play Store, baixa jogos de 900MB mas passou disso da erro, por que isso acontece ? Não me lembro do erro mas é tipo “não é possível instalar este aplicativo…” isso ocorre nos primeiros minutos do download ou já no fim. Aí volto pra stock rom e o download ocorre normalmente. Tem como resolver ou é problema das customs?
    Sei que roms tem vários bugs, sempre quando instalo uma tento logo fazer o download, sei que tem várias formar de baixar sem ser pela loja, mas tem jogos que gosto de fazer download pela loja por ser pagos ou algo do tipo.
    Desculpa ser tão grande essa pergunta.
    Fico grato desde já.

    1. Olá Freddy Kruegers, normalmente esse erro de download está relacionada com a ROM do seu aparelho, depois de algumas atualização os desenvolvedores conseguem resolver.
      Como falei, esse problema é na própria ROM, nesse caso ou você troca de ROM ou espera uma atualização para corrigir o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − sete =

Send this to a friend