Notícias

El Gato, o malware que criptografa seus dados e pede resgate para libertar os arquivos

Ransomware El Gato

Malware também estão evoluindo conforme o sistema vem recebendo melhorias de segurança.

El Gato, o malware que criptografa seus dados e pede resgate para libertar os arquivos que estão bloqueados por uma senha.

Os hackers mal-intencionados ultimamente estão focando em ganhar o máximo de dinheiro com as piores praticas possíveis, algo que podemos ver em “Desenvolvedor de trojan consegue ganhar 500 mil por dia com aparelhos infectados”.

Android Malware

Um dos recursos mais utilizados atualmente é o ransomware, um tipo de malware que bloqueia os aparelhos e só libera com pagamento.

O mais recente ransomware para o sistema Android é conhecido como El Gato, o nome é por causa da foto de um gato que foi encontrada dentro do malware.

Como os malware do tipo ransomware, o El Gato ao conseguir infectar o seu smartphone ou tablet, ele irá mandar informações e dados sobre o seu aparelho para um servidor.

Algo que a McAffe que descobriu foi que o ransomware tem um grande destaque no servidor, que é muito bem feito e de fácil uso, ele foi projetado para ser simples e muito funcional, tudo funciona como uma página na web, existem várias opções, com apenas um click, por exemplo, o hacker pode coletar suas informações e até bloquear seu aparelho.

malware

Para manter seu aparelho ou arquivo bloqueado, o El Gato irá ativar a criptografia para que você não tenha praticamente nenhuma chance de recuperar o que está bloqueado, a única forma de recuperar o aparelho ou os arquivos é com a senha correta.

Claro que para conseguir a senha de desbloqueio o El Gato irá exigir um pagamento para que a senha seja enviada e assim você tenha os seus dados sobre o seu controle novamente.

Esse tipo de ransomware já está virando quase um padrão, podemos ver algo parecido em “Ao acessar um site seu Android pode ser infectado por malware”.

Android Malware

Como boa notícia, o El Gato pode ser isolado, interceptado e se torna inofensivo, para isso, basta que o dono de um smartphone ou tablet tenha um antivírus que consiga reconhecer esse novo ransomware.

Outra boa notícia é que o novo Android 7.0 também chega com proteção contra esse tipo de malware, saiba mais em “Android 7.0 Nougat chega com melhoria de segurança que evita sistema iniciar com malware ou root”.

Via: Yahoo

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *