Notícias

Para diminuir ainda mais o consumo de dados nas atualizações, Google está usando algoritmo bsdiff

Google Play

Dados atualmente são muito caro, as operadoras cobram uma nota por qualquer dado que você usa, por isso, usar poucos dados nas atualizações é algo mais do que necessário.

Para diminuir ainda mais o consumo de dados nas atualizações, Google está usando algoritmo bsdiff que promete deixar tudo com um tamanho menor.

Dias atrás o Google começou o seu plano para deixar os usuários mais informados sobre o consumo de dados que serão usados quando atualizar algum aplicativo, saiba mais em “Google Play agora mostra MB que cada atualização irá consumir dos seus dados”.

Google Play aplicativos MB gastos

Em teoria funciona assim, na página do aplicativo que você pretende atualizar irá mostrar o valor de dados que é necessário para fazer a atualização do app, antes só era mostrado o valor total de MB do aplicativo e dessa forma você só sabia o valor de MB que iria usar somente quando a atualização estivesse iniciada, agora basta entrar na loja Google Play e em informações você terá a quantidade certa que irá usar para atualizar o app.

Agora o Google quer ir ainda mais longe e quer que os usuários do sistema só usem os dados realmente necessários quando for atualizar um aplicativo.

O novo algoritmo é chamado de “bsdiff” ele chega para deixar os downloads das atualizações no menor tamanho possível, dessa forma, o usuário irá usar uma quantidade mínima de dados e sempre manterá os seus aplicativos atualizados.

Para o Google o novo algoritmo bsdiff consegue diminuir 50% ou até mais de cada atualização, para se ter uma ideia, uma atualização de 15.3MB terá o tamanho de 3,6MB graças ao novo recurso.

Bsdiff também poderá ser usado para os arquivos adicionais dos jogos, com o recurso ativado os games podem ter cerca de 12% do total de seu tamanho reduzido, nas atualizações em médio o valor reduzido é de 65%.

Google Play novos icones

O mais legal é que o novo algoritmo bsdiff também é utilizado nas atualizações do sistema Android, ou seja, as atualizações do sistema também irão ficar menor e consumir menos dados dos usuários.

Esse novo recurso bsdiff já está ativado na loja Google Play e nas atualizações de sistema liberada para os aparelhos da linha Nexus, mas as fabricantes podem usar esse recurso para liberar uma nova versão do sistema para seus smartphones e tablets.

Em geral os desenvolvedores não precisam fazer mudanças nas suas aplicações e jogos, os usuários também não precisam fazer nada, o recurso bsdiff já está ativado na loja Google Play e ajudando muitos usuários economizarem dados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *