Notícias

Com grande sucesso, Pokémon GO está sendo distribuído em forma de APK com malware

Pokémon GO Malware

Os monstrinhos são um sucesso não somente no Japão como no mundo todo, logicamente que muitas pessoas mal-intencionadas podem se aproveitar desse sucesso e de usuários despreocupados.

Com grande sucesso, Pokémon GO está sendo distribuído em forma de APK com malware, algo que já era previsto por muitas pessoas que tem medo de instalar aplicativos encontrados na internet.

Nos últimos dias tivemos o lançamento do game Pokémon Go para o sistema Android e iOS, como o jogo não chegou de forma oficial ao Brasil, muitas pessoas estão baixando o APK (aplicativo achado na internet) e instalando em seus aparelhos para conseguirem jogar normalmente.

Pokémon Go

Claro que com milhares de pessoas instalando o aplicativo encontrado na internet, muitas pessoas mal-intencionadas começaram seu trabalho para conseguir colocar um malware no game e assim os usuários que querem jogar acabam instalando o malware sem saber que o mesmo está junto com game.

Esse malware que foi introduzido em Pokémon Go se chama DroidJack, mas também é conhecido como SandroRAT, logo depois que você instala o aplicativo infectado, o malware irá ter o controle total sobre o seu smartphone, sendo que o desenvolvedor poderá controlar o que você está vendo, instalar outros aplicativos e muito mais.

Pokémon Go

Mas quem está baixando o APK de Pokémon GO pode descobrir facilmente se a versão que baixou possui esse malware ou qualquer outro instalado de forma disfarçada.

Tudo que você precisa averiguar são as permissões que o aplicativo pede para você quando você instala pela primeira vez, o Pokémon GO oficial irá pedir permissões como localização, modificar o conteúdo da memória interna e externa, entre outros que você pode conferir abaixo:

Pokémon GO Permissões

Na versão de Pokémon Go com malware DroidJack, o aplicativo irá pedir outras permissões de acesso ao microfone, chamadas, contatos, localização, ler e enviar SMS, acesso ao histórico e favoritos da web, ativar e desativar o Wi-Fi e permissão para se iniciar sempre quando o Android é ligado, confira as permissões extras que o malware pede, elas estão destacadas em vermelho:

Pokémon GO Permissões Malware Pokémon GO Permissões Malware
Além do malware, ainda temos alguns rumores que podem deixar alguns jogadores preocupados, confira os detalhes em “Rumor Nintendo pode banir aparelhos que estão jogando Pokémon Go em regiões que game não foi lançado”.

Como sempre a recomendação é baixar somente aplicativos na loja Google Play e claro sempre desconfiar de aplicativos que pedem muitas permissões.

Via: Proofpoint

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *