Notícias

Android 7.0 Nougat chega com proteção contra malware que bloqueia aparelho e pede dinheiro

Android Nougat Segurança cadeado

Claro que nenhum sistema é seguro, mas com uma nova versão os usuários ficam mais protegidos contra as ameaças mais conhecidas do momento.

Android 7.0 Nougat chega com proteção contra malware que bloqueia aparelho e pede dinheiro em troca de liberar o acesso ao dispositivo novamente.

Eles são conhecidos como ransomware e no momento estão sendo muito usados para conseguir bloquear computadores e smartphones no mundo todo, a intenção é que os desenvolvedores consigam bloquear os dispositivos e só libere os aparelho e dados quando o receber pagamentos via cartão de presente.

Ataques desse tipo já são conhecidos no sistema Android, algo que podemos conferir em “Ao acessar um site seu Android pode ser infectado por malware” e em “Ninguém está seguro! Android TV também possui malware que pede dinheiro”.

Android Malware

O ransomware funcionam de forma inteligente, ele consegue acesso completo ao smartphone, logo depois se possível eles criptografam o aparelho, depois adicionam uma senha, sem pose da senha o usuário vira um refém do malware, os dados só podem ser recuperados mediante um pagamento, mas se não possui dados importantes, um reset de fábrica facilmente resolve seu problema.

A empresa de segurança Symantec descobriu que o dentro do código do novo Android 7.0 Nougat iremos encontrar uma proteção que torna o sistema mais resistente e suficiente para parar ataques de malware do tipo ransomware.

Para se proteger o sistema agora impede que um aplicativo troque a senha da sua tela de bloqueio ou qualquer outra senha, dessa forma o ransomware perde a sua principal característica e claro que o software não irá pedir dinheiro já que não conseguir deixar você do lado de “fora” do sistema.

malware

Mesmo com essa modificação os usuários precisam ficar atentos, pois o sistema ainda poderá ser burlado em alguns tipos de aparelhos que estejam com root liberado, então quem faz root precisa tomar ainda mais cuidado para não ser afetado por ransomware em seu aparelho.

A melhoria de segurança será exclusiva para o sistema Android 7.0 Nougat e deverá manter a salvo pessoas que não façam root em seu smartphone, aos poucos o Google vem querendo tampar os buracos que o sistema possui, infelizmente essas correções muitas vezes são exclusivas para a versão mais recente do Android, o que sabemos que nem todo mundo irá receber de forma oficial.

Conheça o novo sistema em “Android N é lançado em forma de beta para a linha Nexus, conheça as novidades”.

Via: Symantec

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *