Interessante

O que é proteção contra restauração de fábrica e como funciona no Android

Restauração de fábrica

Se manter seguro é essencial em todas as ocasiões, por isso, vamos falar como funciona no Android a proteção contra restauração de fábrica.

Toda novidade é bem-vinda, se for para aumentar a segurança do usuário é algo ainda melhor, existem recursos no Android para proteger nossos aparelhos de curiosos e até mesmo depois de virar vítima de um roubo ou furto.

Hoje iremos descobrir o que é proteção contra restauração de fábrica e como funciona no Android.

O Android está evoluindo muito desde o seu lançamento, por isso, conta com recurso surpreendentes. Com um grande número de tablets e smartphones chegando ao mercado, o sistema também vira um grande alvo de hackers e de ladrões que podem a qualquer momento te roubar ou furtar.

Quando você é roubado ou até mesmo perde um telefone, dificilmente você encontrará o seu aparelho novamente, mas felizmente o Android possui uma trava que não permite o ladrão usar o seu aparelho.

O que é proteção contra restauração de fábrica?

Restauração de fábrica

Essa novidade chegou em conjunto com o Android 5.1 Lollipop, inclusive esse foi um dos grandes destaque dessa atualização.

O recurso só chegou ao Android depois que o congresso nacional dos EUA exigiu que o Google adicionasse uma ferramenta para bloquear os aparelhos depois que fossem roubados.

A intenção da proteção contra restauração de fábrica é exatamente essa, inibir ladrões de roubar smartphones e tablets já que não poderão usar o aparelho depois de roubado.

Como funciona a proteção contra restauração de fábrica

Restauração de fábrica

Algo bem legal da proteção contra restauração de fábrica é que o usuário não precisa ativar nada, basta ter o Android 5.1 ou versão mais recente, que ele já contará com o recurso ativo e pronto para manter seu aparelho inutilizável em caso de roubo ou perda.

Todo mundo sabe que para usar o sistema Android inclusive para baixar aplicativos e jogos é necessário ter uma conta Google (Gmail), então praticamente todos os aparelhos possuem uma conta.

Quando você é roubado ou perde um aparelho, a primeira reação da outra pessoa será apagar seus dados para conseguir usar o smartphone como novo, para isso é necessário fazer uma restauração de fábrica.

Mas aí que a pessoa terá uma surpresa, quando o smartphone ou tablet for iniciado novamente, ele irá pedir o Gmail e a senha do antigo usuário para desbloquear o aparelho e permitir que o novo usuário possa inserir um novo e-mail, sem a senha e Gmail o dispositivo ficará impossibilitado para uso.

A proteção contra restauração de fábrica do Android realmente funciona?

Falha de segurança na restauração de fabrica patch de segurança maio

Essa é uma pergunta fácil de responder, sim e não, sim para usuários mais simples que não sabem fazer procedimentos avançados no Android, não para quem conhece um pouco o sistema, inclusive nos últimos dias conferimos como pode ser burlado a proteção contra restauração de fábrica.

Em resumo a proteção contra restauração de fábrica ainda precisa evoluir um pouco mais para realmente se mostrar seguro e dessa forma conseguir diminuir o roubo principalmente de smartphone no Brasil e no mundo, mas essa proteção pode facilmente inibir que usuários mais simples de adquirir produtos roubados, com menor número de compradores os ladrões vão pensar muito bem antes de correr o risco de ganhar pouco ou nem conseguir vender o dispositivo.

Confira mais itens em nossa Seção Interessantes

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *