Notícias

Ninguém está seguro! Android TV também possui malware que pede dinheiro

Android TV malware

Os malware estão evoluindo e sendo usados para funções que no passado eram inimagináveis, mas que com o avanço da tecnologia atualmente é possível.

Ninguém está seguro! Android TV também possui malware que pede dinheiro para libertar o aparelho para uso novamente.

Os produtos tudo em um estão fazendo um grande sucesso no mundo todo, por isso, o Google também resolveu investir e assim nasceu o Android TV, sistema que foi projetado para trazer uma maior interatividade nas TVs antigas e modernas.

Android M

Algo legal do Android TV é que ele pode chegar como o sistema operacional da TV, algo que podemos ver em “Philips lança a primeira TV curva 4K com sistema Android”.

Todo mundo sabe que o Android possui vírus e muitos malwares, por isso, recomendamos que leia “O Android pega vírus? Preciso usar Antivírus?”.

Em abril ficamos sabendo que “Ao acessar um site seu Android pode ser infectado por malware” e para se livrar era preciso instalar um novo firmware, fazer uma restauração de fábrica ou realizar um pagamento.

Malware Android

Agora esse mesmo vírus chamado ANDROIDOS_FLOCKER.A que infecta o smartphone quando acessamos um site, foi totalmente modificado para conseguir infectar qualquer aparelho que tenha o Android TV como sistema principal.

O funcionamento também é o mesmo, o usuário acessa um site que não conhece e que está infectado, de forma automática o malware se instala em sua TV ou smartphone, claro sem que você saiba.

Logo depois ele começa a recolher vários dados importantes como IMEI, sua localização entre outros, algo que chama a atenção é que se o dispositivo estiver em Cazaquistão, Azerbaijão, Bulgária, Geórgia, Hungria, Ucrânia, Rússia, Armênia ou Belarus, de forma automática o malware para o ataque.

Malware Android itunes

Nas outras regiões o ataque continua normalmente, depois de 30 minutos a infecção começa e já pede acesso de administrador do dispositivo, item necessário para aplicativos que querem fazer modificações importantes até mesmo no sistema, se o usuário recursar dar privilégios de administrador para o malware, o mesmo irá fingir uma atualização do sistema.

Depois de instalado o malware pode tirar fotos para mostrar na hora de exigir o resgate, que deverá ser pago com cartões presentes da loja iTunes.

Malware Android ituns

No caso dos smartphone é necessário um novo firmware ou fazer uma restauração de fábrica, no caso do Android TV é necessário levar o dispositivo para a assistência técnica ou usar o ADB shell e executar o comando “PM clear %pkg%”, logo depois desativar o privilégio de administrador e desinstalar o aplicativo.

Como sempre a recomendação é só acessar site que você conheça e baixar aplicativos disponíveis somente nas lojas que acompanham o sistema de fábrica.

Via: Trendmicro

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *