Notícias

Malware Godless infecta aparelhos Android até mesmo através de aplicativos da loja Google Play

Android Malware

Os malwares estão evoluindo e se disseminando sem parar no sistema Android, por isso, todo cuidado é pouco quando o assunto são seus dados.

Conhecido malware Godless infecta aparelhos Android até mesmo através de aplicativos da loja Google Play, então você precisa tomar cuidado com tudo o que irá instalar em seu smartphone ou tablet.

Aplicativos na loja Google Play algumas vezes possuem alguns perigos como podemos ver em “Malware Viking Horde estava em aplicativos disponíveis da loja Google Play”, mas agora os malwares estão evoluindo e tentando atingir um maior número de vítimas.

android-malware-aplicativo-malicioso

O malware Godless é desenvolvido para funcionar em aparelhos com o Android 5.1 Lollipop ou versões mais antigas, isso representa uma boa parte dos dispositivos do mercado como podemos ver em “Pesquisa revela que 93% dos aparelhos Android utilizados estão usando as três últimas versões”.

No primeiro passo do malware Godless ele irá tentar liberar o acesso root, logo que esse passo é conseguido, ele irá baixar e instalar novos softwares em seu Android, cada novo aplicativo irá servir para um propósito.

Com esses novos aplicativos instalados, remotamente o hacker pode espionar o usuário de várias formas diferentes incluindo usando a câmera e o microfone, logo depois o malware usa um arquivo criptografado para não ser facilmente removido do sistema.

Mas agora o Godless está evoluindo e usando novas formas de invadir e se espalhar em dispositivos Android.

malware Android

Na versão mais recente o malware foi remodelado para buscar falhas no sistema e permitir um controle via servidor remoto, essa mudança foi feita especialmente para que não seja detectado o Godless em lojas de aplicativo do mundo todo o que incluía a loja Google Play.

Para confundir os usuários o malware é colocado em vários tipos diferentes de aplicativos e games, com várias opções, facilmente o malware poderá fazer muitas outras vítimas.

Algo que também precisa ser observado é que muitas vezes os aplicativos e games são lançados na loja Google Play sem qualquer item mal-intencionado, mas com uma simples atualização o desenvolvedor poderá adicionar o malware Godless sem que você saiba.

Como falamos o malware Godless pode ser encontrado em várias lojas de aplicativos incluindo a loja do Android (Google Play), a estimativa é que o malware já afetou mais de 850.000 dispositivos, sendo que quase metade desse número são de pessoas da Índia como podemos ver na imagem abaixo:

Malware Godless

No momento a recomendação ainda é baixar aplicativos somente da loja Google Play, mas verificar se o desenvolvedor é confiável, em caso de dúvidas, usar um antivírus também pode ser uma boa ideia.

Recomendamos que leia “O Android pega vírus? Preciso usar Antivírus?”.

Via: TrendMicro

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *