Notícias

Patch de segurança de maio ainda tem falha que permite contornar proteção contra restauração de fábrica

Falha de segurança na restauração de fabrica patch de segurança maio

As atualizações mensais trazem muitas melhorias e uma maior segurança para o Android, mas claramente o sistema ainda possui alguns problemas que precisam ser corrigidos para manter aparelhos e usuários seguros.

Incrivelmente o patch de segurança de maio ainda tem falha que permite contornar proteção contra restauração de fábrica, falha que já vem afetando o Android tempos atrás.

Quando o Android 5.1 foi lançado, a sua maior melhoria foi na segurança, ele chegou com uma trava de restauração de fábrica, funciona assim, se alguém roubar o seu aparelho e fizer uma restauração de fábrica para apagar seus dados e usar o smartphone normalmente, ele terá um problema, terá que colocar o seu e-mail e senha do Gmail para liberar o dispositivo para depois conseguir usar normalmente.

Em novembro descobrimos que essa proteção ainda não era eficiente, como podemos ver em “Proteção contra restauração de fábrica tem falha de segurança nos aparelhos Samsung”.

Restauração de fábrica

Mas com o anúncio que novas atualizações mensais seriam liberadas para o sistema Android, muitas pessoas estão se sentindo mais seguras e na verdade deveriam mesmo já que todo mês recebem correções de segurança importantes e em algumas vezes até mesmo algumas melhorias importantes como podemos ver “Patch de março resolve problema de memória RAM no Android Lollipop e Marshmallow”.

Com o patch de segurança de maio o Google trouxe muitas correções de segurança incluindo a resolução do bug que permitia que hackers conseguissem acessar dados de aparelhos por uma falha que existe somente no processador Snapdragon.

Podemos ver no vídeo abaixo que nem mesmo o patch de segurança de maio está totalmente seguro como pensávamos, um desenvolvedor conseguiu seguir alguns passos e de forma até simples conseguiu burlar a proteção contra restauração de fábrica.

O Google já está ciente desse problema muito tempo atrás, mas ao invés de resolver ele só tenta aos poucos eliminar alguns passos para que o processo não consiga ser reproduzido por outros usuários, logicamente que isso não é o suficiente.

No vídeo o aparelho usado foi um novo Nexus 6P usando o Android 6.0.1 Marshmallow com a atualização de segurança do mês de maio.

Agora resta esperar a atualização do mês de junho para saber se teremos finalmente esse problema resolvido de uma vez.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *