Notícias

Malware Viking Horde estava em aplicativos disponíveis da loja Google Play

Malware Viking Horde

Existem vários tipos de malware para dispositivos móveis, com o aumento de usuários os hackers estão ficando cada vez mais ousados para conseguir dados e dinheiro.

O mais novo problema de segurança foi o malware Viking Horde que estava em aplicativos disponíveis da loja Google Play, alguns desses apps infectados até estavam fazendo muito sucesso na loja.

Conhecido como malware, esses softwares foram criados para conseguir dados importantes dos usuários e usam qualquer forma possível para conseguir dinheiro, saiba mais em “O Android pega vírus? Preciso usar Antivírus?”.

Google Play logo

Sempre aconselhamos que usuários baixem aplicativos na loja do Android (Google Play Store), ela é confiável e poderá manter seus smartphones ou tablets mais seguro.

O problema é que nem sempre todos os aplicativos e jogos que estão na loja são realmente seguros e o usuário precisa ficar atento, um novo malware de nome Viking Horde se aproveitou dessa sensação de segurança para se infiltrar em aparelhos Android.

Malware Viking Horde

Ao baixar um desses aplicativos ou jogos; Viking Jump, Parrot Copter, WiFi Plus, Memory Booster e Simple 2048, o usuário sem querer estava instalado apps e games com o malware escondido.

O malware Viking Horde consegue atacar os aparelhos com ou sem acesso root, a intenção do mesmo era que o aparelho infectado pudesse clicar em propagandas do próprio hacker para que ele ganhasse dinheiro. Nos aparelhos com root liberado o malware ainda conseguia baixar outros aplicativos que dificultava a instalação de qualquer um dos aplicativos citados acima.

Viking Jump era um dos jogos mais conhecido dessa lista, ele contava com mais de 50 mil downloads e era estava até mesmo no top 10 de alguns países.

Malware Viking Horde

Os países que mais baixaram esses cinco aplicativos foram a Rússia que representa 44%, Espanha 12%, Líbano 10%, México e os EUA com 8% cada, dos usuários que baixaram esses aplicativos e jogos somente 2% foram brasileiros, todos esses apps já foram removidos da loja Google Play e não podem ser mais baixados.

Com esse fato ainda podemos assumir que a loja Google Play é segura, mas que os usuários precisam ficar atento ao que está baixando, se estiver usando o Android 6.0 Marshmallow ou superior, para aumentar a sua segurança recomendamos que leia “Aprenda como configurar as permissões dos aplicativos no Android 6.0 Marshmallow”.

Via: Chekpoint

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *