Notícias

Malware se disfarça de atualização do navegador Chrome para roubar dados do Android

malware

Os ladrões digitais estão evoluindo e logicamente que os malwares estão seguindo o mesmo caminho, por isso, quem possui um PC e um Android precisa ficar muito atento sempre que entrar na internet.

A novidade do momento é um malware que se disfarça de atualização do navegador Chrome para roubar dados do Android, mas é mais simples do que o malware que conhecemos em “Ao acessar um site seu Android pode ser infectado por malware”.

Esse novo malware foi feito especialmente para enganar usuários desatentos que podem sem reparar instalar uma versão do Chrome modificada que foi feita para conseguir dados importantes do aparelho Android.

Chrome logo

Para fazer os usuários desatentos acharem que o site é o oficial do Google a aparência das páginas são muito parecidas com as verdadeiras, por isso, não será difícil algumas pessoas estarem instalando o Chrome modificado pensando que é o original.

Ao ser instalado o malware já procure se existe um antivírus instalado em seu Android, se for encontrado ele fecha o antivírus para não ser detectado.

Logo depois o malware começa a funcionar de verdade, ele inicia um monitoramento das suas atividades, consegue recolher informações importantes como ligações, histórico do navegador, mensagens de texto e principalmente todos itens relacionados com bancos.

Depois de conseguir todos esses dados o malware os envia para um servidor, um hacker experiente pode conseguir algumas informações interessantes sobre você e até mesmo suas senhas bancárias ou informações dos seus cartões de créditos.

android-malware-aplicativo-malicioso

Mas o mais impressionante é que se um usuário com seu aparelho infectado entrar na loja Google Play e colocar seus dados de cartão de créditos, todos os dados de pagamento serão enviados para um telefone na Rússia e não para o Google.

Mas felizmente o malware só pode entrar em seu Android se você instalar o APK que é baixado na falsa página do Google, sem a instalação o malware não tem como se infiltrar e roubar seus dados, por isso, não é recomendado instalar qualquer aplicativo ou jogo da internet e muito menos ativar a opção “Fontes desconhecidas” que permite instalar apps e games via APK de qualquer lugar.

Se o malware entrar no seu aparelho, uma simples restauração de fábrica consegue remover ele totalmente do sistema Android.

Lembrando que só recomendamos que baixe aplicativos e jogos que estão disponíveis na loja Google Play.

Via: Zscaler

Confira mais informações de assuntos parecidos em nossa “Seção de Segurança“.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *