Escreva para pesquisar

Notícias

Kaspersky revela como é perigoso carregar o Android em uma USB desconhecida

A segurança é o principal fator para os usuários hoje em dia, ninguém quer ter suas fotos, dados ou qualquer tipo de informações nas mãos de outras pessoas, por isso, todo cuidado é pouco.

Kaspersky revela como é perigoso carregar o Android em uma USB desconhecida e como o usuário muitas vezes nem repara que isso representa uma grande falha de segurança por sua parte.

Acessórios de baixa qualidade

galaxy-s4-fogo-menina-de13-anos.

Em primeiro lugar a empresa destaca um problema comum para muitos smartphones no mundo, o carregamento sendo feito por equipamentos de baixa qualidade e que não são originais, claro que esses acessórios não irão garantir a autonomia da sua bateria.

Mas o pior é que muitas vezes esses acessórios alternativos apresentam problemas que podem colocar seu dispositivo e até a sua própria vida em risco, por isso, o uso de cabos e carregadores que não são originais não é recomendado já que podem trazer mais problemas do que benefícios para o seu aparelho e para você.

Problemas em carregar na USB desconhecida

Hoje em dia é muito comum as pessoas usarem qualquer lugar possível para conseguir dar uma carga em seus smartphones para que o mesmo se mantenha ligado por mais um tempo e que você consiga se manter conectado no momento.

Muitas pessoas irão utilizar a entrada USB de computadores desconhecidos, segundo a Kaspersky elas mal sabem o risco que estão correndo, que estão deixando seus dados e o próprio aparelho em perigo.

Aparelhos com o Android 4.x ou versões mais antigas quando conectados por padrão ativam a função MTP (Media Tranfer Protocol) que permite compartilhar dados entre os dispositivos, ou seja, o sistema libera que o dono do PC consiga ver suas fotos, vídeos e qualquer item existente em seu smartphone.

Problemas de segurança na USB

Perigo de carregar o Android em USB desconhecidas

Só de conectar o seu Android em um PC, o seu aparelho irá transmitir 100kilobytes de informações, entre esses dados temos itens importantes como marca, modelo do smartphone, número de série e muito mais.

Para piorar ainda mais, com os chamados comandos AT (AT-commands) que foram desenvolvidos para permitir a comunicação do modem e PC, que mais tarde foi incluído no padrão GSM e que atualmente são suportados por todos os smartphones do mercado, ele pode permitir que invadam seu aparelho.

Com esses comandos um usuário habilidoso poderá fazer o download da sua lista de contatos, obter seu número de telefone e assim ele poderá ligar para qualquer lugar do mundo usando seu smartphone mesmo que ele esteja bloqueado.

O pior é que com esses comandos é possível até mesmo instalar aplicativos em seu smartphone sem o seu consentimento, o que claro iria incluir a instalação até mesmo de vírus dos mais diversos tipos.

Lembrando que tudo o que falamos é possível apenas com o seu smartphone Android conectado em uma USB desconhecida, o seu aparelho poderá estar bloqueado com senha que não irá conseguir atrasar ou inviabilizar todos os perigos que citamos.

Então a partir de agora é realmente interessante saber onde está conectado o seu smartphone, pois uma simples recarga de bateria poderá custa no mínimo seus dados.

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *