Notícias

Google poderá liberar relatórios da atualização do Android incluindo as fabricantes

Android Logo

Atualmente o Google lança relatórios sobre como o sistema Android está se comportando, ou seja, o número de aparelhos que possuem as suas respectivas versões e como andam as atualizações em um contexto em geral.

Mas os rumores agora falam que o Google poderá liberar relatórios da atualização do Android incluindo as fabricantes, algo que nunca tinha sido feito até o momento.

Com os relatórios que são liberados de forma padrão, o Google só indica os sistemas e a quantidade de usuários que estão usando cada versão do Android, com essas informações dificilmente alguém sabe quais os aparelhos ou fabricantes que ajudam a manter os números da forma que são mostrados.

Todo mundo já sabe que o problema de fragmentação no Android é algo grave, muitos aparelhos acabam ficando em versões antigas e talvez nunca serão atualizados de forma oficial, mas um problema maior está surgindo, a demora para liberar as atualizações recentes do sistema, algumas fabricantes demoram cerca de um ano para liberar uma nova versão, quando o usuário recebe acaba recebendo uma versão antiga já que uma nova já foi apresentada.

Android Relatório novembro 2015

Claro que o Google no final acaba saindo como o cara mau da história, que deixa as fabricantes fazer o que querem e que consequentemente deixam muitos aparelhos em versões anteriores e só atualizam os modelos mais recentes.

Agora um rumor do site Bloomberg revela que o Google estaria planejando liberar um novo tipo de relatório, ele iria mostrar em detalhe como as fabricantes estão atualizando seus aparelhos, o consumidor poderia ver claramente como os dispositivos do mercado estão sendo atualizados e o tempo que levam para receberem uma nova versão do sistema.

Claro que essa nova forma de relatório seria liberada para intimidar as fabricantes, já que as que atualizam menos aparelhos iriam ficar em evidencia e poderá perder até futuros clientes, as fabricantes que mais atualizarem e em menos tempo seus aparelhos com certeza seriam uma das preferidas dos consumidores e dessa forma facilmente poderiam ganhar novos e fieis clientes.

Logicamente que essa não é a forma mais eficiente que o Google irá reduzir a fragmentação do Android de uma vez, mas a vergonha de ser uma das últimas ou não atualizar seus aparelhos será algo que as fabricantes precisam levar em conta se realmente o Google liberar esse tipo de relatório.

Quem sabe finalmente as fabricantes começam a investir em atualizações e não forcem os consumidores a adquirir um novo smartphone quando um novo sistema Android é lançado de forma oficial.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *