Digite para pesquisar

Saiba tudo sobre as permissões dos aplicativos no Android

Saber como configurar as permissões dos aplicativos é algo essencial no Android, ainda mais se você quer tudo funcionando e de maneira segura.

Permissões de aplicativos no Android

  • Como surgiram as permissões dos aplicativos no Android

O gerenciamento de permissões nos aplicativos estreou no Android 6.0 Marshmallow, a intenção é evitar que apps tenham acesso a todas as suas informações sem seu consentimento.

  • Como funcionam as permissões dos aplicativos

É simples, você irá instalar o aplicativo normalmente, se ele precisar utilizar alguma coisa ele pede sua autorização, por exemplo, para enviar uma mensagem de áudio, o WhatsApp irá pedir a permissão para utilizar o seu microfone, se aceitar, poderá mandar a mensagem, se negar, a mensagem não poderá ser gravada e o aplicativo não tem acesso ao microfone do aparelho.

permissao-aplicativos-android-6.0-marshmallow-4

Outro grande exemplo é o aplicativo de Galeria, ele precisa ter acesso ao armazenamento para acessar suas fotos, mídia e arquivos do dispositivo, se você não liberar essa permissão, ele nunca irá conseguir “enxergar” os itens do seu Android.

Lembrando que as permissões são pedidas em tempo real pelo aplicativo, por exemplo, você quer tirar uma foto, o aplicativo irá perguntar se você autoriza o acesso a câmera, você terá a opção negar ou permitir.

  • As permissões de segurança do Android me deixam mais seguro?

Antes do Android 6.0 Marshmallow ser lançado, os aplicativos e jogos podiam utilizar as permissões da maneira que queriam, os usuários eram obrigados a aceitarem todos se instalassem um app ou então ficava sem instalar.

Claramente esse era um procedimento perigoso, já que não existia a possibilidade de gerenciar as permissões, os usuários corriam muito perigo, ainda mais com vários aplicativos mal-intencionados sendo lançados todos os dias.

Com a chegada do Android 6.0 Marshmallow recebemos a capacidade de gerenciar as permissões do sistema, os usuários podem escolher e ativa apenas as permissões que acharem necessárias para o funcionamento do aplicativo, algo que aumenta e muito a sua segurança do Android.

Além da segurança, a privacidade em geral do Android foi melhorada, os usuários podem gerenciar as permissões e deixar os aplicativos terem acesso apenas para o que acham necessário.

Mas lembre-se, você está no controle, não adianta um gerenciador de permissões se você dá todas as permissões que um aplicativo pede, por isso, para se manter seguro é vital que você preste atenção no que está fazendo, só dando as permissões que acha necessário para um app funcionar corretamente.

  • Posso gerenciar as permissões do Android quando quiser?

permissao-aplicativos-android-6.0-marshmallow-5

Sim, você está no comando do sistema Android, por isso, tem a capacidade de gerenciar as permissões dos aplicativos a qualquer momento, por exemplo, você deu a permissão para o aplicativo de galeria para visualizar seu armazenamento, mas agora não quer não deixar essa permissão ativa, basta desativar, tudo muito simples e eficiente.

  • As permissões podem trazer problemas?

Sim, as permissões do Android podem trazer alguns problemas, um grande exemplo é a galeria, ela precisa de acesso ao armazenamento interno, se você negar, o aplicativo simplesmente não irá mostrar as imagens que existem no seu aparelho, mas isso é simples de se resolver, basta conferir como configurar as permissões no Android e ativar a permissão necessária para o aplicativo funcionar corretamente.

  • Como configurar as permissões no Android

Para configurar as permissões é bem simples e não tem muito mistério, uma vez que aprende, o procedimento se torna algo natural e que dever ser sempre utilizado para melhorar a sua segurança.

O gerenciamento das permissões no Android pode ser feito entrando em “Configurações”, aperte em “Aplicativos”, selecione o app que você quer, depois disso, selecione a opção “Permissões”, você terá acesso a todas as permissões que o aplicativo está pedindo, as que estão ativadas são as que o aplicativo tem acesso, as desligadas são as que você não autorizou ou que não foram pedidas até o momento.

permissao-aplicativos-android-6.0-marshmallow-6

Gerenciar as suas permissões é uma das melhores maneiras para proteger seus dados, dando acesso mínimo para aplicativos e jogos, eles só irão acessar o que você permitir e a qualquer momento pode revogar a autorização.

Resumo

As permissões dos aplicativos no Android são muito eficientes, trazem maior segurança para os usuários e permite um gerenciamento total do que os apps podem acessar no sistema Android.

Nossa recomendação é que você sempre se mantenha atento em todas as permissões que os aplicativos pedem, se começar a pedir permissões sem sentidos para o uso, por exemplo, um jogo pedir acesso a sua galeria, para que um jogo iria pedir para acessar as suas fotos? Comece a estranhar e desative as permissões e em ultimo caso desinstale o game.

O Android 6.0 Marshmallow trouxe muitas novidades realmente interessantes, mas as permissões de aplicativos é algo que leva a segurança a outro nível, deixando o usuário no controle total dos seus dados.

Ainda falando em segurança, separamos muitas dicas para manter o Android seguro de todas as formas possíveis.

Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

  • 1

Você Também pode gostar

61 Comentários

  1. Carlison 23 de agosto de 2018

    Olá, estou tentando salvar no cartao de memoria arquivos baixados no atorrent. Mais sempre aparece essa maparece.”not have write permission please change directory”. Meu aparelho é a primeira versão do k10 android 6.0

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 24 de agosto de 2018

      Carlison, ele só irá gravar na memória do telefone se você dar a autorização, basta seguir nosso tutorial e dar a permissão de armazenamento para o aplicativo, assim ele poderá utilizar a memória interna e o cartão do seu aparelho para salvar os arquivos.

  2. Adriana Ribeiro 9 de agosto de 2018

    Olá bom dia, meu nome é Adriana e sem querer desativei a permissão obrigatória dos contatos.
    Agora não estou conseguindo adicionar nenhum contato.
    Vc consegue me ajudar?
    Por favor!!!

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 15 de agosto de 2018

      Adriana, basta conferir as nossas dicas, ache o aplicativo contato e mude suas permissões.

  3. Paulo Teixeira 4 de maio de 2018

    Boa noite Marcos , tive um Samsung Galaxy Gran duos por 5 anos ele tinha uma opção de tela quando vc rolava tela pra baixo com microfone conectado apareciam pir ordem de uso 5 apps os mais acessados , tipo eu estava jogando e quando eu deslizava dedo tela pra baixo aparecia os 5 apps ai eu ia até o app caso do WhatsApp falava e voltava jogo novamente , comprei um j7 prime e não a não configuração

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 7 de maio de 2018

      Paulo, infelizmente cada aparelho, mesmo da mesma fabricante, nem sempre chega com os mesmos recursos, por isso, seu novo smartphone não possui a mesma função do anterior.

  4. luan 18 de abril de 2018

    eu tenho um j2 prime e já rezetei e não deu pra da as permissão ele á jente vai da a permissão aparesse sobre posição de tela o que eu fasso se puder me ajuda obgd

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 21 de abril de 2018

      Olá Luan, você viu se o problema é com um aplicativo em especial ou acontece com todos? Seria interessantes instalar novamente o sistema de fábrica ou instalar as atualizações mais recentes para saber se o problema persiste.

  5. luan 17 de abril de 2018

    o meu celular ê um j2 prime e não da as permissão quando pede o que eu fasso não consigo mais mexer

    Responder
  6. Ionara Cunha 3 de abril de 2018

    Oi estou tentando entrar num app mas aparece armazamento negado ,já desinstalei e reinstalei várias vezes já fiz daulowd e nada.
    O que faço.

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 5 de abril de 2018

      Ionara Cunha, depois de instalar o aplicativo, tente ver se a permissão de armazenamento está ativada, logo depois reinicie o aparelho, é importante ver a ultima atualização do aplicativo, se ele for muito velho, pode ser alguma incompatibilidade com a versão do Android que você está utilizando.

  7. Neury 20 de fevereiro de 2018

    Bom tarde meu j7prime apresentou um problema não consigo enviar nada no Whatsapp nem mensagem no Messenger não envio foto ou qualquer outro arquivo. Pede pra permitir mas quando entro lá não consigo permitir nada

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 21 de fevereiro de 2018

      Neury, você pode ir em configurações, aplicativos e depois em permissões e tentar ativar as permissões que você quer, outra maneira é desinstalar e instalar novamente o app para que as permissões sejam solicitadas novamente e você permita cada uma delas.

  8. Giovanna 15 de dezembro de 2017

    Oi, eu não consigo mais abrir arquivos em PDF no meu celular Samsung J5 Metal. Antes eu conseguia normalmente sem baixar um aplicativo específico (tipo adobe) e agora não funciona mais. Sabe como posso fazer pra ativar novamente o leitor de PDF que já vem instalado no aparelho sem precisar baixar um app pra isso?

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 16 de dezembro de 2017

      Giovanna, no seu caso é simples, vá em “Configurações”, entre em “aplicativos”, no topo da tela aperte nos três pontinhos e por fim, selecione a opção “Redefinir preferências”.
      Na próxima vez que for abrir um PDF ou outro item, você poderá selecionar os apps que quiser utilizar.

  9. Claudielson 5 de outubro de 2017

    Fiz exatamente oq o passoa passo manda mas quando estou no Whatsapp no local das permissões eu clico para permitir e mesmo assim ele fala “para alterar a configuração dessa permissão você deverá desativar a sobreposicao se telas em config -> apss. Já desativei mas continua falando que tenho desativar a sobreposição

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 6 de outubro de 2017

      Para esse problema de sobreposição de tela você precisará ir em “configurações”, “aplicativos”, aperte na engrenagem, e depois aperte em “”Sobrepor a outros apps”, você verá um lista de aplicativo que usa esse recurso e deverá desativar a sobreposição dos aplicativos.

    2. Silmara 23 de novembro de 2017

      oi…fiz tudo certinho, mas qdo vou ligar aparece a mensagem..
      Voce precisa conceder permissão para exibir a faixa informativa sobre outros aplicativos.
      o que faço ?

      1. Marcos Gonçalves da Silva 27 de novembro de 2017

        Que estranho Silmara, nunca vi esse tipo de mensagem, então infelizmente não sei o que é preciso para resolver o seu problema, mas tente remover e instalar novamente o s aplicativos que estão apresentando problemas e em ultimo caso, faça uma restauração de fábrica.

  10. Claudielson 5 de outubro de 2017

    Estou desesperada. Fiz exatamente oq o passoa passo manda mas quando estou no Whatsapp no local das permissões eu clico para permitir e mesmo assim ele fala “para alterar a configuração dessa permissão você deverá desativar a sobreposicao se telas em config -> apss. Já desativei mas continua falando que tenho desativar a sobreposição

    Responder
  11. Diogo 16 de setembro de 2017

    Mestre , tenho um LG K10 – 2016. E ao instalar o jogo SimCity Buildt as permissões não ficam selecionadas … O jogo roda, conquisto fases, mas os vídeos promocionais não são apresentados … E sem assisti-los perco alguns bónus do próprio jogo… Me de uma luz..habilitada permissões n estão habilitadas. Um abraço.

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 16 de setembro de 2017

      Diogo, isso ai ta com cara de incompatibilidade ou algum problema, menos de permissão, mas caso você que é isso, vá “Configurações”, aperte em “Aplicativos”, selecione o jogo SimCity, depois disso, aperte em “Permissões” e veja todas que estão ativas ou desativadas.

  12. Lidiany 14 de setembro de 2017

    Oi Boa noite eu recebo pdf no meu celular daí eles da 3 opções lá para abrir o catálogo pdf, só que na última vez que eu recebi o catálogo em pdf eles deram as 3 opções é sem querer eu bati o dedo em internet Samsung que no caso fica no meio e agora meus catálogo pdf só abre as fotos não abre mais como um livro daí eu clico em cima a imagem fica meio que apagada o que eu faço já tentei de tudo meu celular é um j7 Primer

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 15 de setembro de 2017

      Lidaiany, para resolver o problema basta ir em “Configurações”, entrar em “aplicativos”, no topo da tela aperte nos três pontinhos e por fim, selecione a opção “Redefinir preferências”.

  13. Fabricia 3 de setembro de 2017

    Olá. Estou com um problema… não consigo baixar aplicativos… ele baixa e não instala na verdade…fica só instalando instalando na informação e nada. Já verifiquei o espaço e tudo mais..acredito que seja alguma configuração. Me ajude por favor

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 5 de setembro de 2017

      Fabricia, tente desinstalar a nova para a versão padrão que vem no smartphone, depois ela irá atualizar novamente para a versão mais recente, ai tente instalar os aplicativos novamente.
      Em alguns casos é possível que apenas desligando e ligando o aparelho você resolva o problema.

  14. Marina 26 de agosto de 2017

    Oi bom dia. Estou desesperada. Fiz exatamente oq o passoa passo manda mas quando estou no Whatsapp no local das permissões eu clico para permitir e mesmo assim ele fala “para alterar a configuração dessa permissão você deverá desativar a sobreposicao se telas em config -> apss. Aí eu clico em abrir configurações e não aparece nem o aplicativo do Whatsapp. Oq faço?

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 26 de agosto de 2017

      Para esse problema de sobreposição de tela você precisará ir em “configurações”, “aplicativos”, aperte na engrenagem, e depois aperte em “”Sobrepor a outros apps”, você verá um lista de aplicativo que usa esse recurso e deverá desativar a sobreposição dos aplicativos.

      1. Ana Maria 24 de janeiro de 2018

        Ainda não tentei mais agora vou tentar?.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to a friend