Digite para pesquisar

Saiba tudo sobre as permissões dos aplicativos no Android

Saber como configurar as permissões dos aplicativos é algo essencial no Android, ainda mais se você quer tudo funcionando e de maneira segura.

Permissões de aplicativos no Android

  • Como surgiram as permissões dos aplicativos no Android

O gerenciamento de permissões nos aplicativos estreou no Android 6.0 Marshmallow, a intenção é evitar que apps tenham acesso a todas as suas informações sem seu consentimento.

  • Como funcionam as permissões dos aplicativos

É simples, você irá instalar o aplicativo normalmente, se ele precisar utilizar alguma coisa ele pede sua autorização, por exemplo, para enviar uma mensagem de áudio, o WhatsApp irá pedir a permissão para utilizar o seu microfone, se aceitar, poderá mandar a mensagem, se negar, a mensagem não poderá ser gravada e o aplicativo não tem acesso ao microfone do aparelho.

permissao-aplicativos-android-6.0-marshmallow-4

Outro grande exemplo é o aplicativo de Galeria, ele precisa ter acesso ao armazenamento para acessar suas fotos, mídia e arquivos do dispositivo, se você não liberar essa permissão, ele nunca irá conseguir “enxergar” os itens do seu Android.

Lembrando que as permissões são pedidas em tempo real pelo aplicativo, por exemplo, você quer tirar uma foto, o aplicativo irá perguntar se você autoriza o acesso a câmera, você terá a opção negar ou permitir.

  • As permissões de segurança do Android me deixam mais seguro?

Antes do Android 6.0 Marshmallow ser lançado, os aplicativos e jogos podiam utilizar as permissões da maneira que queriam, os usuários eram obrigados a aceitarem todos se instalassem um app ou então ficava sem instalar.

Claramente esse era um procedimento perigoso, já que não existia a possibilidade de gerenciar as permissões, os usuários corriam muito perigo, ainda mais com vários aplicativos mal-intencionados sendo lançados todos os dias.

Com a chegada do Android 6.0 Marshmallow recebemos a capacidade de gerenciar as permissões do sistema, os usuários podem escolher e ativa apenas as permissões que acharem necessárias para o funcionamento do aplicativo, algo que aumenta e muito a sua segurança do Android.

Além da segurança, a privacidade em geral do Android foi melhorada, os usuários podem gerenciar as permissões e deixar os aplicativos terem acesso apenas para o que acham necessário.

Mas lembre-se, você está no controle, não adianta um gerenciador de permissões se você dá todas as permissões que um aplicativo pede, por isso, para se manter seguro é vital que você preste atenção no que está fazendo, só dando as permissões que acha necessário para um app funcionar corretamente.

  • Posso gerenciar as permissões do Android quando quiser?

permissao-aplicativos-android-6.0-marshmallow-5

Sim, você está no comando do sistema Android, por isso, tem a capacidade de gerenciar as permissões dos aplicativos a qualquer momento, por exemplo, você deu a permissão para o aplicativo de galeria para visualizar seu armazenamento, mas agora não quer não deixar essa permissão ativa, basta desativar, tudo muito simples e eficiente.

  • As permissões podem trazer problemas?

Sim, as permissões do Android podem trazer alguns problemas, um grande exemplo é a galeria, ela precisa de acesso ao armazenamento interno, se você negar, o aplicativo simplesmente não irá mostrar as imagens que existem no seu aparelho, mas isso é simples de se resolver, basta conferir como configurar as permissões no Android e ativar a permissão necessária para o aplicativo funcionar corretamente.

  • Como configurar as permissões no Android

Para configurar as permissões é bem simples e não tem muito mistério, uma vez que aprende, o procedimento se torna algo natural e que dever ser sempre utilizado para melhorar a sua segurança.

O gerenciamento das permissões no Android pode ser feito entrando em “Configurações”, aperte em “Aplicativos”, selecione o app que você quer, depois disso, selecione a opção “Permissões”, você terá acesso a todas as permissões que o aplicativo está pedindo, as que estão ativadas são as que o aplicativo tem acesso, as desligadas são as que você não autorizou ou que não foram pedidas até o momento.

permissao-aplicativos-android-6.0-marshmallow-6

Gerenciar as suas permissões é uma das melhores maneiras para proteger seus dados, dando acesso mínimo para aplicativos e jogos, eles só irão acessar o que você permitir e a qualquer momento pode revogar a autorização.

Resumo

As permissões dos aplicativos no Android são muito eficientes, trazem maior segurança para os usuários e permite um gerenciamento total do que os apps podem acessar no sistema Android.

Nossa recomendação é que você sempre se mantenha atento em todas as permissões que os aplicativos pedem, se começar a pedir permissões sem sentidos para o uso, por exemplo, um jogo pedir acesso a sua galeria, para que um jogo iria pedir para acessar as suas fotos? Comece a estranhar e desative as permissões e em ultimo caso desinstale o game.

O Android 6.0 Marshmallow trouxe muitas novidades realmente interessantes, mas as permissões de aplicativos é algo que leva a segurança a outro nível, deixando o usuário no controle total dos seus dados.

Ainda falando em segurança, separamos muitas dicas para manter o Android seguro de todas as formas possíveis.

Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

  • 1

Você Também pode gostar

61 Comentários

  1. Matheus lobo 13 de agosto de 2017

    Já fiz tudo e sempre volta pro mesmo conto, ou pede a mesma coisa

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 15 de agosto de 2017

      Matheus não entendi o que está acontecendo, nos fale mais detalhes.

  2. Sueli Maria 7 de agosto de 2017

    Olá, bom preciso selecionar as permissões mas todas as vezes q seleciono as permissões, aperece que há sobreposição. Já tirei a sobreposição dos após mas não vai, preciso de ajuda, não faço nada assim

    Responder
  3. warley 4 de agosto de 2017

    comprei um samsung j7 e ele ja veio com o zap instalado mas quando eu abro o aplicativo ele pede para configurar a data e hora do aparelho mas ja esta tudo configurado o que eu faço?

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 4 de agosto de 2017

      Warley, tente deixar o horário em automático, para que ele fique na hora exata e os aplicativos não apresentem problemas como este.

  4. Jussiary 17 de julho de 2017

    Olá, vc poderia me ajudar.
    Como faço pra desinstalar os APPs de fábrica no Android marshmallow do Sony z2?

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 18 de julho de 2017

      Jussiary, não é recomendado desinstalar os apps de fábrica, você pode estragar o sistema e terá que instalar novamente, mas se quiser seguir com essa tarefa, você precisa pesquisar os aplicativos que podem ser removidos com segurança para que o sistema continue funcionando normalmente.

  5. Drill Santos 9 de maio de 2017

    Oi Marcos, boa noite. Eu também tenho o mesmo problema com o meu multilaser ms40 sendo que ele não abre a galeria,SMS,alguns jogos outros aplicativos gerenciador de APP e não baixa videos e nem nada já fiz o que VC sugeriu nas configurações mais quando vou ativar não fica ativo è como se não existirem o que eu Fasso

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 10 de maio de 2017

      Drill, em alguns casos, somente a restauração de fábrica pode ajudar, tente fazer um backup dos seus dados e depois faça uma restauração para ver se resolve o problema.

    2. Marcos Gonçalves da Silva 9 de agosto de 2017

      Drill tente fazer uma restauração de fábrica para saber se resolve o problema.

  6. Lika Oliveira 25 de abril de 2017

    Oiii Marcos tudo bem,então estou com j5 e não estou conseguindo abaixar o whast e nem colocar papel de parede no cel entro em permissoes e cetinha não vai pra frente pra ser liberado oq eu faço….Obg

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 25 de abril de 2017

      Lika, já verificou se tem espaço suficiente para instalar os aplicativos?
      As permissões só atrapalham quando o app já está instalado, mas nunca na hora da instalação.
      Tente verificar se tem espaço disponível, depois reinicie o aparelho e tente novamente.

  7. Gê Miranda 7 de março de 2017

    Marcos, estou tentando configurar as permissões do meu Lenovo Vibe k6.
    Mas toda vez que eu entro nas permissões, abre uma outra abra de permissões onde aparece “Para alterar a configuração dessa permissão, você deve primeiro desativar a sopreposição de tela em “Config.” > “Apps”
    Só que já está tudo desativado. Minha agenda não abre, meu whatsapp tbm não baixa nada.
    Me da uma ajudinha ai!

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 8 de março de 2017

      Gê realmente esse problema de sobreposição de tela é muito chato, no seu caso, se tudo está realmente desativado, o melhor a se fazer é desinstalar os apps e instalar novamente, em ultimo caso, tente fazer uma restauração de fábrica.

  8. Jin Eun Ha 2 de março de 2017

    Boa noite,meu celular e Samsung j5 e eu ja fui em configurações e em permissões e fala que presico em outro lugar dar permissão ai eu fui e não funciona, oque eu faço?

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 4 de março de 2017

      Jin você precisa ir em “Configurar”, “Aplicativos”, “Gerenciador de aplicações”, selecionar o aplicativo, logo depois aperte em “Permissões” e selecione as permissões que quiser.

      1. Leonardo santiago 2 de abril de 2017

        Tmb estou com esse problema e msm com a restauração não deu em nada

  9. Luiz Izidro 23 de fevereiro de 2017

    boa noite.. no programa do Google “minha atividade , nao esta mais aparecendo o que eu mexo no celular. tipo eu usava o whatssapp e apercia dizendo que eu tinha usado ele. agora so aparece coisas que pesquiso no googlo, e nao mais coisas do android
    me ajudem por favor

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 24 de fevereiro de 2017

      Luiz ontem o Google estava com alguns problemas, inclusive algumas pessoas tiveram que colocar a senha novamente no Android, mas parece que tudo já foi resolvido.

  10. Giih Edith Mendonça 16 de fevereiro de 2017

    Oi, boa tarde!
    O meu celular é o j5, e não consigo postar fotos no Facebook, não consigo baixar fotos nem vídeos no Whatsapp, vi os outros comentários, e vi que tinha que ir em configurações clicar em aplicativos e clicar na engrenagem ao lado dá tela, esse é o problema, não tem essa engrenagem. Pfv me ajuda.

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 17 de fevereiro de 2017

      Giih no seu caso, você precisa ir em “Configurar”, “Aplicativos”, “Gerenciador de aplicações”, selecione o aplicativo, logo depois aperte em “Permissões” e selecione as permissões que quiser, incluindo as que permite o app usar o armazenamento interno.

  11. Alexia Monassa 22 de janeiro de 2017

    Oi, estou com o problema de sobreposição de tela dedectada também. Meu celular é o Galaxy j7. Baixei o emulador de PSP ppsspp Gold, só que eu quando eu aperto em permitir a parece a mensagens de sobreposição de tela. Tem como me ajudar? Obrigada!

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 26 de janeiro de 2017

      Para esse problema de sobreposição de tela você precisará ir em “configurações”, “aplicativos”, aperte a engrenagem, e depois aperte em “”Sobrepor a outros apps”, você verá um lista de aplicativo que usa esse recurso e deverá desativar a sobreposição dos aplicativos.

  12. Angélica Oliveira Edison de Pa 29 de dezembro de 2016

    oi Marcos estou com o msmo problema da Helina, não consigo baixar fotos, nem audios nem videos do watts, não consigo postar fotos no face… ta osso, ja mexi em td e nd. nem ver videos na galeria consigo. Me ajude porfavor. to quase fazendo configuração de fabrica.

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 11 de janeiro de 2017

      Angélica, basta seguir os mesmos passos que indiquei para a Helina para tentar resolver o problema, também confira se os aplicativos com problemas também possuem as permissões corretas, se não eles não irão funcionar corretamente.

  13. Helina N. Dourado 8 de novembro de 2016

    Oi Marcos, Boa tarde. Comigo acontece da mesma forma que a Anna Costa. Meu celular é um J5, mas segui as instruções que deu e ainda assim não consegui resolver meu problema que é no WhatsApp, não consigo mais ver vídeos, fotos ou abrir áudios. Pede que eu entre em Permissões e ative o opção Armazenamento… Aff! E ao seguir as abas, não sei como abrir esse armazenamento, ao mesmo tempo que diz haver uma sobreposição de telas… Help me, please!!!

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 9 de novembro de 2016

      Helina, desculpe a demora, mas esse problema de sobreposição de tela realmente é chata e você precisará ir em “configurações”, “aplicativos”, aperte a engrenagem, e depois aperte em “”Sobrepor a outros apps”, você irá ver um lista de aplicativo que usa esse recurso e deverá desativar a sobreposição dos aplicativos.
      Mas no seu caso parece que é somente um problema com a permissão do WhatsApp, então você precisa ir em configurações, aplicativos, selecionar o aplicativo e depois apertar em permissões, ai basta ativar quais permissões quiser.

  14. ANNA Costa 3 de outubro de 2016

    cara o meu aparece tudo isso . porém na hora que vai em permissões do app quando vou selecionar aparece “sobreposição de tela detectada ” ai pedi pra abrir configurações . ajuda plmds.

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 3 de outubro de 2016

      Anna esse problema aparece principalmente se você usa algum aplicativo para controlar o brilho da tela, você pode ir em “configurações”, “aplicativos”, aperte a engrenagem, e depois aperte em “”Sobrepor a outros apps”, você irá ver um lista de aplicativo que usa esse recurso, se quiser pode desativar a sobreposição dos aplicativos para conseguir resolver seu problema.

  15. TiagoSFMariano 19 de agosto de 2016

    Olá bom dia o meu S6 recebeu a atualização do android pro 6.0.1 e não consigo fazer o que vc fez nesse tutorial de permissões não consigo permitir nada o que eu faço??

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 19 de agosto de 2016

      Tiago se você instalou a nova versão recentemente pode ser algum bug, tente fazer uma restauração de fábrica, lembrando que esse procedimento irá apagar todos os seus dados, por isso, faça um backup.

      1. TiagoSFMariano 19 de agosto de 2016

        Blz vou fazer de novo pois já fiz e não mudou nada.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to a friend