Notícias

Por concorrência desleal e anticompetitiva no Android Google pode receber multa na Europa

Google Logo Apps

Para o Android e para o Google as coisas não estão indo tão bem como o planejado e aos poucos os países e regiões estão vendo e encontrando algumas cláusulas que estão afastando os aplicativos concorrentes dos smartphones e tablets feitos com o sistema Android.

A mais recente novidade é que por concorrência desleal e anticompetitiva no Android Google pode receber multa na Europa.

Meses estávamos acompanhando o caso Google na Rússia, país que quer a retirada da exigência e obrigatoriedade de instalar aplicativos Google nos smartphone e tablets vendidos na região, saiba mais em “Na Rússia Google perde no tribunal mais uma vez e terá que parar de exigir apps pré-instalados no país”.

Novamente mais um caso aparece, agora na Europa, o problema é o mesmo, o Google se utilizar do sistema Android para obrigar operadoras e fabricantes instalarem seus principais aplicativos e evitar que os novos aparelhos cheguem com apps de concorrentes.

Google Play novos icones

Em um resumo funciona assim, para a fabricante ter o direito de ter a Google Play Store (loja do Android) é preciso que ele instale um número mínimo de aplicativos feitos pelo Google, além disso, as fabricantes e operadoras são proibidas de mudarem alguns itens, por exemplo, o mecanismo de busca precisa ser o do Google desde a fábrica, mais tarde se o usuário quiser poderá trocar, mas a fabricante não tem esse direito.

Com essas regras é comum ver todos os smartphones com o sistema Android com o mecanismo de busca do Google e com aplicativos como Google Maps, Gmail, navegador Chrome entre muitos outros.

Google Logo

Todas essas regras são claramente desleais aos concorrentes do Google e até evita que fabricantes façam acordos com outras empresas.

Mas a Comissão Antitruste da Europa ao que tudo indica não vai deixar isso barato, o Google deverá pagar cerca de US$7,4 bilhões de dólares ou seja até 10% do seu faturamento de 2015.

Claro que ainda não temos um parecer, mas as investigações continuam na Europa, segundo especialista que por existir muitos contratos fica mais fácil conseguir comprovar se o Google agiu de má fé e quis usar o seu sistema para acabar com a competição na área de smartphones e tablets.

Via: Reuters

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *