Notícias

Nova especificação para USB Tipo C pretende diminuir danos nos aparelhos e aumentar a segurança

USB Tipo-C

O novo conector USB Tipo-C traz grandes melhorias para os aparelhos que o possuem, mas claro que sempre surgem problemas com as novidades que envolvem tecnologia.

Por isso, nova especificação para USB Tipo-C pretende diminuir danos nos aparelhos e aumentar a segurança.

Se estiver no Brasil, muito provavelmente não deve ter contato direto com dispositivos que possuam USB Tipo-C, mas aparelhos com essa novidade estão sofrendo no mundo todo, em grande parte por causa de cabos de baixa qualidade que estão até mesmo danificando as entradas.

Nokia Tablet N1

Para evitar maiores problemas a USB-IF (USB Implementers Forum) que é a responsável por controlar as especificações da entrada USB Tipo-C, resolveu lançar uma nova especificação que irá trazer segurança e melhorias para evitar danos aos aparelhos.

Especificações de autenticação USB Tipo-C é o nome das novas regras, os novos aparelhos que chegarem com essa especificação terão algumas capacidades interessantes.

A primeira foi feita para proteger os dados, os aparelhos só podem transferir dados se estiverem usando o cabo certo para isso, da mesma forma a carga do aparelho só é iniciada se o cabo também for o indicado pelo usuário.

Isso significa que você poderá selecionar quais cabos podem carregar seu aparelho e quais podem ser usados para transferir dados, claramente que cabos de má qualidade não poderão fazer nenhuma dessas duas funções por não conseguir cumprir os requisitos principais de segurança.

Sandisk pen drive ultra USB Tipo-C

Essa melhoria também é interessante para empresa, com essa nova especificação, seria possível, por exemplo, manter os dados longe de computadores que não sejam da própria empresa, os funcionários só iriam conseguir passar dados dentro dos PC da empresa, mas o carregamento do smartphone ou tablet poderia ser feito em qualquer lugar e até mesmo com qualquer cabo de qualidade.

O melhor é que o aparelho só irá passar dados ou irá recarregar até que o dispositivo e o cabo sejam autenticados, antes disso não existe nenhuma troca de qualquer energia ou dados.

Infelizmente todos os dispositivos com entrada USB Tipo-C atuais no mercado não suportam essa novidade, somente aparelhos mais recentes poderão chegar com essa nova especificação de fábrica.

Os aparelhos mais conhecidos que possuem USB Tipo-C e podem chegar ao Brasil são o Nexus 5X e o Nexus 6P.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *