Opinião

Leitores de digitais são realmente seguros nos smartphones Android?

Meizu MX4 Pro

Nos últimos meses vários lançamentos estão chegando com sensores de impressão digital, mas será que os leitores de digitais são realmente seguros nos smartphones Android?

A segurança nos dispositivos móveis está sendo levada muito a séria nos últimos anos, atualmente duas tecnologias estão chamando a atenção dos usuários, o leitor de íris, que consegue “lê” o olho do dono e desbloqueia o aparelho, já o leitor de digitais chegam para ler os seus “dedos” e com a ajuda da sua digital desbloqueiam seu smartphone em menos de um segundo.

Expansão

Leitor de digital Samsung

Como uma forma segura, rápida e barata de desbloquear e manter o seu smartphone Android seguro, os leitores de digitais vem ganhando espaço, tanto que é suportado nativamente no Android 6.0 Marshmallow e também estão disponíveis nos novos Nexus 5X e Nexus 6P.

Segurança

leitor de digital dos novos Xperia Z5

A verdade é que leitores de digitais realmente aumentam a segurança dos usuários, mas nem sempre são seguros, o Galaxy S5 foi uma prova de que mesmo com a digital podemos ter o aparelho invadido, saiba mais em “Galaxy S5 tem seu scanner de digital hackeado”.

Logicamente que para burlar a segurança do Android, um hacker precisa ter acesso a sua digital, então você terá que ajudar de alguma forma, seja instalando algo, ou dando algum tipo de permissão. Também é possível ter acesso a sua digital, fazer uma cópia dela em uma copiadora profissional que usa tinta condutora e conseguir ter acesso ao aparelho com uma simples cópia da digital, confira o vídeo abaixo:

Se quiser não precisa de tanta tecnologia, apenas com um molde de dentista, alguém poderá fazer uma cópia da sua digital e desbloquear o seu smartphone, mas nesse caso seria mais difícil já que você teria que colocar o dedo no molde.

Atualmente os leitores de digitais possuem capacidade de 500ppi em média, com esse pequeno número nem todos os detalhes das digitais são capturados, assim podem ser facilmente enganados, para uma maior segurança é recomendado leitores de digitais como maior número de ppi possível, o do vídeo abaixo apresenta 2000 e claramente podemos ver a diferença entre o modelo padrão e o mais recente.

Leitores de digitais são realmente seguros nos smartphones Android?

Você pode pensar que esses vídeos são exagerados, mas lembre-se, atualmente os pagamentos digitais estão migrando para a liberação via digital, logicamente que os hackers estão e vão investir muito para conseguir capturar nossas digitais de qualquer forma.

Em resumo, podemos dizer que atualmente os leitores de digitais são seguros, mas os mais recentes aparelhos precisam trazer leitores melhores, você precisará se proteger melhor e o sistema Android precisa evoluir para conseguir acompanhar as inovações em termo de segurança, isso se quisermos que tudo continue seguro, se não, teremos que avançar usando uma nova tecnologia e o leitor de íris tem tudo para substituir a digital, confira um dos primeiros aparelhos com essa nova tecnologia em “Smartphone Fujitsu Arrows NX F-04G possui scanner de íris e é lançado no Japão”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *