Android 6.0 Marshmallow, tutorial para instalar no Moto Maxx

O novo sistema está sendo testado, mas o Android 6.0 Marshmallow de teste pode ser instalado em seu Moto Maxx se seguir nosso tutorial.

Dias atrás, falamos que a Motorola lançou a atualização para o Moto Maxx, com a chegada do novo sistema, somente alguns poucos usuários que estão no programa de teste da fabricante receberam a nova versão.

Agora essa versão de teste vazou e em nosso tutorial você aprende como instalar o Android 6.0 Marshmallow em seu Moto Maxx.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Lembrando que essa é uma versão de teste e que pode apresentar alguns problemas, então se usa o aparelho para trabalho, recomendamos manter a versão atual do sistema.

Como sempre, antes de qualquer tutorial é necessário fazer o backup dos seus dados, muitos usuários tiveram todos os seus arquivos apagados, portanto, faça a cópia dos seus dados.

Não será possível voltar ao Android 5.0 depois de instalar a nova versão, então pense bem antes de fazer o procedimento.

Tutorial Android 6.0 Marshmallow Moto Maxx

Primeiro você precisa estar com uma versão oficial do sistema e que seja Retail “sem operadora”, para conseguir fazer isso, confira nosso tutorial para instalar a firmware (ROM) oficial de fábrica no Moto Maxx.

Lembrando que depois de seguir esse procedimento acima, você terá que atualizar o sistema para a versão com o final 16 do Android 5.0.2 Lollipop, para isso vá “Configurações”, “Sobre o telefone” e aperte em “Atualizações do sistema”.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Com todos os requisitos acima completados, você precisa baixar o arquivo OTA do Android 6.0 Marshmallow para o Moto Maxx.

Logo depois de baixar você precisa colocar o arquivo na memória do Moto Maxx, só coloque na memória e não coloque em nenhuma pasta.

Se o download foi feito diretamente no aparelho, recomendamos usar o Astro File Manager para conseguir mover o arquivo para a memória interna do aparelho.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Com o arquivo no lugar certo, você precisa ir em “Configurações”, “Sobre o telefone” e em “Atualizações do sistema”, pronto o Moto Maxx irá achar o arquivo OTA e basta você confirmar, logo depois ele irá copiar para a memória alguns arquivos e a atualização para o Android 6.0 Marshmallow será iniciada.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Quando o Moto Maxx iniciar a atualização para o Android 6.0 Marshmallow, você terá que esperar alguns minutos para usar o smartphone novamente, já que demora um bom tempo para completar a instalação e a otimização dos aplicativos e sistema.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Com a atualização concluída, você poderá aproveitar normalmente o seu Moto Maxx rodando com o Android 6.0 Marshmallow.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Até o momento, estou testando e gostando do resultado, o sistema está mais leve e com novas animações, a bateria parece que teve uma boa melhora, mas ainda é cedo para dizer algo, já que estou usando faz poucas horas.

Se quiser fazer o procedimento você não terá nenhum tipo de problema, mas lembre-se de fazer uma cópia dos seus arquivos para se prevenir caso seus dados sejam apagados.

Atualização: 13/04/2016 hoje foi liberada uma nova versão de teste, depois de seguir o tutorial acima, faça o procedimento abaixo:

Se já estiver com a versão 24.61.61 pode fazer esse procedimento sem qualquer problema, se não estiver primeiro siga o tutorial acima.

Baixe o arquivo Blur_Version.24.61.68.quark_retbr.retbr.en.BR, passe para a memória do aparelho sem descompactar e não coloque em nenhuma pasta e procure uma nova atualização, ou seja, o procedimento é o mesmo da versão 61.61.

Infelizmente ao seguir o tutorial acima, nem todo mundo irá conseguir achar e instalar a nova versão 61.68, para esses casos siga esses passos:

Baixe o arquivo Blur_Version.24.61.68.quark_retbr.retbr.en.BR e passe para seu Moto Maxx, lembrando que não precisa descompactar e não coloque a atualização em uma pasta.

Desligue seu aparelho, ligue novamente segurando o botão de diminuir o volume, o botão de ligar você deve soltar quando o aparelho ligar, mas só solte o botão de volume ao aparecer um menu, os botões de volumes vão para cima ou para baixo, o botão de ligar é usado para dar “ok”, selecione a opção “Recovery Mode”.

O Moto Maxx vai reiniciar, logo depois veremos uma tela com o Android deitado escrito “No command”, agora segure o botão de ligar e aperte o volume para cima, no novo menu selecione a opção “Apply update from SD Card”, localize o arquivo “Blur_Version.24.61.68.quark_retbr.retbr.en.BR” e inicie a atualização.

Lembrando que o processo de atualização pode demorar alguns minutos, quando acabar selecione a opção “Reboot System now”.

Pronto seu sistema foi atualizado para a versão 61.68.

Atualização: 26/04/2016 a nova versão 24.66.1 já está disponível, para baixar aperte em “Blur_Version.24.66.1.quark_retbr.retbr.en.BR“, para instalar essa nova versão basta seguir os mesmos passos da atualização do dia 13/04/2016, mas claro que substituindo o arquivo do procedimento pelo arquivo novo. Lembrando que para instalar a versão 24.66.1 é necessário o Moto Maxx estar rodando a versão 24.61.68.

Atualização: 27/05/2016 hoje saiu uma nova versão, Blur_Version.24.66.2.quark_retbr.retbr.en.BR, essa nova versão traz o patch de segurança de maio, não sabemos se possui outras melhorias, para instalar basta que você tenha a versão 24.66.1 instalada e siga o mesmo procedimento da atualização liberada no dia 13/04/2016.

Share This

About the author

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

View all articles by Marcos Gonçalves da Silva

320 comments

  1. João Batista

    Bom dia Marcos!
    Fiz root no meu moto maxx para tentar recuperar os dados do aparelho via um programa de recuperação(sem sucesso).
    Estava na versão 5.0.2 do Android, atualizou pra 6.0.1 24.66.2, e agora me aparece pra instalar o patch de segurança 24.201.2, acontece que tento instalar e da erro, o celular reinicia e volta que não foi possível instalar a atualização.
    Baixei o patch Blur_Version.24.201.2, tento instalar via recovery mode em “Apply update from SD Card”e da erro, em atualizações do sistema via sistema também diz que não é possível aplicar a atualização.
    Removi o root pelo SuperSu e já restaurei o aparelho para a configuração de fábrica, e mesmo assim não consigo instalar essa atualização.
    Você sabe o que posso fazer?
    Muito Obrigado!

  2. Rodrigo Vieira

    Marcos, já saiu uma versão que não seja para testes?
    O meu Android é o 4.4 que veio de fábrica.

  3. Júnior Alves

    tem o zip da Blur_Version.24.201.2.quark_retbr.retbr.en.BR. preciso muito dela pra tirar meu maxx do hard brick

  4. Jhay Hubbd

    Ola marcos, fiz todos procedimentos possíveis para atualizar meu moto maxx, mas nenhum deu certo, quando coloco ele em modo recovery pra atualizar pela opção “apply update from sdcard” so aparece uma mensagem “install from sdcard complete” e não e possível explorar os arquivos para achar a atualização. Espero q possa me ajudar.

  5. Gustavo Correia

    Oi Marcos, bom dia!
    Fiz todo processo de atualização do meu moto maxx, ficou excelente, mas agora quando desligo ele não inicia sozinho, fica aquela telinha de configuração esperando que eu aperte o start para ele poder ligar. Tem como fazer com que ele não apareça mais essa tela? Pra que ela aparecesse seria necessário eu usar os botões de ligar + volume -. Só que agora sempre aparece pra mim.

      1. Gustavo Correia

        Marcos, refazer desde a primeira atualização? Será que consigo refazer, porque recebi uma atualização esses dias 24.201.2. Não sei se o sistema irá permitir instalar uma atualização mais antiga. Ele está funcionando perfeitamente, o problema é na hora de ligar, é como se eu tivesse clicado no botão de ligar e volume pra baixo, ele entra nas configurações do android em automático, toda vez que forço ele a reiniciar também, só liga depois que eu clico em start.

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Gustavo, não tem problema passar a mesma versão sobre o sistema atual, você só terá problemas se a versão do sistema é diferente, por exemplo, se estiver com o Android 6.0 e querer usar o Android 5.0, mas usando o Android 6.0 você poderá instalar novamente o Android 6.0 Marshmallow sem qualquer tipo de problema.

          1. Gustavo Correia

            Bom dia Marcos,

            To com um problemão, não refiz as instalações, ontem cheguei em casa com ele quase descarregado, fui dormir e não o coloquei para carregar. Agora ele não liga mais, quer dizer, ele até liga, aparece aquela mesma tela do android deitado seleciono Start aparece a tela branca inicial com o M da Motorola e volta a mesma tela de Start. O que eu posso fazer pra ele iniciar normalmente, não queria perder as informações, tem muitos arquivos que não tenho backup.

            1. Marcos Gonçalves da Silva

              Gustavo ele tem o TRWP instalado? se sim, por ele é possível ver os arquivos no PC, se não tiver, desligue seu aparelho, ligue novamente segurando o botão de diminuir o volume, o botão de ligar você deve soltar quando o aparelho ligar, mas só solte o botão de volume ao aparecer um menu, os botões de volumes vão para cima ou para baixo, o botão de ligar é usado para dar “ok”, selecione a opção “Recovery Mode”.
              O Moto Maxx vai reiniciar, logo depois veremos uma tela com o Android deitado escrito “No command”, agora segure o botão de ligar e aperte o volume para cima, no novo menu selecione a opção Wipe cache e depois Yes, quando abacar volte uma tela e selecione reboot.
              Se não funcionar, você ode tentar entrar no Android em modo de emergência, basta pesquisar no Google quais as combinações de botões para entrar nesse modo na sua versão do Android.

              1. Gustavo Correia

                Nada feito, tentei fazer esses procedimentos que vc falou, mas não aconteceu nada, não apareceu “No command”. volta a tela de Start. Procurei as combinações, vi lá que quando tiver na tela do slogan da motorola precionar volume + e – simutaneamente. Tambem não tive sucesso. Talvez se eu fizer o processo de instalação do android ele volte, mas vou perder todos os arquivos.

                1. Marcos Gonçalves da Silva

                  Se não apareceu esse “No command” pode ser que você está sem recovery, nesse caso o sistema realmente não vai iniciar, o que você pode fazer nesse caso, se tiver o bootloader desbloqueado é instalar o TRWP em https://www.ajudandroid.com.br/2016/08/como-instalar-a-recuperacao-twrp-e-fazer-root-no-moto-maxx-com-android-6-marshmallow.html , ele permite ver os seus arquivos no PC, mas se não tem o bootloader desbloqueado, infelizmente seus arquivos serão perdidos e você terá que seguir esse tutorial https://www.ajudandroid.com.br/2015/08/instalar-firmware-fabrica-moto-maxx.html usando o Android 6.0.1 Marshmallow para o telefone voltar a funcionar normalmente.

      1. Andrey Oliveira

        Parece que você não ficou animado com a atualização Marcos, aconselha a não atualizar?

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Andrey, pelo contrário, essa nova versão está bem legal e traz novidades interessantes, para quem gosta de novidades irá adorar essa ROM já que está muito bonita e rápida.
          Se você sabe instalar uma ROM e quer aproveitar as novidades do novo Android 7. Nougat pode ir em frente que não irá se arrepender.

  6. Daniel Benetti

    https://uploads.disquscdn.com/images/87e25f0e2fb5564399c5c39b8af90249227037e814d5d553f4d84a62d75f2c62.png

    Estou com a 24.61.61 a muito tempo, e estou com problema pra mostrar os vídeos desde que atualizei.
    O player funciona normal, porem, a apresentação dos vídeos tanto na galeria quantos nos aplicativos que tem suporte a vídeo fica assim, tudo distorcido, não da pra saber que vídeo é, atualizei pra 61.68 agora e não resolveu, saberia me dizer como corrigir isso e se essas atualizações outars versões resolvem isso?
    O estranho é que alguns vídeos com a mesma extensão (mp4) são apresentados normalmente.
    fiz um hard reset ontem, mas não resolveu.
    Segue imagem demonstrando o problema.

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Daniel que bom que resolveu o problema, essas imagens desse jeito só ficavam assim na galeria quando o sistema estava em teste, por isso, ao atualizar para a mais recente versão o problema é resolvido.
      Obrigado por voltar e comentar como resolveu seu problema.

  7. Régis Menali

    Parou na versão Blur_Version.24.66.2.quark_retbr.retbr.en.BR…. Será q não vai ter outra pra gente atualizar?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Lucas, dificilmente iremos receber a nova versão, a Lenovo não está muito interessada em manter o Moto Maxx, podemos ver que ele foi o ultimo que recebeu o Android 6.0 na linha Moto, então será dificil a fabricante se dedicar em trazer o 7.0 para o aparelho.

  8. Thiago Ribas Faria

    Galera, alguem está enfrentando problema de bateria? Depois da atualização meu celular está com consumo muito elevado de bateria principalmente no Wi-fi. Também está apresentando problema para carregar via usb, diz que está carregando porém não aumenta a porcentagem, só mantém.

  9. Daniel Ribeiro

    A câmera traseira do motomax não funciona, somente a frontal. Em determinados momentos ela aparece do nada, sem ter que fazer algum procedimento, o que eu faço? Atualizei tudo certo! Mas percebi que estou sem a câmera traseira, funcionando somente a frontal!

  10. Marcelo Brito

    Marcos fiz esse procedimento é esta 100%, obrigado pela ajuda.

    Se a Motorola lançar alguma versão nova receberei normalmente via ota?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Marcelo se instalou a ultima versão do dia 27/05/2016 não precisa se preocupar, você está com a versão do sistema oficial e irá receber todas as atualizações que a Motorola liberar via OTA normalmente.

      1. Marcelo Brito

        Obrigado Marcos. Notei um problema, quando vou formatar meu moto Maxx nas configurações de fábrica ele não formata, fica carregando e trava. Sabe como resolver?

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Marcelo você pode formatar o Moto Maxx de outra forma, primeiro desligue o aparelho, segure o botão de diminuir o volume e aperte para ligar, irá aparecer uma tela com um Android caído, use o botão de volume para escolher a opção “Recovery mode”, aperte o botão de ligar para confirmar.

          Depois do logo da Motorola irá aparecer um pequeno Android deitado, agora segure o botão de ligar e aperte uma vez no botão de aumentar o volume, na próxima tela use os botões de volume para selecionar a opção “Wipe data/factory reset”, use o botão de ligar para confirmar, depois selecione a opção “userdata+ personalized content”, e confirme com o botão de ligar, se preciso selecione a opção “yes”.

          Quando o processo acabar se preciso selecione a opção “Reboot system now” para reiniciar o aparelho.

          1. Marcelo Brito

            Obrigado. Sempre terei que fazer assim? Ou ao formatar conseguirei formatar normalmente pelas configurações?

            1. Marcos Gonçalves da Silva

              Marcelo, isso deve ter sido algum bug que ocorreu quando atualizou, ao formatar o sistema fica como novo, então você poderá formatar o aparelho sempre que quiser pelas configurações da forma tradicional.

  11. Dizinho Santos

    Como faço o hard reset no 6.0 meu aplicativo de contatos ao abrir ele fecha sozinho, e igual meu wathsap me ajuda ai galera

  12. Lucas Fernando

    Po não sei se é impressão minha, mas parece que a cache do sistema tá maior.. +/- 1.50 GB quase todos os dias na limpeza utilizando Apps de limpeza (clean Master Lite) ou seria normal?

  13. Gabriel Menezes

    Pow Vey No Meu, Fica Iniciando e um icone do android com o nome apagando!! Ajuda Aeeeeeeee

  14. Luiz Eduardo Saling

    ok td otimo aqui funcionando 100% :) fiz tudo pelo linux, Parabéns pelo tutorial.

  15. Rivael Fonseca

    Boa noite Marcos Gonçalves da Silva, desbloqueei o bootloader e fiz o root no motomaxx, dps tirei o root para receber a atualização via OTA eu recebo só que não atualiza o androide. sabe me responder por que isso ocorre ?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Rivael você precisa seguir primeiro esse tutorial https://www.ajudandroid.com.br/2015/08/instalar-firmware-fabrica-moto-maxx.html , esse é o link da versão mais recente do Android 5.0.2 https://firmware.center:8081/firmware/Motorola/Moto%20MAXX/Stock/XT1225/XT1225_QUARK_RETBR_5.0.2_LXG22.33-12.16_cid12_subsidy-DEFAULT_CFC.xml.zip basta usar ela no lugar do arquivo do tutorial.
      Depois de instalar a nova firmware, basta seguir esse tutorial para instalar o novo Android 6.0.1 Marshmallow.

          1. Fabiano Shingai

            Boa noite @MarcosGoncalves:disqus peguei um maxx hoje e gostaria de saber se posso usar esse arquivo que postou agora? o meu esta na 5.0.2 com a versão 12.16 Obrigado

  16. Muller Souza

    alguem pode me ajudar, depois da atualização não houve nenhuma mudança estetica na lista de apps ou nos contatos, o meu atualizou mas é como se nada tivesse mudado.

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Muller essa nova versão traz muitas melhorias, a principal é sobre a bateria e velocidade do sistema, você pode ter algumas novidades em “https://www.ajudandroid.com.br/2015/05/conheca-as-novidades-interessantes-do-android-m.html”.
      Esses aplicativos que você citou são feitos pelo próprio Google, se ele não modifica o visual, o visual será o mesmo, mas essas novas versões possuem correções e até novidades.

  17. Lucas Xinaidi

    Atualizei o meu ontem…. Não está atualizando a lista de contatos e não está mostrando de onde recebo as noticicação com a tela está bloquada, antes mostrava e dava a opção de desbloquear e ir direto ao aplicativo deslizando o dedo pra cima na tela.
    sabe oq pode ser e se demora pra corrigir esses erros ??

      1. Lucas Xinaidi

        acredito que estava tendo algum confronto… desinstalei o what’s e reinstalei de novo… ai o problema com os contatos parou… o outro problema que encontrei foi questão de configuração que mudou sozinho. estou testando agora… aparentemente está 100%… mais volto a dar meu parecer aqui.

        obrigado amigo

  18. Arilton De Lima Pimenta

    Muito obrigado Marcos, deu tudo certo no meu android, porem tenho uma duvida, apos eu colocar a versão 24.66.2 a motorola ainda ira me enviar a versão oficial 6.0.1?

      1. Andrey Oliveira

        Ao primeiro Marcos, o 6.0 quando tentava baixar ele pelo not não dava certo, tinha que espera horas e nada, mas pelo celular deu, obrigado pelo tutorial, a melhora foi realmente significativa!!

  19. Pablo Vial

    Caro Marvos, muito grato para a publicação. Esses dias já estão lançando maciçamente no Brasil Marshmallow 6.0.1. Soak 5 correspondem a? muito obrigado

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Pablo a versão que a Motorola é a Soak 4, ou seja, a ultima versão desse tutorial, se você instalar seguindo o nosso tutorial no final terá a versão oficial que está sendo liberada pela Motorola.

      Lembrando que a Soak 4 é a versão 24.66.2 que é a mesma versão da oficial, se você já está usando a ultima versão de teste não precisa fazer nada, nas próximas atualizações seu Moto Maxx irá ser atualizado normalmente.

  20. Marcelo Brito

    Como consigo acessar a pasta Obb para baixar jogos para o Android 6? No Android 5 ela ficava na pasta Android, agora não encontro mais.

  21. Wellington Guilherme M. de Agu

    Não consegui de jeito nenhum…Quando peço pra buscar atualizações, mesmo com o arquivo na raíz, diz que ja estou na ultima versao (5.0.2)…E se tento por Recovery, dá error Status Code 7…Alguem sabe o que pode ser?

      1. Lucas Fernando

        Matheus, Marcos, Tem um bug que percebi a uns dias, atualizei faz mais de uma semana.. A lanterna passa a desligar sozinha.. Por um bug na barra de notificação creio eu… Por enquanto é só isso que notei..

        1. Matheus Sales

          Também percebi isso. Inclusive o icone some da barra e depois volta. Mas nada grave. Até agora só percebi esse também. Inclusive tem bastante gente recebendo essa ultima versão via OTA.

  22. Marcelo Brito

    Bom dia. Fiz todos esses passos e deu tudo certo! Se eu formatar elemantem a atualização?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Lucas, que bom que está tudo funcionando, não temos como saber quando uma nova atualização será lançada, mas quando a versão oficial estiver disponível teremos a firmware do Android 6.0 Marshmallow.

  23. victor rascao

    Marcos,Quando a câmera traseira do moto maxx deixa de funcionar, a lanterna desaparece. O ícone desaparece, e instalo outra lanterna e não consigo que ela funcione. Tem alguma coisa a haver?

  24. Carlos Adolfo Rebouças Gondim

    Oi, fazendo esses procedimentos, estarei apto para receber versão final via OTA diretamente da motorola?

  25. Luis Felipe Corullon

    Li os comentários e não encontrei resposta, então, vamos lá: uma nova pergunta. Para fazer essa atualização vou fazer o bkp dos meus arquivos, claro. Mas a atualização de sistema “formata” o aparelho? Vou perder os aplicativos e documentos salvos na memória ou não? Funciona como um reset e instalação nova, ou como atualização mesmo?

  26. Luis Felipe Corullon

    Oi. Para instalar essa última versão (27/05/2016 – 24.66.2) preciso instalar todas as anteriores (uma por uma) ou posso ir direto do original 5.0.2 para ela? Obrigado.

  27. Luiz Fernando

    Baixei no Maxx, tá pianinho e bateria, dura muito, até 5 horas de tela, nunca consegui isso antes.

  28. Cicero Augusto

    o que tem de novo nessa nova atualização , meu celular é rooteado , pra mim instalar tenho que apagar tudo, nessa nova atualização veio algo de novo ?

  29. Augusto Alves

    Então uma coisa que não entendi, precisa instalar todas as versões ou posso pular direto pra ultima ?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Augusto todo o processo precisa ser seguido um por um, não tem como pular, pois irá dar erro, ou seja, cada atualização nova precisa da anterior e não é possível pular nenhuma delas.
      Basta instalar na ordem correta que tudo irá funcionar.

  30. Daniel Passos

    Amigo, bom dia !
    Você saberia me dizer se, ao instalar este Firm, meu sistema ira atualizar normalmente para os mais novos, como já fazia ou terei que instalar manualmente todos os updates futuros ?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Daniel infelizmente não sabemos, o melhor é acompanhar o site até que uma versão oficial da Motorola seja lançada.
      Essas são as versões de teste, mas sempre a última se torna a oficial, mas a Motorola cancelou a atualização oficial do Moto Maxx e não tem data para liberação oficial.

  31. victor rascao

    Oi Marcos
    A minha camera não está com a opção de tirar fotos com a camera traseira, só frontal. Que fazer numa situação destas?
    Obrigado

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Victor tente desligar e ligar o aparelho novamente, se não resolver, faça uma restauração de fábrica, se o problema continuar pode ser a própria câmera que está com defeito, muitas pessoas ultimamente estão reclamando de problemas parecidos, que a câmera frontal funciona e a da traseira não funciona.

      Obs: Esse problema está acontecendo em todas as versões, inclusive muitos atualizam para essa versão para ver se resolvem o problema e não conseguem resolver, somente a assistência técnica.

      1. victor rascao

        Oi Marcos
        Desliguei e voltei a ligar, e ficou bom, mas não é normal essa situação. O meu só ficou assim depois de atualizar. Vamos ver se melhora com novas atualizações. Obrigado

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Victor o sistema Android é assim mesmo, muitos problemas que acontecem podem ser resolvidos desligando e ligando o aparelho.
          Que bom que deu tudo certo, muito obrigado pela visita e por voltar para comentar o seu caso.

          1. victor rascao

            Marcos, quando fico sem a imagem da câmera traseira, funcionando só a frontal, reparei que a lanterna também desaparece….estranho. Será que é a lanterna que está provocando tudo isso?? Tem como desativar ela?? obrigado

            1. Bob Stark

              A lanterna some pura e simplesmente porque ela, na verdade, é o flash da camera. Quando a camera dá crash, vai junto o flash, e se o flash vai, a lanterna vai também. Então é o contrário.

  32. Pedro Neto

    Qnd sai a versão oficial da atualização ? Tenho medo de atualizar essas betas pois uso o celular para trabalho e tenho mts arquivos importantes

  33. Cross

    Ola
    Atualizei meu moto maxx para o 6.0 porem o infravermelho e a moto tela nao estao funcionando igual antes.É normal isso por ser uma versao de testes?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Cross tenha certeza que você atualizou para as 4 versões do sistema, algumas pessoas tiveram problemas com os sensores quando só instalaram a primeira versão, mas logo foi resolvido com a instalação das outras atualizações.

      1. Cross

        Acabei de atualizar as 4 versoes e nao resolveu.Alguma ideia do q possa ser? a rotaçao automatica nao funciona tbm

          1. Cross

            Ah entao qdo tiver um tempinho farei a restauraçao, o problema é sao muitos arquivos para fazer backup.Mas provavelmente isso ira resolver pois funcionava normal antes

            1. Cross

              acabei de realizar o cqatest e nenhum sensor funciona, nem proximidade nem acelerometro etc
              Sera que a restauraçao vai resolver mesmo isso? To com receio de ser hardware….

              1. Marcos Gonçalves da Silva

                Cross se o problema é no sistema, ele irá indicar várias coisas que podem nem estar acontecendo, por isso, uma restauração de fábrica é necessária, somente assim você irá saber se o problema é no sistema ou no Moto Maxx.

                1. Cross

                  Fiz a restauraçao e agora o sistema esta bem mais fluido e sem bugs aparentemente.Porem os sensores nao funcionavam ainda, depois de muito procurar vi em um site que alguns moto x estavam com o mesmo problema e simplesmente foi resolvido dando um tapa de leve na frontal do aparelho. Provavelmente algum problema de mal contato. Obrigado Pela Ajuda e atenção

                  1. Eduardo Bezerra de Oliveira

                    Cara, estou com o mesmo problema, você só fez este procedimento de dar um leve tapa na frontal do aparelho e voltou a funcionar sem problemas? eu fiz o mesmo procedimento e nada…e este problema só aconteceu após a atualização pra versão 6.0, alguém teria ideia do que eu poderia fazer neste caso?

                    1. Cross

                      Sim cara, tambem pode ser na traseira (é ate melhor pelo fato de nao ter risco de estragar a tela) uma pancadinha resolveu meu problema, as vezes o problema volta ai faço esse processo e fica normal rs.

  34. victor rascao

    Oi Marcos,
    Posso apagar os arquivos que ficam na memória do aparelho depois de instalar?

  35. Marco Túlio

    Galera é o seguinte, meu moto maxx não esta sendo reconhecido no computador, quando conecto ele carrega, mas não aparece a memoria interna, e no driver aparece ”falha no descritor do dispositivo”. Já fiz vários testes com outros cabos usb, portas, mas sempre da essa mensagem, e meu celular deu hardbrick, e preciso que o pc reconheca o driver pra fazer a recuperação. Alguém sabe como corrigir esse problema??

    1. Khaz

      O meu também não estava sendo reconhecido, o que notei é que após conectar os cabos, você tem que abrir o menu no celular para selecionar o tipo de ação puxando a barra de status para baixo.
      Depois tem de selecionar a opção “Transferência de arquivos”.
      Já estou na última atualização. Boa sorte nos procedimentos!

      1. Marco Túlio

        Então, o negócio é o seguinte, meu celular deu hardbrick, não liga, não carrega, não faz mais nada, e pra recuperar ele eu preciso que seja reconhecido no pc um driver qualcomm, só que quando eu conecto ele no pc, aparece dispositivo não reconhecido(falha na solicitação do descritor do dispotisivo).. isso ai já estava aparecendo antes de ele dar brick, porém quando conectava, ele somente carregava, e não aparecia a memoria interna..

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Marco infelizmente não temos um tutorial para resolver o seu problema, mas me lembro que uma vez que aconteceu isso com um LG que usava, eu tive que achar o drive da Qualcomm, pois o Windows não conseguia instalar esse drive já que ele não tinha no próprio sistema, não sei se nas novas versões isso mudou.

  36. Sheldon Bastos

    Fui tentar fazer o procedimento porem o celular nao identficou o arquivo mesmo o colocando conforme orientaçao fora de qualquer pasta, fui tentar pelo recovery apareceu o robozinho caido e a msg nenhum comando e celular nao liga mais o que fazer

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Sheldon você precisa colocar um arquivo por vez, apenas aquele que irá usar, na tela sem comando basta segurar o botão de ligar e apertar o de volume, logo depois selecione a primeiro opção reboot, o smartphone irá reiniciar sem qualquer problema.

      1. Sheldon Bastos

        Meu caro Marcos, obg pela resposta quase imediata. Consegui acessar o arquivo pelo recovery do aparelho, a instalaçao demorar ou é rapida pq aqui ja esta com uns 5 minutos. :?

            1. Marcos Gonçalves da Silva

              Sheldon, isso mesmo, um por vez na ordem que foram postados, lembrando que para acessar o armazenamento interno no PC você precisa ir no smartphone, baixar a barra de notificação, aperte em USB Carregamento e escolha transferência de arquivos.

  37. Daniel

    oi
    o que acontece quando sair o release oficial OTA e eu tiver este instalado? vou conseguir atualizar OTA ou preciso fazer conforme este tutorial?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Daniel se atualizar até a última versão, a atualização vira a oficial, o seu Moto Maxx irá receber depois as mais recente versões diretamente da Motorola.
      A versão oficial era para ser até 24.66.1, mas por algum motivo a Motorola parou de liberar a atualização e agora está só lançando as versões de testes, por isso, basta sempre voltar aqui para conferir quando uma nova versão estiver disponível.
      Mas quando a versão oficial sair novamente, você já estará nela se estiver atualizando usando todos os arquivos que são postados aqui no site.

  38. João Pedro Cazerta Gabarra

    Muito bom o tutorial.. tudo instalado já..
    Só fiquei com uma dúvida. Os patchs de segurança eu tenho q instalar um por um ou é recebo automaticamente?

      1. João Pedro Cazerta Gabarra

        Eu instalei até a última atualização (maio). A partir de agora começa a atualizar sozinho?

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          João, na verdade nem era para existir essa última atualização, mas com alguns problemas a Motorola cancelou a liberação da versão oficial e está lançando esses versões de teste, por isso, não tenho como afirmar se essa será a oficial ou se terá outras atualizações de teste.
          O melhor é sempre voltar e conferir se temos alguma novidade.

  39. Carlos

    Boa tarde Marcos! Parabéns pelo tutorial. Realizei os procedimentos mas na atualização Blur_Version.24.66.2 não consigo encontrar mesmo realizando o procedimento para forçar a atualização. Ao realizar o comando “Apply update from SD Card” meu aparelho não encontra a atualização. Por gentileza como devo proceder?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Carlos que estranho, recomendo que baixe novamente a atualização e que você veja se ela não está dentro de alguma pasta.
      Era para ela estar visível mesmo se o arquivo estiver corrompido, tente baixar novamente para ver se o seu problema é resolvido.

      1. Carlos

        Tentei novamente, ao realizar o procedimento recebo a seguinte mensagem:
        ge 0/0 – Supported API: 3 – E:unknown volume for path [/sdcard] – internal and externa memory cannot be mounted – installation aborted. Aparentemente ele não consegue ler a unidade voltando novamente ao menu de opções. Se tiver alguma outra alternativa peço gentilmente que me informe. Desde já obrigado e parabéns novamente pelo tutorial.

  40. Jefferson Gobbo

    Bom dia senhores, O tutorial está ótimo e muito bem explicado, mas eu sugiro que seja incluido no post uma lista de Bugs encontrados pelos usuários e quais as soluções, quando houver, na sequencia.

  41. Iuri Mota

    Oi Marcos! Tudo bem? Depois da atualização Blur_Version.24.66.2 ficou ótimo, mas não está funcionando a net 4g da VIVO. Vc sabe me dizer se tem algo que posso fazer? Obrigado e até logo!

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Iuri, aqui algumas vezes tenho esse problema, mas é questão de segundos para ele se conectar novamente no 4G.
      No seu caso recomendo que você vá em “configurações”, “Fazer backup e redefinir”, após isso escolha a opção “Redefinir configurações de rede”, ao selecionar você irá apagar todas redes Wi-Fi e redes da operadora que estão salvas no seu Moto Maxx, talvez isso ajude com o seu problema.

  42. Peter

    Muito legal, deu certinho aqui, ficou muito bom o Moto Maxx com marshmallow, vale muito a pena. Agradeço muito!
    Achei o lollipop muito ruim, cheio de lags.

  43. Julio Cesar

    Ótimo tutorial :D
    Finalmente consegui atualizar meu aparelho! Parabéns pelo trabalho e boa sorte ;)
    Obs: Sabe dizer o pq o recurso de balançar o celular, para ativar a lanterna não funciona a parti da versão 24.61.61 ??? achei o recurso ótimo e fiquei um pouco insatisfeito, por não estar funcionando…

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Julio o movimento da lanterna apresentava muito problemas com algumas pessoas, comigo mesmo raramente funcionava corretamente, por apresentar tanto defeito a Motorola deve ter removido para evitar reclamações.

      1. Richard Jordan

        Cara, o que é Doze? Doze é aquele app Doze que tem a corujinha o é um sistema inteligente do próprio android?

  44. José Carlos Rondinelli

    Ola Marcos , fiz todos os procedimentos , mais fui olhar a versão do sistema esta assim :
    24.66.1 quark_retbr.retbr.en.BR tefbr o meu esta “tefbr” no final . E olhei de outras pessoas o final está retbr e não tefbr , o que pode ser ?

      1. José Carlos Rondinelli

        Obrigado Marcos ,
        esqueci de agradecer pelas dicas e pelos arquivos …. tudo esta rodando perfeito , o aparelho ficou muito melhor …….. obrigado !

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          José realmente o Moto Maxx vira praticamente outro aparelho com essa atualização, também estou muito feliz usando o Android 6.0 no aparelho.
          Eu que agradeço pela visita e por voltar e comentar, muito obrigado.

  45. Eduardo Oliveira

    Estou com a versão 24.66.1, porém gostaria de voltar a 24.61.61 pois meu aparelho está apresentando alguns problemas…os sensores as vezes funcionam, e em outras ele não reconhece, até travar o aparelho e depois volta ao normal, acredito que ao instalar a nova atualização deve ter corrompido algum arquivo ou algo do tipo…sabe se eu conseguiria voltar para a atualização do dia 1 de março?

      1. Eduardo Bezerra de Oliveira

        Fiz a restauração, porém, continua com o mesmo problema, o estranho é que todos os sensores param, e depois de um tempo voltam, e assim vai…isso só está acontecendo depois da atualização pra versão 6.0…sem falar no wifi que está com um sinal muito fraco em determinados locais que antes da atualização funcionava tranquilamente…tem ideia do que pode estar acontecendo?

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Estranho esses problemas, já verificou se tem algum aplicativo interferindo, outro detalhe importante é em qual aplicativo você está vendo se os sensores estão funcionando? Dependendo do app ele pode não ser compatível com o Moto Maxx.

  46. Luiz Germano

    Marcos, me dá um help por favor…
    Fiz o procedimento certinho e atualizou para o ”Marsh”
    Porém só até a primeira atualização (24.61.61), porém quando fui instalar a segunda (transferi para a memória interna) e o ”Procurar por atualizações” não reconheceu o segundo soak…
    Por conta disso, fiz o procedimento: ”Power/Volume – ” >> ”Recovery Mode” >> ”No command” >> ”Power/Volume+” e em seguida ao invés de dar o bendito menu para acessar o “Apply update from SD Card” o aparelho simplesmente reinicia normalmente … E agora o que eu faço ?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Luiz só segure o botão de ligar (power) e aperte o de volume uma só vez, depois solte e use os botões de volume para conseguir acessar as outras opções, tudo indica que você apertou o botão de volume mais de uma vez, como a primeira opção é a de reiniciar então pode ser isso.

  47. Henrique De Sá Tschumi

    Cara. fiz todos os procedimentos no meu Moto Maxx e deu tudo certo, sem problemas. Fui instalar no moto Maxx da minha namorada e apos a atualização 24.61.68, o celular fica reiniciando direto. Antes de reiniciar ele fica dizendo que vários aplicativos travaram, o principal deles com.qualcomm.atfwd, e ele reinicia. O que eu faço?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Henrique nesse caso é preciso fazer uma restauração de fabrica, para isso, desligue o aparelho,ligue novamente segurando o botão de diminuir o volume, o botão de ligar você deve soltar quando o aparelho ligar, mas só solte o botão de volume ao aparecer um menu, os botões de volumes vão para cima ou para baixo, o botão de ligar é usado para dar “ok”, selecione a opção “Recovery Mode”.

      O Moto Maxx vai reiniciar, logo depois veremos uma tela com o Android deitado escrito “No command”, agora segure o botão de ligar e aperte o volume para cima, selecione ” Wipe data/ Factory reset”, logo depois “Userdata + personalized content” e escolha “Yes”, lembrando que esse procedimento irá apagar todos os seus arquivos, quando o procedimento acabar aperte em “Reboot sytem now” para reiniciar o aparelho.

      1. Henrique De Sá Tschumi

        Fiz esse procedimento, resetou realmente o celular, porém continua com o mesmo problema, reiniciando direto e falando que aquele app parou de funcionar.

        Creio que terei que levar na assistência mesmo…

  48. Vinicius Barcelos

    Me levou a madrugada toda, mas consegui…
    Para quem nunca atualizou, é necessário fazer gradativamente as evoluções.
    Instala a V. 24.61.61. Desinstala e coloca a V. 24.61.68 e só então, consegue instalar a V. 24.66.1…
    Amanhã eu testo!
    Obrigado pelo tutorial.

  49. Hebert Leandro

    Cara, muito obrigado. Estava casado de esperar. Efetuei os procedimentos passo-a-passo, instalou tudo direitinho aqui. Até agora não vi nenhum bug. Vlw

  50. Luiz Fernando G Da Luz

    o meu moto maxx não está encontrando o update. a minha versão atual é LXG22.33-12.11 e não LXG22.33-12.16 como descrito. qual o procedimento que devo fazer agora?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      É só ir em em “Configurações”, “Sobre o telefone” e em “Atualizações do sistema”, ai irá aparecer que tem uma versão nova, quando acabar de instalar seu aparelho estará na versão com o final 16.
      Qualquer coisa siga o procedimento para instalar uma nova firmware para conseguir usar a versão correta do sistema.

          1. Luiz Fernando G Da Luz

            tentei e da erro quando tento executar atualização .13. tem como instalar isso fazendo root no aparelho?

            1. Marcos Gonçalves da Silva

              Luiz é só instalar a nova firmware e esperar a atualização para a versão 16 chegar, não coloque os arquivos do Android 6.0 Marshmallow antes de conseguir atualizar se não você não recebe a versão 16.
              Só é possível atualizar o sistema se ele não tiver o root liberado, por isso, recomendamos que você instale uma nova firmware para garantir que nada possa impedir que seu aparelho possa ser atualizado.

  51. EduardoAA

    Tudo certo. Fiz como estava no tutorial. Rodando uma beleza e sem qualquer problema. Obrigado Marcos

  52. Caio Nascimento

    Rodando liso, esqueci de agradecer, obrigado.
    Tive alguns problemas, mas consegui resolver todos…

  53. Willian Carlos Quandt

    Não entendi ainda se essa versão é a final ou se é ainda uma versão de teste,mas de qualquer forma eu instalei as três e está tudo certo aqui, não perdi nenhum arquivo, ainda não encontrei bugs. Será que a Motorola ainda vai lançar alguma atualização?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Willian essa era uma versão de teste, mas agora é a oficial, se você instalou os três arquivos, a sua versão é a oficial que a Motorola está liberando para todo mundo, se a fabricante liberar uma nova versão do sistema você irá receber diretamente no aparelho.

  54. Franklin Moraes

    Marco, estou voltando aqui por estar com problemas de notificação. O aparelho recebe a notificação porém o faz sumir. Já tratei o aplicativo como prioridade mas ele não fica nas notificações de jeito algum, algo que posso fazer? além de já pensar em restaurar de fábrica? Nossa, tô odiando essa atualização oficial da motorola, sério!

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Franklin você precisa ver se o aplicativo é compatível com o Android 6.0 Marshmallow, tem alguns aplicativos que podem apresentar problemas na nova versão e dessa forma você precisará esperar uma atualização para que o problema seja corrigido.
      Se ao atualizar para a nova versão você já fez uma restauração de fabrica, não é preciso fazer novamente.

  55. Adriano Matarazo

    Atualizei todas as versões… agora estou com a 24.66.1. Único problema é que não pega 4G e 3G, no máximo H+. Alguém sabe o se é alguma configuração?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Ahlan Jones sim, basta instalar as três versões, as três atualizações deixa o aparelho em sua versão oficial do Android 6.0 Marshmallow que já está sendo liberada pela Motorola e você receberá normalmente qualquer outra atualização que a Motorola lançar.

  56. Edson Cunha

    Como vocês verificam a autenticidade dessas ROMs que estão disponíveis para download no Mega?
    Quero muito o Android novo, mas não quero instalar pacotes adulterados.
    Na verdade, até verifiquei o certificado que foi usado, e ele é no mínimo estranho.

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Edson, pode ficar despreocupado, com a recovery oficial você só consegue instalar atualizações oficiais da Motorola, tanto que só é possível instalar ROM e outros itens modificados se você trocar a recovery oficial, ou seja, se você não fez nenhuma alteração em seu aparelho, ele só irá instalar itens liberados oficialmente pela Motorola.

      1. Edson Cunha

        Você tem o link aí da recovery oficial para instalar caso essa ROM dê algum problema?
        O máximo que consegui acessar foi uma lista de imagens de desenvolvedor no site da Motorola. Mesmo assim, você tem que fazer um pedido de acesso para eles aprovarem.

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Edson a recovery já faz parte do sistema quando você instala uma nova versão em forma de atualização ou um nova firmware, infelizmente a Motorola só liberou a atualização via OTA, ou seja, no próprio aparelho, estamos esperando ela lançar a firmware oficial do Android 6 Marshmallow para que seja possível reinstalar o sistema em caso de algum problema.

  57. Franklin Moraes

    Pessoal, a nova versão 24.66.1 está horrível! Parece o 5.0.2, sem tirar nem por, consumo de bateria se esvai em pouco tempo, escutou 1 música? o aparelho esquenta, ele esta travando e esquentando com pouco tempo em mãos. A melhor versão mesmo 24.61.61, não migrem.

    1. Franklin Moraes

      Uma dúvida, será que eu vou precisar fazer o downgrade pro Lollipop p/ voltar a versão 24.61.61 de teste?

      1. Marcos Gonçalves da Silva

        Franklin tente fazer uma restauração de fábrica no aparelho, pode ser alguma incompatibilidade, não recomendo tentar voltar para a versão anterior, caso tenha algum problema não tem como instalar a firmware oficial já que ela ainda não foi liberada, ou seja, qualquer erro e você ficará sem poder utilizar o por alguns dias.

            1. Franklin Moraes

              formatei o aparelho, e parece que a última versão que você disponibilizou aqui no site, já é a oficial.

                1. Franklin Moraes

                  Marcos man, isso é uma tristeza, oque mais me incomoda é a lanterna… poxa, que falta!

  58. Luiz Fernando

    Galera, tudo rodando pianinho e bateria pulou de 6horas de tela, para no mínimo 9 horas de tela. Realmente um salto. Lamentei perder o movimento para ligar a lanterna. Na 3ª atualização, a 24.66.1, tiraram. Tomara que volte. Apesar de poder acionar pelo assistente de voz, sem problemas. hehehe.

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Luiz que bom que conseguiu atualizar e está tudo funcionando corretamente, também não entendi o motivo da retirada do gesto da lanterna, mas comigo era difícil funcionar corretamente,então muitas pessoas podiam estar com o mesmo problema, vamos esperar para ver se Motorola pode em uma futura atualização trazer o recurso novamente para o Moto Maxx.

  59. Antonio Oliveira

    Olá Marcos. Consegui atualizar meu Moto Maxx para a 6.0.1 (24.66.1), mas tenho um pequeno problema. Quando reinicio o celular, ele fica parado no bootloader (tela com o robô deitado SEM O SINAL de exclamação) e para continuar com o boot, eu preciso apertar o botão power – daí o processo continua e carrega o sistema. Estou com o TWRP 3.0.2 instalado. Você tem alguma dica para resolver isso? Obrigado.

      1. Antonio Oliveira

        Marcos, encontrei a solução: Esse problema se chama “fastboot loop” e para resolver basta enviar o comando “fastboot oem fb_mode_clear”. Obrigado e um forte abraço.

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Antonio muito obrigado por ter voltado e compartilhado a forma de resolver o problema, espero que sua resposta ajude muitas outras pessoas que tiverem o mesmo problema, novamente muito obrigado pela visita e por seu comentário.

  60. Daniel Ribeiro

    Quando vou em procurar atualizações, ele não acha… Dá a mensagem que já está atualizado…

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Daniel confira se o seu Moto Maxx está na última versão e não é de operadora, se tudo está certo, você pode usar o mesmo procedimento feito para instalar a primeira atualização através do recovery do aparelho.

          1. Daniel Ribeiro

            Faço o procedimento da primeira atualização e qdo vou em atualizar software, ele não encontra. Posso forçar por mode recovery como vc fez na segunda e aplicar na primeira? Apply update from SD Card

              1. Daniel Ribeiro

                Não consegui pelo Apply update from SD Card, vou mudar o firmware utilizando o tutorial que você passou em seu site ensinando a “Como instalar o firmware de fábrica em seu Moto Maxx postagem 01/08/15”. Esta da certo? É isso? Ou tenho que baixar outro firmware sem ser esse pra dar certo. Obrigado pela atenção, sou leigo e to aprendendo agora.

                1. Marcos Gonçalves da Silva

                  Daniel isso, por algum motivos alguns poucos aparelhos não conseguem atualizar e precisam de um novo firmware, você pode ver nos comentários o caso do Fernando Pires que só conseguiu instalar a atualização depois de instalar um novo firmware.

                  1. Daniel Ribeiro

                    Instalei tudo certinho, ATUALIZEI para o o Marshmallow mas não reconhece a memória interna quando conecto ao pc, ou seja até aparece la o XT1225, mas não mostra o disco, ou seja os 64 gb, não consigo acessar a memória interna para poder copiar a segunda atualização. O que eu faço?

                    1. Marcos Gonçalves da Silva

                      Daniel no Android 6.0 Marshmallow o Moto Maxx fica um pouco diferente quando conectado no PC, ele não é mais reconhecido apenas por estar conectado, você precisa ir na barra de notificações e apertar em “USB para carregamento” e depois escolher a opção “Transferências de arquivos”.

  61. Kelvin Mauricio

    amigo tava lendo o tutorial e nao entendi muito , o meu ai ta no Lollipop , preciso fazer os 4 downloads q tem disponivel no tutorial ??

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Kelvin se você está na ultima versão do Lollipop com o final 16, você só precisa baixar o primeiro arquivo OTA e depois as duas atualizações, se baixando os arquivos não conseguir ou apresentar algum erro, a recomendação é usar o tutorial para instalar uma nova firmware em seu Moto Maxx para depois conseguir atualizar sem problema.

  62. Daniel Floriano

    Marcos, preciso de uma ajuda, ao fazer o tutorial o aparelho está com todos os sensores travados e o app do telefone tbm está travado, demora em torno de 20 minutos para iniciar mas inicia… Isso é um saco… Não sei oq deu errado mas eu fiz tudo certo. Será que é possível instalar a primeira atualização via recovery? Pois seria uma tentativa de conserto do celular.
    Agradeço qualquer ajuda
    Obrigado

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Daniel você pode sim instalar novamente a atualização via recovery, mas não sei se irá instalar, por ser uma versão mais antiga o sistema pode não instalar, em todo caso no recovery você pode usar a opção Wipe Data Factory Reset, ela irá apagar todos os seus dados, mas resolverá os seus problemas.

      1. Daniel Floriano

        Vou tentar mais tarde instalar a primeira atualização pelo recovery, e de qualquer jeito já fiz o Wipe Data Factory Reset e não resolveu nada… Tem algum outro jeito? O celular não está com o bootloader desbloqueado não sei se isso impede a instalação, mas se puder me ajudar eu agradeço.

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Daniel o bootloader desbloqueado não impede a atualização, mas o root impede, recomendo que instale uma nova firmware e siga o tutorial, instalando uma nova firmware é certeza que o procedimento irá dar certo.

            1. Marcos Gonçalves da Silva

              Daniel não impede a atualização, só o software com problema, em uma versão diferente ou modificado, por exemplo, com root, que não permite ser atualizado, por isso, a recomendação é instalar uma nova firmware quando não conseguir instalar essa nova versão.

                1. Marcos Gonçalves da Silva

                  Daniel o certo é usar o Android 5.0.2 para instalar novamente, tente ver se o download terminou corretamente, muitas vezes o problema é a firmware que não baixou por inteiro, qualquer coisa deixe seu comentário na página do tutorial para que a gente tente te ajudar.

  63. Jonathan David

    Obrigado pelo tutorial! Eu não aguentava mais esperar pela atualização “oficial” e decidi instalar e deu tudo certo. O sistema está muito mais fluído, sem falar com todas as qualidades que o Marshmallow entrega. Testei no AnTuTu quando tinha o Android 5.0.2 e marcava 70360. Agora com o Android 6.0.1 marcou 80345!

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Jonathan eu que agradeço a visita, realmente é muito fácil seguir o tutorial, ao usar o Moto Maxx depois da atualização você fica até surpreso como o aparelho está muito rápido, nessa atualização a Motorola caprichou!

  64. Adriano Guedes Driguedes7

    Preciso saber se quem tem o Moto Maxx com root se fizer à atualização para o Marshmallow perde o root? E tbm preciso saber se está atualização apaga os dados do aparelho?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Adriano algumas pessoas estão perdendo os dados em alguns poucos casos, a recomendação é fazer backup dos seus arquivos, com root não é possível atualizar e nem receber atualizações, mas basta instalar um novo firmware de fabrica para conseguir atualizar.

  65. Helber Pereira

    instalei conforme orientações e tudo ok, menos o google now que só fica em ingles mesmo modificando a opção de lingua. Vc poderia me ajudar?

  66. André Santoro

    Fiz todo o procedimento e funcionou maravilhosamente bem, depois fui tentar refazer o processo de root e… briquei o aparelho. Preciso de ajuda! Como faço pra reverter? Tentei restaurar o firmware, colocar os arquivos originais, mas nada vai!

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      André se conseguir acesso a memória interna do aparelho você pode colocar os arquivos do tutorial e instalar igual é mostrado na atualização 2, via recovery, como ainda não saiu a imagem de fábrica fica um pouco difícil restaurar o aparelho. Sobre o root vou esperar sair o imagem de fábrica ser lançada para depois fazer um tutorial explicando certinho como se faz.

  67. ²He

    @MarcosGoncalves:disqus, estou rodando a versão do sistema 22.34.16 (numero da versão LXG22.33-12-16, não sei se isso importa), tem que seguir o tutorial desde o começo dele ou posso instalar só o que saiu dia 26/04?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      ²He você precisa instalar as três atualizações na mesma sequência, uma não irá funcionar sem a outra, a primeira é a principal e as outras são somente complementos e por isso você precisa instalar todas na mesma ordem.

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Uelisson a versão 24.66.1 é a versão oficial e já está sendo lançada para todos, se você seguiu todos os passos e está nessa mesma versão, você não precisa fazer nada, seu Moto Maxx já está com a versão oficial, se estiver com as versões anteriores, basta atualizar para a versão 22.66.1 e você irá receber todas as novas atualizações oficiais que a Motorola irá lançar.

  68. Uelisson

    Alguém sabe como acender a lanterna.. Disse que era apenas balançar. A minha ta acendendo não. Serar que tem que ligar alguma coisa

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Uelisson o gesto de acender a lanterna foi removido a partir da segunda atualização, o gesto só ficou disponível na primeira versão do Android 6.0 Marshmallow para o Moto Maxx, mas por algum motivo a Motorola removeu.

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Uelisson conseguiu resolver o problema? Seguindo o tutorial não tem como ter problema, já que a atualização é a oficial de teste, ela só é instalada quando tudo está certo, se tiver algo errado ela não é instalada e não acontece nada com seu Moto Maxx.

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Uelisson iremos postar todas as atualizações até sair a versão oficial, então você pode voltar e sempre conferir se tem uma nova versão, se preferir pode nos seguir nas redes sociais para ficar sempre informado quando uma nova versão for liberada.

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Richard infelizmente não temos o log das mudanças, mas ao que tudo indica essa ultima versão 66.1 foi somente algumas correções e também remoção de alguns gestos, no pouco tempo de uso, parece que a bateria deu uma melhorada e o Moto Maxx está com um excelente desempenho.

      1. Richard Jordan

        Valeu Marcos, pois é até agora tem me atendido em tudo o moto maxx é um baita aparelho ! O desempenho está muito bom e essa bateria é uma delícia, sem falar nos mais de 50gb livres! Abraço!

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Lucas, não de forma alguma, essa é uma atualização liberada pela própria Motorola, ela só está sendo testada nesse momento, mas se tornará a oficial hora ou outra, então você não perde a garantia do aparelho.

  69. Bruno Hostins

    Atualizei para a Soak 1 e notei uma diferença absurda de desempenho. Ficou excepcionalmente mais rápido na versão 6.0. Só uma dúvida. Após as atualizações posso excluir os arquivos?

  70. Fernando Pires

    Marcos, fiz tudo como indicou, mas quando ele reinicia e entra na tela de instalação, ele carrega a barra mais ou menos uns 30% e daí aparece o robô deitado com a barriga aberta e embaixo dele está escrito em vermelho ERRO. O que pode ser? Daí ele reinicia e diz que houve um problema e não pode efetuar a atualização.

      1. Fernando Pires

        Mesmo baixando o arquivo novamente não funcionou. Inclusive voltei para as configurações de fábrica e mesmo assim também não deu. Ele achou o arquivo baixado pede para reiniciar pois irá instalar atualização e quando começa aquela barrinha verde com logo do Android ele vai até uns 30% depois da mesmo erro volta reiniciar o celular e diz que não foi possível fazer atualização

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Fernando, confira se versão você possui a versão com o final 16 e não pode ser de nenhuma operadora, qualquer dúvida, primeiro faça um backup dos seus dados, depois siga o tutorial do começo inclusive instalando um novo firmware de fábrica.
          Confira se o arquivo baixado possui o tamanho de 973MB e tente instalar novamente.

          1. Fernando Pires

            Então, mesmo ele não sendo de operadora (ele é Retail) tenho que instalar o novo firmware de fábrica? Pois nunca mexi na versão dele, ou seja, esta como veio de fábrica ainda.

            1. Marcos Gonçalves da Silva

              Fernado verifique se ele está nessa versão https://www.ajudandroid.com.br/wp-content/uploads/2016/03/moto-maxx-android6.0-mashmallow-3-169×300.jpg se estiver e a atualização não está funcionado, se você tem certeza que o arquivo baixado está no tamanho certo, o melhor a se fazer é instalar o firmware novamente.

              Mas não se preocupe, isso não afeta a garantia do aparelho, você só estará instalando o sistema oficial do aparelho novamente.

              1. Fernando Pires

                Versão do sistema: 22.34.16 quark_retbr.retbr.en.BR retbr
                Número da Versão: LXG22.33-12.16

                  1. Fernando Pires

                    não, coloquei direto na raiz, ele acha a atualização e tudo, mas quando começa e diz que irá reiniciar em 10 segundos e após essa reinicialização ele fica naquele robô que logo abaixo dele esta a barra de status verde, essa barra vai mais ou menos até uns 30% e dai trava e aparece o robo deitado escrito erro, após isso ele reinicia e então recebo a mensagem que deu erro e não foi possível atualizar.

                    1. Fernando Pires

                      Marcos, deu tudo certo, fiz como disse partindo da instalação do firmware de fábrica, passando pela atualização Marshmallow versão 24.61.61 e depois para a 24.61.68, agora vamos ver como ficará o Moto Maxx. Valeu por tudo amigo, Deus te abençoe meu caro.

            2. Fernando Pires

              Marcos, deu tudo certo, fiz como disse partindo da instalação do firmware de fábrica, passando pela atualização Marshmallow versão 24.61.61 e depois para a 24.61.68, agora vamos ver como ficará o Moto Maxx. Valeu por tudo amigo, Deus te abençoe.

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Richard, na nova versão o movimento de “machado” para acender a lanterna foi retirado, o aparelho ganhou novos gestos que você pode conferir no aplicativo “Moto”, o sistema está mais rápido e muito responsivo, mas parece que o gasto de bateria aumentou um pouco.

      1. Richard Jordan

        Ah sim, obrigado, notei mesmo o sistema mais rápido, sobre a bateria ainda não notei nada, obrigado pela resposta.

  71. Letícia Müller

    “Não será possível voltar ao Android 5.0 depois de instalar a nova versão, então pense bem antes de fazer o procedimento.”

    Nem utilizando o método descrito em “Como instalar o firmware de fábrica em seu Moto Maxx”? Ou seja, flashando a ROM de fábrica?

    Obrigada.

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Letícia ainda não fiz o procedimento e no momento não recomendo fazer, já que se acontecer algum problema e o Android 5.0 não funcionar não irá ser possível retornar ao Android 6.0 sem o firmware que ainda não foi lançado de forma oficial, ou seja, se não funcionar instalar novamente o Android 5.0 você não conseguirá usar o seu Moto Maxx até sair a firmware oficial do Anndroid 6.0.

      1. Letícia Müller

        Até então encontrou algum bug nesta versão atual? Fora o wifi que você citou que corrigiu restaurando padrão de fábrica.

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Letícia até o momento o aparelho está perfeito, inclusive já saiu uma atualização, mas como foi liberada ontem de noite, como é recente não sei se possui algum problema, mas o Moto Maxx está mais rápido do que nunca.

          1. Letícia Müller

            Depois de instalado está versão é possível receber atualizações pelo próprio celular (ota)? Obrigada pelas infos!

            1. Marcos Gonçalves da Silva

              Letícia só será possível receber atualizações via OTA se estiver usando a versão oficial (a última versão de teste), como no momento não sabemos se terá mais versões de teste, o melhor a se fazer é sempre retornar aqui para conferir se tem uma nova atualização.
              Mas não se preocupe, quando estiver atualizado para a última versão de teste, automaticamente ela se torna a oficial e você conseguirá receber as novas atualizações que a Motorola lançar de forma oficial.

  72. Ricardo Mc

    Adquiri o meu XT1225 há 3 dias e ainda não mexi. Veio com a versão 5.0.2 (22.34.16.quark-retbr.retbr.en.br retbr). Nesse caso, já está pronto pra atualização, certo?

    Tenho 4 dúvidas pra quem já testou:
    1- como está o funcionamento dos sensores? o active display está reagindo rápido com o sensor de presença?
    2- como está a agilidade da câmera, sobretudo ao ativa-la agitando o aparelho?
    3- algum bug, queda ou perda notável com wifi, 4g ou rede?
    4- como está a temperatura dele após a atualização?

    Desde já agradeço qq esclarecimento!

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Ricardo, isso, nessa versão você só precisa baixar o arquivo e iniciar a atualização.

      Sobre suas dúvidas, segue as respostas:
      1- Está basicamente da mesma forma, só pouca coisa mais rápidos.
      2- Melhorou muito a câmera, para ativar e para tirar foto o Moto Maxx está muito rápido, até a câmera frontal não está travando como antes
      3- Até o momento único bug que ví foi com o Wi-Fi que estava consumindo muita bateria, mas uma restauração de fábrica resolveu o problema.
      4- A temperatura continua basicamente a mesma.

      Eu que agradeço pela visita.

      1. Ricardo Mc

        Show Marcos! Já vou migrar pro 6.0. Na verdade acho q o wifi consome realmente bastante bateria pq estou com ele há 3 dias e já carreguei 2x. Não usei quase nada e tá até sem chip da operadora. A unica coisa ligada é o wifi mesmo. Muito obrigado pela resposta e pelo tutorial.

  73. Richard Jordan

    Baixei, aqui e estou usando, até agora tudo certinho!

    Uma dúvida, quando houver futuras atualizações nós que instalamos essa atualização pro 6.0.1 vamos receber via OTA né?

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Richard, essa é a versão de teste, se sair mais uma atualização para ela iremos colocar mais um arquivo para fazer o processo de atualização novamente, se a Motorola achar que essa versão está boa, você não precisará fazer nada já que irá receber as novas versões sem qualquer problema.
      Em resumo, você irá ter que atualizar novamente dessa forma se uma nova versão de teste for lançada, se a versão atual de teste se tornar a oficial você não precisa fazer nada para receber todas as outras atualizações oficiais.

      1. Richard Jordan

        Ah sim, muito obrigado! Parabéns pelo tutorial super fácil e esclarecedor !

        Eu usava um MOTO G desde novembro de 2013, até semana passada, um super celular pra mim, raramente travava, ai decidi pegar um MOTO MAXX, peguei ele dia 1 de abril rsrs, estou gostando muito!

        1. Marcos Gonçalves da Silva

          Richard no Android 5.0.2 Lollipop o aparelho apresentava muitos problemas, mas com o Android 6.0 Marshmallow o Moto Maxx está realmente rápido e sem muitos problemas para atrapalhar.
          O Moto Maxx foi uma ótima aquisição da sua parte, agora é só aproveitar o smartphone.
          Eu que agradeço pela visita.

  74. Franklin Moraes

    Bom, não realizei a tarefa pra transformar o aparelho em Retail, até porque ele já é um, baixei os arquivos mas ele não att..

      1. Franklin Moraes

        sim, esta na versão final, por isso ñ baixei. Sobre por o arquivo no sistema, eu acho que fiz certo, tipo.. Ele veio zipado, eu dezipei no aparelho, não coloquei em nenhuma pasta. Quando você diz baixar novamente, é baixar tudo novamente? :O

          1. Franklin Moraes

            a pronto, achou a atualização, nossa, como sou burro! kkkkkkkkk, obrigado Marcos, ajudou muito!!

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Yuri, ainda não fiz root, por essa não ser a versão final da atualização, se fizer root, depois teremos problemas para receber e instalar as novas versões, por isso, vou esperar a versão final para fazer root.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 2 =