Tecnologias

Usando alto-falante e o microfone tecnologia quer substituir sensores de proximidade

Sensor de proximidade

Anunciada nova tecnologia quer usar o alto-falante e o microfone para substituir sensores de proximidade dos aparelhos.

Praticamente todo mundo sabe o que é o sensor de proximidade, ele serve para acender ou apagar a luz da tela do seu aparelho, essa função é muito útil principalmente em ligações, assim a tela se mantem desligada e evita toques acidentais com o rosto do usuário.

Nos aparelhos o sensor de proximidade é visto como um ponto pequeno preto, geralmente ao lado da câmera frontal do aparelho.

galaxy-a5-sensores

Agora a norueguesa Elliptic Labs apresenta uma nova maneira de se livrar dos sensores de proximidade, eles usam o alto-falante e o microfone do próprio aparelho para conseguir identificar a distância de um objeto da tela do dispositivo.

A tecnologia imita os morcegos, animais que usam frequências de som para se localizarem e saberem a distância dos objetos, ou seja, o alto-falante do aparelho irá emitir um som de baixa frequência e o microfone conseguirá escutar, com a ajuda de um software será possível calcular de forma rápida a distância dos objetos.

Como o sensor de proximidade, o software irá saber a distância dos objetos perto da tela, se muito perto o comando será de desligar a tela, se estiverem longe a tela irá se manter ligada.

Mas além de ser usado como sensor de proximidade, o software permite que o microfone e o alto-falante sejam usados para outros fins como, por exemplo, mostrarem as novas notificações na tela do aparelho somente passando a mão sobre ele, algo parecido com o que existe no Moto Maxx, mas sem precisar dos sensores de infravermelho.

A principal ideia dessa nova tecnologia é tentar deixar os aparelhos melhores possíveis, mesmo que os sensores de proximidade são pequenos e possuem o tamanho de 2 mm x 2 mm, eles estão ocupando um espaço precioso e podem até atrapalhar quando a fabricante quer adicionar algo como uma melhor câmera frontal.

Sensor de proximidade

Elliptic Labs fala que muitas fabricantes estão interessadas nessa nova tecnologia e que ela poderá equipar alguns aparelhos possivelmente ainda em 2016, nome das fabricantes não foram citados até o momento.

A empresa ainda lembra que trabalha em uma tecnologia inovadora que permite usar o smartphone através de gestos, podemos ver mais no vídeo abaixo:

Via: Engadget

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *