Notícias

Google já lançou correção para falha que pode afetar 66% dos aparelhos Android

Android logo

Depois da descoberta de uma falha no Linux que poderia comprometer outros sistemas, Google lançou correção para o problema que poderia afetar 66% dos aparelhos com Android.

Conhecido como CVE-2016-0728, a falha existe no Linux desde 2013 e afeta o Kernel 3.8, em resumo o problema permite que aplicativos maliciosos possam invadir o sistema e que tenham acesso root, com esse acesso liberado é possível fazer qualquer coisa sem a autorização do usuário, saiba mais em “Falha de segurança do Linux afeta cerca de 66% dos aparelhos com Android”.

Agora o Google anuncia que já lançou a correção para o problema e revela algumas coisas interessantes sobre o problema e possíveis sistemas que foram afetados por essa falha.

O primeiro relato de que até 66% dos aparelhos Android são afetados pela falha podem ser menores por muitas razões diferentes.

A falha inicialmente afeta somente aparelhos com o Android 4.4 KitKat ou versões anteriores, além disso muitos aparelhos com o 4.4 estão livres desse bug.

Dispositivos com o Android 5.0 ou superior são totalmente livres dessa falha de segurança por usarem o SELinux, versão mais segura do Linux que evita muitas vezes que aplicativos possam modificar ou acessar partes importantes do sistema.

Android maquina

Mesmo com poucos aparelhos afetados por essa falha de segurança o Google foi rápido para liberar a atualização para seus parceiros, agora dependem das fabricantes para lançarem a atualização para os seus dispositivos afetados, lembrando que essa correção como garantia chegará no patch de segurança de março para todos os aparelhos da linha Nexus.

O Google ainda está investigando essa falha para saber como ela afeta todo o sistema Android e assim conseguir prever se existe outra falha parecida.

Infelizmente como a atualização ficará a cargo das fabricantes, essa correção poderá nunca chegar de forma oficial para muitos dispositivos já que dificilmente uma fabricante irá atualizar um aparelho que ainda está rodando o Android 4.4 KitKat.

Como sempre o jeito para esses consumidores é a instalação de uma ROM com no mínimo o Android 5.0 Lollipop, dessa forma você poderá manter seu aparelho e dados mais seguros.

Via: Google+

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *