Notícias

APIs Java não serão mais usadas no Android 7.0 Nougat e assim serão substituídas

Java Logo

Por causa de longa briga na justiça contra a Oracle, o Google decidiu que o Android 7.0 Nougat não irá mais usar APIs Java e elas serão substituídas por outras com funções parecidas.

Por muito tempo a Oracle dona do Java e o Google dono do Android estão em uma grande batalha judicial, a primeira acusa a segunda de usar seus códigos diretamente no sistema Android.

Essa batalha judicial acontece por mais de 5 anos, a Oracle até já afirmou que sem seus códigos o Android nem poderia existir, em um primeiro momento o Google ganhou o caso ao seu favor, mas tempos depois perdeu, agora a batalha ainda continua, mas o Google quer mudar muitas coisas independente do resultado final.

Em um anuncio o Google fala que o novo Android N irá remover todos as APIs que a Oracle acusa o uso irregular, com isso o Android agora irá focar no OpenJDK, que é a linguagem JavaSE que é de código aberto, totalmente gratuita e foi lançada pela antiga dona do java a Sun Microsystems.

rp_android.png

“Como uma plataforma de código aberto, o Android é baseado na colaboração da comunidade de código aberto … Com a próxima revisão do Android, pretendemos substituir as bibliotecas da linguagem Java com os de OpenJDK, a criação de uma base ainda mais firme de um código comum para os desenvolvedores para criar aplicativos e serviços. Google tem trabalhado extensivamente com a comunidade OpenJDK, e estamos ansiosos para fazer ainda mais para contribuir com o projeto OpenJDK para o futuro.”

As mudanças irão afetar diretamente os desenvolvedores, que em geral terão que modificar um pouco os aplicativos que estão sendo usados atualmente, mas essa mudança pode até mesmo acelerar o desenvolvimento de jogos e aplicativos.

Para os consumidores em geral essa mudança de API não irá afetar em praticamente nada, o sistema irá continuar a funcionar normalmente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

3 Comments

  1. A Google deveria fazer o que a Apple sempre fez: Focar em uma linguagem própria totalmente integrada ao sistema.

    Usar Java foi a pior coisa que ela fez no Android. Quem programa em Java sabe a chatisse que é, se comparado ao Objective-C e Swift

    1. Leo, eu sou programador java mobile há 10 anos. Conheço também objective c e Swift. O core Android foi feito a partir de java, da mesma forma que todas apps via SDK. E posso falar com certeza: você está falando uma bobagem para um programador de S.O.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *