Notícias, Samsung

Proteção contra restauração de fábrica tem falha de segurança nos aparelhos Samsung

Samsung OTG

Se possui um aparelho Samsung, saiba que o mesmo possui uma falha de segurança na proteção contra restauração de fábrica.

O Android 5.1 Lollipop chegou com várias melhorias, o seu destaque com certeza é a proteção contra restauração de fábrica, essa proteção funciona quando o aparelho é roubado ou perdido, mesmo se alguém fizer uma restauração de fábrica em seu aparelho, essa pessoa terá que saber o seu e-mail e senha para conseguir usar o aparelho, o mesmo só será desbloqueado caso seja inserido os dados corretamente.

Mas infelizmente aparelhos da Samsung podem ter essa segurança adicional burlada, isso de forma fácil, simples e que exige alguns minutos para ter um aparelho funcionando normalmente.

Os aparelhos das fabricantes possuem OTG, essa tecnologia permite que você use pen drive, teclados, mouse, controles e muito mais em seu Android. Os aparelhos da Samsung ativam de forma automática um gerenciador de arquivos quando um pen drive é colocar no aparelho.

Um usuário mal-intencionado com um pen-drive e um apk., consegue facilmente desbloquear o aparelho e o tornar usável sem que seja preciso colocar senha ou e-mail do usuário antigo.

Nas opções desse apk. é possível reiniciar o aparelho para as configurações de fábrica desativando a proteção contra restauração e assim facilmente temos acesso ao telefone como você fosse o dono, ou seja, em poucos minutos qualquer aparelho da fabricante poderá ser burlado, usado e até vendido sem qualquer tipo de trava.

Ao que tudo indica essa falha é possível que exista em qualquer aparelho que ao conectar um pen drive ele abra de forma automática um gerenciador de arquivos, mas ainda não temos certeza, o que sabemos é que os aparelhos da Samsung podem ser burlados facilmente com esse novo método.

O estranho é que se o aparelho está bloqueado e não pode ser usado, para que uma fabricante iria deixar ligado o OTG e até mesmo ativar de forma automática um gerenciador de arquivos?

Essa é uma falha grave de segurança e pode trazer uma insegurança para alguns usuários e por isso deverá ser algo que a Samsung precisa corrigir o mais rápido possível.

Infelizmente os usuários não possui qualquer forma de sanar esse problema, então vamos esperar que a Samsung traga atualizações para corrigir essa falha de segurança em seus aparelhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *