Notícias

Google pode restaurar e visualizar conteúdo de até 74% dos dispositivos com Android

Android cadeado aberto

Se a lei obrigar, Google pode restaurar e visualizar conteúdo de até 74% dos dispositivos com Android, tudo remotamente e sem qualquer interação do usuário.

A revelação foi feita por um documento preparado pelo gabinete do Procurador Distrital de Nova York, ele mostra que se o Google for obrigado por lei, pode redefinir, restaurar e permitir a visualização do conteúdo dos aparelhos com o sistema Android.

Isso é uma função realmente interessante, principalmente para a polícia conseguir recolher provas em caso de algum crime ou algo parecido.

Android Relatório novembro 2015

O Android 5.0 e versões superiores não podem ser restaurados e nem permitem que os dados sejam acessados, isso em grande parte pela criptografia do aparelho, mas essa função nem sempre chega ativado por padrão no sistema, mas isso irá mudar um pouco no novo Android, saiba mais em “Android 6.0 Marshmallow, Google exige criptografia, recurso Doze e scanner de digital de qualidade”.

“Examinadores forenses são capazes de contornar senhas em alguns desses dispositivos ao utilizarem uma variedade de técnicas forenses.

Para alguns outros tipos de dispositivos Android, o Google pode redefinir as senhas quando servido com um mandado de busca e uma ordem instruindo-os a auxiliar as autoridades policiais para extrair dados a partir do dispositivo. Este processo pode ser feito remotamente pelo Google e permite que os legistas visualizem o conteúdo de um dispositivo. ”

Claro que os aparelhos com versões mais antigas do sistema Android, podem ser facilmente analisados, mas as mais recentes versões possuem muitas melhorias de segurança que dificultam e impedem o acesso aos dados.

criptografia

As informações do seu aparelho só serão restauradas e visualizadas quando uma ação judicial obrigar o Google a repassar os dados, mas a criptografia consegue proteger seus dados até mesmo nesse caso.

Para ativar a criptografia é fácil, tenha um Android mais recente, vá em configurações, segurança, e escolha a opção “Codificar telefone”, mas fique ciente que ao ativar a criptografia o aparelho poderá ficar um pouco mais lento que o normal e que para desativar a criptografia todos os seus dados serão apagados.

Via: Thenextweb

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *