Notícias

Google terá que pagar impostos ao vender qualquer item na loja Google Play

Impostos Google

Depois do Google ganhar muito dinheiro com aplicativos, jogos, filmes, livros e muito mais, a empresa terá que pagar impostos ao vender qualquer item na loja Google Play.

O caso mais recente de cobrança de imposto que temos conhecimento é do estado de São Paulo, que irá em breve começar a cobrar impostos diretamente de qualquer software que é vendido e o comprador tenha residência no estado.

Como os aplicativos e jogos são considerados software podemos esperar um aumento de preço ao comprar qualquer um desses itens, mas o imposto também deverá ser cobrado em filmes, livros e praticamente em tudo o que é digital, no total só o estado de São Paulo é o responsável por 40% dos softwares on-line que são vendidos no Brasil.

Ainda está acontecendo um grande debate se realmente o estado de São Paulo pode cobrar o imposto ICMS sobre os softwares, já que eles já pagam o imposto ISS “Imposto Sobre Serviços”. Mas se conseguir, o estado de São Paulo começará em janeiro de 2016 a cobrar o imposto, que deverá ser de 18%.

Google Play logo

Você deve pensar que somente no Brasil acontece isso né? Mas não se engane o Google terá que pagar em breve impostos em várias regiões do mundo, só resta saber em alguns países quando realmente a cobrança entrará em ação.

Em outros países a taxa que o Google terá que pagar tem até nome, ela se chama “Google Tax”, especialmente criada para cobrar impostos de lojas como a Google Play, App Store da Apple e a loja da Amazon.

Tudo indica que o primeiro país a colocar em pratica esse imposto nas lojas de aplicativos será a Coreia do Sul, o país tem a intenção de colocar em votação no congresso ainda esse ano a possibilidade de adicionar taxas aos app e games vendidos virtualmente.

A Coreia do Sul quer que as lojas paguem uma taxa de 25% de todo o lucro que obtenham na venda de apps e games em suas lojas, se o processo avançar, as empresas já começaram em 2016 a pagar a taxa.

Google Play

Os países da Europa em geral já estão avaliando a possibilidade de adicionar taxas para as lojas de aplicativos, mas parece que somente em 2017 que começaram a colocar em pratica e até fazer votações em seus congressos para que as empresas tenham que pagar impostos.

Até o momento calcula-se que as empresam que vendem aplicativos e jogos para smartphones deixaram de pagar mais de 240 bilhões de dólares.

De um jeito ou de outros vários países ou até mesmo estados como o de São Paulo irão começar a cobrar impostos já que podem arrecadar mais sem fazer esforço, mas também não é algo comum uma empresa atuar em um país sem precisar pagar impostos pelo que está fazendo.

Mas veremos como tudo irá prosseguir de agora em diante tanto no Brasil como no resto do mundo, o tema do pagamento de impostos relacionados aos aplicativos e jogos que são vendidos em lojas de app é polêmico e ainda vai dar muito o que falar durantes alguns anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *