Notícias

Google é condenado na Rússia, em um mês precisa parar de exigir e retirar apps do Android

Google Logo

Dias atrás foi anunciado que o Google seria multado por causa dos apps do Android, agora condenado na Rússia, o Google terá que parar de exigir e retirar aplicativos do sistema Android.

Tudo começou quando a Yandex “mecanismo de pesquisa” entrou com um processo na Rússia, o alvo é o Google que segundo a empresa, usa o Android para ter um monopólio no sistema e não permite que aplicativos de terceiros sejam colocados como principais.

A Yandex diz claramente que o Google usa o seu sistema Android para exigir e até mesmo impedir que aplicativos de terceiros sejam instalados nos aparelhos das fabricantes.

Funciona assim, o Google só libera o acesso para a loja Google Play se as fabricantes seguirem alguns testes e claro se instalarem alguns aplicativos do próprio Google, mas infelizmente a empresa vem abusando da sua posição e está até mesmo proibindo que as fabricantes usem outros aplicativos de seus concorrentes como a barra de pesquisa da própria Yandex.

Google Play logo

O grande problema é que as fabricantes precisam da loja Google Play para conseguir vender seus aparelhos, os usuários não irão querer comprar aparelhos que não podem entrar na loja do Android para baixar novos aplicativos ou jogos.

Com essa grande vantagem em mão, o Google vem fazendo o quer, ou seja, impedindo aplicativos de terceiros e ao mesmo tempo exigindo que as fabricantes instalem os tradicionais apps do Google.

Mas agora de forma oficial o Google terá que parar de exigir e até mesmo retirar seus apps do sistema Android, isso significa que as fabricantes terão a possibilidade de escolherem os aplicativos que irão equipar seus aparelhos, mas algo interessante é que com essa regra outros desenvolvedores podem fazer um acordo com as fabricantes para que o Android já chegar com seus aplicativos de fábrica.

“Para restaurar a concorrência no mercado, o Google deve alterar acordos com produtores de dispositivos móveis dentro de um mês e excluir as cláusulas anti-concorrenciais”, palavras do FAS “Serviço Federal Antimonopólio” da Rússia.

Google Logo

Agora o Google tem até 18 de novembro para retirar as cláusulas que causam o monopólio, ao mesmo tempo precisa parar de exigir que fabricantes usem seus aplicativos e também parar de impedir que aplicativos de terceiros sejam instalados de fábrica no Android.

Com essa vitória, empresas como Yandex, Microsoft, Yahoo e muitas outras podem finalmente ter seus aplicativos embarcados no sistema Android das fabricantes e assim obterem um aumento na receita e de público, isso pelo menos na Rússia.

O Google também terá que pagar uma multa que ainda terá seu valor definido e em breve poderá ser investigado nos EUA pelo mesmo problema de monopólio.

Via: Androidauthority

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *