Notícias

Com ondas de rádio hackers podem acessar seu Android via Google Now

Android fone de ouvido

Foi descoberto um modo de acessar o Android através do Google Now, hackers mal-intencionados podem acessar o seu aparelho com a ajuda de ondas de rádio.

Pesquisadores franceses descobriram uma falha curiosa no Android e iOS que permite acessar as assistentes virtuais de cada sistema através de ondas de rádio. Uma pessoa mal-intencionada pode enviar ondas de rádio para um aparelho e se o mesmo estiver com um fone conectado pode receber comandos como se alguém estivesse falando no microfone do fone de ouvido.

Com a possibilidade de acessar o Google Now um hacker pode fazer praticamente o que quiser com o aparelho, mas o problema é se o ataque for para que seu aparelho navegue em um site com malware, enviar spam via e-mail ou mensagens falsas para seus amigos.

Com a possibilidade de instalar um malware em seu telefone o hacker pode ter controle total sobre o aparelho, acessar suas informações e talvez você nem repare que algo esteja acontecendo.

Equipamento rádio Android hacker

Mas felizmente esse procedimento necessita de vários aparelhos para funcionar, o alcance do aparelho não é muito grande o que não iria permitir o hacker atacar vários aparelhos ao mesmo tempo.

Os hackers têm como item principal a disseminação de seus malwares para o maior número possível de usuários, por isso esse tipo de falha não deve ser utilizado por eles, já que poucas pessoas seriam afetadas e ainda assim elas teriam que estar com o fone de ouvido no aparelho.

Mesmo com baixo risco dessa falha ser usada por alguém mal-intencionado, os desenvolvedores já avisaram a Apple e Google sobre o problema.

Como indicação os desenvolvedores recomendam que as fabricantes usem cabos de fone de ouvido com uma melhor blindagem ou que os sistemas Android e iOS permita que os usuários possam modificar as palavras que iniciam os assistentes de voz Google Now e Siri.

Via: Cultofandroid

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *