Notícias

Na Rússia Google deverá parar de exigir aplicativos pré-instalados no sistema Android

Google Logo

Na Rússia o Google foi multado por exigir aplicativos pré-instalados no sistema Android e por isso deverá parar de fazer esse pedido para as fabricantes.

A Yandex é líder no mercado de pesquisa on-line na Rússia, mas a empresa acusou o Google de Monopólio, segundo a Yandex o Google exige de forma ilegal que fabricantes incluam aplicativos e serviços para ter acesso a loja Google Play.

É de conhecimento de todos que o Google exige que as fabricantes instalem um número de aplicativos para que os aparelhos tenham acesso a loja Google Play, nos últimos meses o Google começou a diminuir o número de aplicativos que as fabricantes precisam instalar.

Funciona assim para as fabricantes terem o direito de instalarem a loja Google Play, o Google passa o aparelho por alguns testes de compatibilidade e logo depois a fabricante precisa colocar os aplicativos do Google como a barra de pesquisa, Gmail, Google Maps, YouTube entre outros.

App Google

O problema é que ao exigir que esses aplicativos sejam instalados em troca do acesso a loja Google Play, o Google vem fazendo um monopólio com todos os seus produtos, já que as fabricantes não podem substituir os apps do Google por outros de seus concorrentes.

Como as fabricantes ficam impossibilitadas de alterar qualquer aplicativo que o Google exige, a Yandex resolveu entrar na justiça da Rússia para mostrar que não possui chance de aumentar o seu mercado no sistema Android por culpa das regras do Google.

Agora a FAS “Serviço Federal Antimonopólio” da Rússia anuncia que o Google foi considerado culpado pelas acusações feitas pela Yandex, além disso o Google irá receber uma multa em um valor que será definido em algumas semanas.

O FAS ainda recomendou que o Google pare de exigir que os fabricantes da Rússia tenham que instalar seus aplicativos como padrão para o sistema Android, se a empresa se negar poderá sofrer novas multas.

Isso é interessante para muitos usuários que não gostam ou não usam os aplicativos do Google e normalmente precisam esconder os apps que não usam, mas é mais interessante para as empresas como a Yandex e Microsoft que poderão usar o Android para expandir ainda mais seus serviços como pesquisas, editor de textos, entre outros.

Via: Recode

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *