Notícias

Falha permite desbloquear aparelhos com o Android 5 sem precisar de senha

Emergência Android

Uma nova falha foi descoberta, ela permite desbloquear aparelhos com o Android 5 sem precisar de senha, facilmente alguém pode ter acesso aos seus dados mesmo quando o aparelho está protegido com senha e recursos avançados de segurança.

Ultimamente o Android não está sendo seguro o suficiente para seus usuários, um grande destaque dos últimos dias foi o Stagefright que permite que pessoas mal-intencionadas tenha facilmente acesso total ao seu dispositivo com uma simples mensagem MMS.

Agora a novidade não é boa para quem possui um aparelho com o sistema Android 5.0 ou superior, com um método bastante simples é possível acessar o aparelho sem precisar digitar a senha de bloqueio.

O método é muito simples, com o aparelho bloqueado o que é preciso fazer é ir em ligações de emergência e digitar algumas vezes *, logo depois basta copiar e ir colando sem parar, em algum momento o sistema irá travar e permitir acessar a câmera, logo depois tente entrar em configurações e continue colocando e copiando sem parar, novamente o sistema irá travar e destravar o aparelho sem que você precise usar a senha de desbloqueio.

Como falamos o desbloqueio é muito simples, mas exige alguns minutos para conseguir ser realizado, mas em casos onde o aparelho é roubado o ladrão terá todo o tempo do mundo para conseguir desbloquear o seu aparelho.

Algo que chama a atenção é que essa falha ocorre até mesmo quando a criptografia do sistema está ativada, por isso nem recorrendo a esse tipo avançado de segurança seus dados poderão ficar seguros realmente em caso de perda do aparelho.

O Google já está ciente desse problema e em sua atualização mensal para a linha Nexus já corrigiu essa falha de segurança, mas o problema maior novamente fica em torno dos aparelhos das fabricantes, que como sempre demoram muito tempo para lançarem esse tipo de atualização.

Atualmente a única forma de se proteger dessa falha é selecionar algum bloqueio que não exija senhas, como o bloqueio por desenho. Lembrando que essa falha só afeta o Android 5 Lollipop, versões anteriores do sistema não possuem esse problema.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

8 Comments

  1. Segurança? Qualquer app que vc baixa na gplay pode ter sérios problemas de segurança. O Clean Master, por exemplo, já foi comprovado que captura nossos dados privados. Então, eu acho que a tecnologia móvel é uma das coisas mais inseguras do planeta.

    1. Pedro isso é relativo, o usuário em primeiro lugar antes de instalar qualquer aplicativo precisa saber as permissões que o app precisa, tem muito aplicativo que deixo de instalar por pedir alumas permissões absurdas, claro que com a chegada do Android 6.0 Marshmallow as permissões poderão ser alteradas http://www.ajudandroid.com.br/2015/05/conheca-o-android-m-preview-e-suas-novidades.html , isso irá dar mais segurança já que será possível retirar algumas permissões e até os app mal-intencionados não terão como afetar o aparelho com algumas dessas permissões desativadas.
      Aos pouco a segurança é aumentada no sistema Android, mas claro que a maior segurança é o próprio usuário que precisa evitar instalar aplicativos não confiáveis e baixados de outros lugares.

      1. Sim. O 6.0 será a salvação da lavoura. Eu sempre fico imaginando que apps como cm pirando. Eu fico sempre muito desconfiado de apps que tem permissão demais no aparelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *