Escreva para pesquisar

Notícias

Falha permite desbloquear aparelhos com o Android 5 sem precisar de senha

Uma nova falha foi descoberta, ela permite desbloquear aparelhos com o Android 5 sem precisar de senha, facilmente alguém pode ter acesso aos seus dados mesmo quando o aparelho está protegido com senha e recursos avançados de segurança.

Ultimamente o Android não está sendo seguro o suficiente para seus usuários, um grande destaque dos últimos dias foi o Stagefright que permite que pessoas mal-intencionadas tenha facilmente acesso total ao seu dispositivo com uma simples mensagem MMS.

Agora a novidade não é boa para quem possui um aparelho com o sistema Android 5.0 ou superior, com um método bastante simples é possível acessar o aparelho sem precisar digitar a senha de bloqueio.

O método é muito simples, com o aparelho bloqueado o que é preciso fazer é ir em ligações de emergência e digitar algumas vezes *, logo depois basta copiar e ir colando sem parar, em algum momento o sistema irá travar e permitir acessar a câmera, logo depois tente entrar em configurações e continue colocando e copiando sem parar, novamente o sistema irá travar e destravar o aparelho sem que você precise usar a senha de desbloqueio.

Como falamos o desbloqueio é muito simples, mas exige alguns minutos para conseguir ser realizado, mas em casos onde o aparelho é roubado o ladrão terá todo o tempo do mundo para conseguir desbloquear o seu aparelho.

Algo que chama a atenção é que essa falha ocorre até mesmo quando a criptografia do sistema está ativada, por isso nem recorrendo a esse tipo avançado de segurança seus dados poderão ficar seguros realmente em caso de perda do aparelho.

O Google já está ciente desse problema e em sua atualização mensal para a linha Nexus já corrigiu essa falha de segurança, mas o problema maior novamente fica em torno dos aparelhos das fabricantes, que como sempre demoram muito tempo para lançarem esse tipo de atualização.

Atualmente a única forma de se proteger dessa falha é selecionar algum bloqueio que não exija senhas, como o bloqueio por desenho. Lembrando que essa falha só afeta o Android 5 Lollipop, versões anteriores do sistema não possuem esse problema.

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

8 Comments

  1. Michel Suarez 09/10/2015

    Segurança com esse Clean Master é piada. Não serve pra nada esse app

    Responder
  2. Karina Rebouças 09/10/2015

    Pra mim nunca rolou esse Clean Master em nenhuma das suas atualizações. Bugado ao extremo e deixa muito mais lento

    Responder
  3. Everson Ferreira 27/09/2015

    Eu sinceramente acho o Clean Master bem lixo. Deixou mais lento e encheu meu cel de propaganda.

    Responder
  4. Pedro Silva 25/09/2015

    Segurança? Qualquer app que vc baixa na gplay pode ter sérios problemas de segurança. O Clean Master, por exemplo, já foi comprovado que captura nossos dados privados. Então, eu acho que a tecnologia móvel é uma das coisas mais inseguras do planeta.

    Responder
    1. Pedro isso é relativo, o usuário em primeiro lugar antes de instalar qualquer aplicativo precisa saber as permissões que o app precisa, tem muito aplicativo que deixo de instalar por pedir alumas permissões absurdas, claro que com a chegada do Android 6.0 Marshmallow as permissões poderão ser alteradas http://www.ajudandroid.com.br/2015/05/conheca-o-android-m-preview-e-suas-novidades.html , isso irá dar mais segurança já que será possível retirar algumas permissões e até os app mal-intencionados não terão como afetar o aparelho com algumas dessas permissões desativadas.
      Aos pouco a segurança é aumentada no sistema Android, mas claro que a maior segurança é o próprio usuário que precisa evitar instalar aplicativos não confiáveis e baixados de outros lugares.

      1. Pedro Silva 28/09/2015

        Finalmente uma bola dentro da Google. Seria ótimo podermos controlar as permissões destes apps no nosso celular.

      2. Pedro Silva 07/10/2015

        Sim. O 6.0 será a salvação da lavoura. Eu sempre fico imaginando que apps como cm pirando. Eu fico sempre muito desconfiado de apps que tem permissão demais no aparelho.

        1. Pedro continue assim, é essencial sempre conferir e até mesmo deixar de instalar alguns apps por causa das permissões, a maior parte da segurança do sistema é seu usuário.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *