Notícias

Depois da Rússia, Google agora é investigado nos EUA por aplicativos exigidos no Android

Google logo

Novamente o Google vai ser investigado, mas agora o processo está sendo nos EUA e novamente é por aplicativos exigidos no Android assim como aconteceu na Rússia dias atrás.

Se você não sabe “Na Rússia Google deverá parar de exigir aplicativos pré-instalados no sistema Android”, isso aconteceu em grande parte por causa da concorrência que não podem se unir com fabricantes para que o Android chegue com aplicativos diferentes do que são exigidos pelo Google.

Agora nos EUA o Google está sendo acusado novamente de monopólio e práticas anticompetitivas, já que exige que fabricantes instalem alguns de seus aplicativos para que lancem aparelhos com o sistema Android.

Google Logo

Atualmente o Android é o sistema com mais usuários na maioria dos países do mundo, claro que muitos usuários com aparelhos o aumento de aplicativos concorrentes aumentou muito, mas rasteiramente o Google ainda mantem seus aplicativos centrais em todos os principais aparelhos de fabricantes mundo afora.

Em um pequeno resumo funciona assim, para que as fabricantes possam ter nos seus aparelhos a loja Google Play o Google exige que elas instalem uma lista de aplicativo, esses aplicativos são barra de pesquisa, gmail, maps, entre outros, mas claro que são todos os apps do próprio Google.

Se por um acaso a fabricante quiser lançar um aparelho sem os aplicativos exigidos pelo Google, o dispositivo dela ficará sem acesso à loja Google Play, ou seja, perde quase que a função mais importante do Android, já que nenhum usuário quer um aparelho que não possa baixar apps de forma rápida e eficiente.

Google Play logo

A investigação nos EUA está em fase inicial e está tentando apurar se o Google realmente está dando prioridade aos seus aplicativos no sistema Android.

Mas a investigação também está averiguando se o Google está realmente restringindo aplicativos de terceiros, para que os mesmos não saiam de fabrica instalados em dispositivos com o sistema Android.

Na Rússia o Google já foi recomendado para parar de exigir aplicativos pré-instalados para as fabricantes e se continuar a persistir com essa pratica será multado, nos EUA como ainda tudo está no início o Google não está nem sendo acusado, somente será investigado, se provas aparecerem ele poderá ser processado e até ter que pagar multa.

Via: Bloomberg

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *