Interessante

Nomofobia conheça e saiba se possui esse problema de não ficar longe do seu smartphone

Nomofobia

Nomofobia surge no mundo todo, o problema não permite ficar longe do smartphone por muito tempo.

Os smartphones estão ao nosso redor mais do que nunca, mas com essa popularização dos telefones também temos novos problemas.

Hoje iremos falar sobre Nomofobia, conheça e saiba se você possui esse problema de ficar longe do smartphone, algo que afeta boa parte da população.

Essa é a primeira de muitas outras matérias interessantes, a intenção dessas novas postagens será sempre trazer algumas novidades, fato ou curiosidade que envolve o mundo móvel.

Nessa primeira postagem iremos falar da Nomofobia, algo relativamente novo e que surgiu com o aumento de pessoas que atualmente possuem aparelhos celulares no mundo todo.

Nomofobia é simples, significa o medo de ficar sem seu smartphone/celular ou qualquer aparelho móvel e também representa o medo de ficar incomunicável.

A palavra Nomofobia surgiu na Inglaterra logo após uma pesquisa que revelou que 50% da população Britânica afirmaram que não poderiam ficar sem seu smartphone. A palavra significa no “sem” mo “mobile, móvel” fobia “medo exagerado”, ou seja, medo exagerado de ficar sem um meio de comunicação móvel.

Nomofobia

A doença é considerada parecida com o uso de drogas, que se o usuário se separar do seu smartphone pode se sentir mal, ter muita ansiedade por não estar com o aparelho, apresenta também  mudanças de humor e mudanças na forma que respira que pode até mesmo causar taquicardia “aceleração do batimento do coração”.

Para descobrir se a pessoa tem Nomofobia é relativamente fácil se o convívio é diário, as pessoas com essa fobia apresentam vários comportamentos, confira:

Sintomas de Nomofobia

  • Costumam manter o smartphone/celular sempre a mão
  • Na hora de dormir o aparelho precisa ficar muito perto, na maioria das vezes até debaixo do travesseiro para não perder nenhuma notificação
  • As pessoas que mantem sempre o celular carregado, mesmo quando o aparelho está com carga maior do que 50%
  • Pessoas que voltam para buscar o celular/smartphone quando esquecem, mesmo se for só para ir na padaria da esquina
  • Quem fica com ansiedade ao estar longe do aparelho
  • Usuários que atendem qualquer ligações e mensagens o que interfere diretamente no convívio com os amigos, no trabalho, família e nos estudos
  • Pessoas que ficam desconfortável ao estarem desconectadas.

A Nomofobia pode até mesmo causar depressão em casos mais graves, em que o usuário sente a falta de receber ligações e mensagens, em alguns casos os usuários sentem até mesmo inveja de outras pessoas que recebem mais mensagens e ligações do que ele o que aumenta ainda mais a depressão por não se sentir uma pessoa importante.

Nomofobia

Com as redes sociais, com aplicativos como o WhatsApp e a falta de segurança em nosso país, os smartphones se tornaram essenciais em nossas vidas, os amigos ficam ao alcance de um dedo e a segurança de nossos filhos é aumentada com a ajuda de localização e com outros apps de rastreamento em tempo real.

Os smartphones/celulares são algo do cotidiano atualmente, mas como sempre, tudo de mais pode causar alguns problemas, por isso é essencial saber dosar o tempo que ficará no dispositivo e o tempo que irá curtir pessoalmente com seus amigos e familiares.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *