Como instalar o firmware de fábrica em seu Moto Maxx

Moto Maxx tutorial Firmware

É comum aparecer alguns problemas no software dos aparelhos com Android, por isso sempre é bom saber como instalar o firmware de fábrica em seu Moto Maxx.

O processo de instalar o firmware também é recomendado caso tenha instalado alguma ROM personalizada e queira voltar ao sistema de fábrica.

Por tudo isso, resolvemos ensinar como instalar o firmware de fábrica no Moto Maxx, tudo muito bem explicado para você não ter dúvidas e nem problemas.

  • Dicas antes da instalação do Firmware no Moto Maxx

Primeiro você deve saber que dessa forma não é possível voltar para uma versão antiga do sistema, por exemplo, seu Moto Maxx está no Android 4.4, você pode instalar o Android 4.4 ou o Android 5, mas se ele estiver no Android 5 você só poderá instalar a mesma versão ou uma superior.

Moto Maxx

Todos os seus dados serão apagados, então é recomendado que você faça um backup dos seus dados, passe suas músicas, fotos e vídeos para o PC, para os jogos e aplicativos recomendamos se conectarem com o Google+ para que os progressos dos mesmos sejam recuperados quando forem instalados novamente.

Para iniciar o procedimento é aconselhável carregar a bateria do Moto Maxx até 100%, na hora que estiver instalando o firmware é recomendado não mexer no PC, no cabo e nem no aparelho para não desconectar acidentalmente e causar uma falha no software.

  • Download

Primeiro precisamos baixar alguns arquivos para iniciar o procedimento de instalar o firmware de fábrica em seu Moto Maxx, baixe agora;

Drives Motorola

RSD Lite 6.2.4

Moto Maxx Android 4.4.4 KitKat Brasil

Moto Maxx Android 5.0.2 Lollipop Brasil

Moto Maxx Android 4.4.4 KitKat Brasil operadora Nextel

Moto Maxx Android 6.0.1 Marshmallow Brasil

Lembrando que você só irá precisar baixar um firmware, logicamente o que vai usar. Também lembramos que dessa forma você poderá fazer seu aparelho vira Retail “sem operadora” e dessa forma ser um dos primeiros a receber as atualizações.

Procedimento para instalar o firmware de fábrica em seu Moto Maxx

Instale os drives da Motorola e o RSD Lite 6.2.4 em seu PC, deixe o firmware em uma pasta de fácil acesso.

No Moto Maxx desligue o aparelho, agora segure o botão de diminuir o volume (-) e o de ligar (Power), o Maxx irá ligar em uma tela com um robô deitado igual a essa:

Moto Maxx tutorial Firmware

Agora conecte o seu Moto Maxx em seu computador e deixe ele instalar todos os drives, isso pode demorar um pouco.

Depois de instalado os drives, abra o RSD Lite 6.2.4 em seu PC, lá deverá ter uma tela exatamente como a que está abaixo informando que o Moto Maxx está conectado.

Moto Maxx tutorial Firmware

No RSD aperte em (…) e selecione o firmware que baixou e logo depois aperte em “Decompress and Start Flashing” para começar o procedimento de instalar a nova firmware em seu Moto Maxx.

Moto Maxx tutorial Firmware

Ao fim do processo o Moto Maxx irá reiniciar novamente como se estive sido tirado da caixa e pode demorar alguns minutos para você poder usar novamente o aparelho.

Moto Maxx tutorial Firmware

  • Procedimento em caso de algum problema

Depois de 10 minutos seu aparelho ainda não ligou:

Primeiro force o desligamento do Moto Maxx segurando o botão de ligar (Power) até desligar, agora segure o botão de ligar e o botão para diminuir o volume (-), iremos aparecer na tela do robô deitado, com os botões de volumes podemos ver as opções existente, o botão de ligar (power) serve para selecionar as opções.

Selecione a opção (Recovery Mode), na próxima tela segure o botão de ligar (power) e aperte o de aumentar o volume (+), selecione a opção (Wipe data/factory reset) e pôr fim a opção (Yes – delete all user data), irá demorar alguns minutos, o aparelho irá reiniciar novamente, espere mais alguns minutos que ele irá funcionar normalmente.

Moto Maxx tutorial Firmware

Se mesmo depois de tudo isso o aparelho não funcionar depois de 10 minutos no M da Motorola, recomendamos que você instale a versão mais recente do firmware para o seu Moto Maxx.

Se você possui um Moto Turbo, um Droid Turbo ou um Moto Maxx de outra região ou quer ver o firmware mais recentes para esses aparelhos visite essa lista de firmware do XDA.

Lembrando que esse tutorial serve para instalar um firmware no Moto Maxx, Moto Turbo e no Droid Turbo, basta usar o respectivo firmware.

Previous ArticleNext Article

123 Comments

  1. Aqui tá dando erro. Eu tenho o 5.0.2 e quero voltar pro 4.4.4.4, mas da o seguinte erro na hora de flash: Failed flashing process. 3/17 flash partition “gpt.bin” -> Phone returned FAIL alguma solução?

    1. Douglas com esse tutorial não é possível fazer esse procedimento, para fazer o que quer, você teria que desbloquear o bootloader e com isso irá perder a garantia, fora que você irá precisar fazer algumas modificações no arquivo do firmware para conseguir voltar para uma versão antiga, caso queira fazer isso recomendo procurar um tutorial no Google.

  2. Olá Marcos! Tem um amigo querendo me vender um Moto Maxx, está com um preço bom, mas o motivo é que, segundo ele, após uma atualização do sistema a câmera traseira parou de funcionar. Você já viu algo do tipo? Procede e pode acontecer isso que ele falou? Vale a pena arriscar e pegar este aparelho? Segundo o que analisei nos últimos dias é um excelente aparelho, tendo em vista, processador, memória Ram e Rom e bateria de alta duração.

    1. Olá Cristiano, se for um problema de atualização com esse tutorial poderá ser resolvido.

      As vezes pode acontecer de algo não funcionar quando é liberado uma atualização, nesses casos basta fazer uma restauração de fábrica para resolver o problema.

      Realmente o aparelho é muito bom e com o novo Android 6.0 Marshmallow que ainda está em teste para o smartphone, o Moto Maxx está muito rápido e com uma duração de bateria melhorada.

      O interessante no seu caso seria avaliar o valor que irá pagar, um novo em promoção https://www.ajudandroid.com.br/2016/01/promocao-moto-maxx-tela-de-5-2-64gb-bateria-de-longa-duracao-e-camera-de-21mp.html custa cerca de R$1.661.

      Você também tem que saber se realmente a câmera está com problema no software, se for só software, tudo bem, como falamos você poderá resolver com uma restauração de fábrica ou seguindo esse tutorial.

      O problema é se for no hardware e o aparelho não estiver na garantia, ai você terá que trocar a câmera e assim colocar essa valor a mais no preço total do Moto Maxx.

      1. Oi Marcos. Ele tá querendo R$ 900,00 no aparelho. Achei bom e como vi aqui a sua matéria achei que poderia se encaixar na resolução do problema.

        1. Cristiano o valor está muito bom, mas como falei, não sei se o problema é no software ou no hardware, seria interessante você pedir para testar o aparelho e fazer esse tutorial, se for só no software o problema será resolvido, se não resolver, você poderá devolver o aparelho ou ficar com ele e gasta um valor a mais para arrumar a câmera.

  3. eae marcos blz? entao hoje eu tentei fazer root no meu moto maxx ,estava como o android 6.0 fiz tudo certinho ai quando reiniciei o aparelho ele travou no logo da motorola! falarao no grupo que é bootloop ,Deve ter usado a versão errada do SuperSU foi oque disserão , tem como arumar isso ?

    1. welingthon, tentou desligar o aparelho, segurar o botão de diminuir o volume (-) e o de ligar (Power) e só depois conectar?
      Algumas pessoas possuem problemas em o computador não reconhecer o aparelho ao fazer o procedimento no Windows 10, se for seu caso, tente localizar os drives da Motorola no site da fabricante.
      Em ultimo caso tente usar outro PC para realizar o procedimento.

  4. Marcos qdo vc diz instale os drivers em seu pc, qdo clico no link, aparece o site da motorola, escolhi for windows e instalei o motorola device manager. Não tem mais nada lá, é pra instalar só isso mesmo? Não iniciei ainda o processo de troca do firmware.

    1. Letícia, no momento não é recomendado fazer esse procedimento, se você tentar algo e sair errado fiará sem o aparelho por alguns dias, no momento não existe a firmware da nova versão para instalar novamente o sistema se acontecer algum problema.

  5. Boa noite Marcos. Após finalizar o procedimento o aparelho desligou e não consigo religá-lo, seja somente pelo botão de power, seja power + volume. O que faço?

  6. Olá Marcos,
    Queria lhe pedir uma ajuda. Quando foi atualizado o software para o 6.0 tudo foi perdido, e não tinha feito backup.
    Com isso, para tentar recuperar um amigo fez o root para mim. Infelizmente a recuperação não deu certo. Agora eu queria desfazer tudo e voltar a ter o celular “original”. O bootloader ainda está desbloqueado, e o root já foi desfeito.

    Se eu bloquear o bootloader de novo, consigo seguir seu tutorial?

    Atualmente ele dá o seguinte erro:
    Failed flashing process. 3/17 flash partition “gpt.bin” -> Phone returned FAIL

    Acho que é por causa do bootloader. Você poderia me ajudar?

    Obrigado

    1. Renato infelizmente não é possível voltar para uma versão anterior seguindo esse tutorial, o Android 6.0 é a versão oficial do Moto Maxx agora, se estiver usando a terceira atualização você não precisa se preocupar com nada já que o aparelho está com o sistema oficial.
      O problema não é o bootloader, o tutorial não serve para voltar para uma versão anterior, por isso, apresenta esse erro.

  7. Olá, boa noite. Existe RSD Lite para Mac? Estou tentando fazer esse procedimento mas não tenho PC. Claro, sem precisar instalar nenhuma VM por exemplo… 🙂

      1. Boa noite, pois é Marcos… essa novela é antiga, não tem nada parecido mesmo. Acho que o mais fácil vai ser instalar uma VM mesmo… de qualquer forma obrigado pela força e parabéns pelo Blog. 🙂

  8. Boa Tarde!!! O meu Moto Maxx está com o Bootloader desbloqueado e na versão 4.4.4 do Android. Caso eu tente reinstalar a ROM de fábrica do Android 5.0.2 nele, são os mesmos procedimentos ou tenho que fazer o ” Wipe data/factory reset ” antes de prosseguir com a instalação???? Outra dúvida minha, é se após a instalação do Android 5.0.2, eu poderei receber atualização do Android 6.0 marshmallow via OTA sem problemas. ?? Alguém consegue tirar essas dúvidas pra mim fazendo o favor????? Obg.

    1. Weverson o aparelho pode estar em qualquer estado, com ou sem root ou bootloader desbloqueado, o procedimento será sempre o mesmo.
      Ao instalar um firmware de fábrica você está instalando uma versão oficial do sistema, por isso, irá receber qualquer atualização liberada pela Motorola.

      1. Muito obrigado pela resposta, amigo! Vou fazer o procedimento. Agora, eu ainda poderei receber a atualização liberada pela Motorola mesmo tende feito Root no aparelho? Grato!

  9. “Lembrando que você só irá precisar baixar um firmware, logicamente o que vai usar. Também lembramos que dessa forma você poderá fazer seu aparelho vira Retail “sem operadora” e dessa forma ser um dos primeiros a receber as atualizações.”

    o meu Moto Maxx é da operadora Nextel. Se eu baixar a versão Retail, ele realmente vai ficar sem operadora? pensava que dava erro.

  10. Eu estou com o erro na câmera do meu moto Maxx, já dei reset nele e nada de voltar , através do ajudaandrod atualizei para o Android 6 e mesmo assim o problema continua , conversei com técnicos e me falaram para fazer essa restauração para saber se é problema de software, a questão é se dá pra instalar o firmware de fábrica com o Android 6

        1. Desliguei o Celular, Fiz o processo pressionando os botões e conectei ao PC. Mas queria saber se precisa abrir algum programa ou pressionar algum botão ara iniciar o processo.

  11. Amigo, isso vai me ajudar a instalar a versão 6.0, correto ? Já que o meu android estava com a versão 5.02 ruim, ja que todos os upgrades que fazia davam erro…

        1. Eu reinstalei o 5.02 usando seu método e depois atualizei por ele mesmo, e já tô na versão 6.0.1. Obrigado pela ajuda, foi de grande importância

  12. Boa noite Marcos, meu moto maxx pediu pra mim atualizar p/ Marshmallow Brasil baixei e quando estava instalando no celular não percebi q ele estava com a bateria abaixo de 50% ai ele descarregou e não finalizou a atualização 100%. e quando coloquei ele no carregado e liguei ele inicia nada, entra direto no modo fastboot.
    Sera se método do seu tutorial ele vai completar a instalação normalmente?

  13. Galera, eu estou com o moto maxx só que acontece o seguinte… Ele tinha atualizado via OTA pra 6.0 e ficava travando e muito devagar… Eu efetuei o desbloqueio do Bootloader e instalei a stock 6.0 dele mesmo e ai que começou os problemas… Cara, ele funciona NORMAL! Até baixei gta sa pra ver se não era algum problema de hardware. Porém ele demora 15 minutos, sim, 15 MINUTOS pra ligar! E NENHUM dos sensores dele estão respondendo… Nem giroscópio, acelerômetro, nem mesmo detecta fone de ouvido… Eu tento fazer uma ligação e ele buga geral, abro o maps do google e trava tudo também.. Mas as câmeras funcionam bem, aplicativos que não necessitam de nenhum sensor também funciona bem.. Já tentei colocar TODAS as 3 stocks, KitKat, Lollipop e marshmallow e acontece o mesmo em qualquer uma. Como ele já está com o bootloader desbloqueado se eu mandar na assistência da motorola eles vão trocar a placa mãe e cobram 1100 reais… E assistência técnica nenhuma pega pra tentar resolver. Por favor, não me digam que meu moto maxx virou peso de papel!

    1. Como você mesmo está falando, tudo indica que é problema na placa e claro que você terá que trocar, mas no lugar de comprar uma nova, tente achar no mercado livre ou na OLX alguns Moto Maxx com a tela quebrada, ai você pode pegar a placa e ainda ter uma bateria de reserva ou para vender.

  14. Bom dia, no meio do processo meu celular apaga, no caso desconecta, e conecta novamente, é mto rápido, ele nem desliga, apenas pisca a tela. Assim desconectando e tendo que começar o processo novamente. Já tentei umas 6x e todas as vezes ocorreu a mesma coisa, pode me ajudar?
    *Baixei a rom mais recente.

  15. bom dia to com erro na hora de flashea ele com erro failed flashing process 2/20 oem fb_ mode_set-> phone returned fail. alguma solução

    1. Gustavo isso aparece por você não estar na tela de fastboot, você precisa desligar o aparelho, agora segure o botão de diminuir o volume (-) e o de ligar (Power) quando aparecer a imagem do robô deitado, você conecta o Moto Maxx no PC, espera encontrar os drives e dá start no programa

      1. Sim ele entra no modo fastboot…
        AP Fastboot Flash Mode (secure) e tal onde tem recovery e todas as funçoes nehuma dela funciona todas faz o celular pisca o bot com login da motorola 1 seg e sempre na tla do bot.

    1. Gustavo isso também acontece se você está tentando instalar uma versão antiga do sistema e o aparelho já tem uma versão mais nova, por exemplo, se você tem o Android 6.0 Marshmallow e quer instalar o Android 5.0 Lollipop.
      Você precisa instalar a mesma versão ou uma versão mais recente.

      1. Sim entendi, mas estou instalando a ultima versão tentei com as 3 Rom disponibilizado 4.4 5.0 6.0 todas dão mesmo erro… até quando coloco pra carregar ele entra em fastboot aparece o sinal que ta carregando desligado e imediatamente entra em fastboot com robo deitado e função de recovery e boot loader e assim diante.. todos com mesmo erro e no manual pelo cmd tbem

        1. Gustavo seu aparelho ta funcionando normalmente ou não? Se tiver faça uma restauração de fabrica para tentar resolver o problema.
          Se ele não estiver funcionando corretamente pelo próprio fastboot escolha a opção “Recovery mode”, depois na próxima tela segure o botão de aumentar o volume e aperte o botão de ligar, na próxima tela escolha factoryreset, selecione “YES”.

          1. Marcos ele não Liga não fas nada alem de entrar em fastboot, ele nao sai disso, apenas fica nisso so desliga pelo fastboot se conectar tanto usb como carregador dele ele ja entra em fastboot. as funçoes recovery e etc nehuma delas funciona, todas que vc seleciona ele pisca e volta pro fastboot

          2. Gustavo, você instalou os drives da Motorola e logo depois reiniciou o PC, também tente usar uma outra entrada USB do seu computador, esse fasboot quark você viu no RSD Lite?
            Ah e depois de fazer esses procedimento tente fazer o procedimento usando a versão 6.0, caso algo saia errado, tente baixar novamente a versão 6.0 e repita o procedimento.

    1. BVarella toda as ROMs são originais, qualquer modificação feita dentro delas, elas não permitem a instalação, a ROM é liberada pela própria Motorola, por isso, não existe nenhum problema em instalar, essa é a mesma que a fabricante libera para instalar nas assistências técnicas.

  16. Galera, tem como colocar no google drive, por favor? o mega está querendo cobrar para baixar arquivo deste tamanho, mesmo com conta registrada. INVIÁVEL. Valeu! Abs.

    1. Luiz, baixe no PC, se você estiver tentando baixar pelo smartphone irá ter que passar o arquivo para a sua conta, para só depois conseguir baixar, se você já estiver ocupando os 50GB gratuitos ele irá cobrar, então tente apagar alguns arquivos do espaço disponível.

  17. Dúvida: Eu estou no 5.0.2, posso baixar o 6.0.1 direto por essa processo? Tentei via OTA e não funcionou, ele não encontra atualização. Minha versão do sistema é 22.34.7 (numero da versão: LGX22.33-12.7

  18. Tentei conectar meu moto maxx nesse RSD e não conecta porque? Ele não aparece conectado e aparece a opção Decompress only, dai clico nela, descompacto a pasta mas depois dou start e não acontece nada. Não to entendendo.

      1. Motorola device? Cliquei nele, aparece extraindo pastas, aí tem 3 passos que carrega, e diz concluído e só? É isso? Pq se n for isso, como que faz então?

          1. Amanda, isso , são três passos para finalizar a instalação do drive, funciona corretamente no Windows 10, inclusive estou usando o PC com o o mesmo sistema, como você está em um notebook, muitas vezes o sistema desativa a entrada USB para economizar a bateria, tente usar outra entrada USB ou reiniciar o PC antes de fazer o procedimento,

          2. No pc do meu tio conectou o RSD, instalei tudo, e apareceu Warning bootloader antes de reiniciar o moto maxx, e ainda aparece Rom modificada, mas baixei a Rom pelo seu site.

          3. Essa mensagem é por você ter desbloqueado o bootloader, não é relacionado ao sistema, se você instalou a ROM do site e não fez modificações, em breve irá receber as mais recentes atualizações da Motorola.
            Para tirar essa mensagem do bootloader pesquise no Google para encontrar alguns tutoriais para isso, aqui no site não temos nenhum.

          4. Instalei a Rom 6.0.1 manualmente que eu vi num video para quem não estava conseguindo conectar o RSD Lite, conseguir instalar a Rom, mas quando vou atualizar a versão via OTA, ele baixa, e na hora de instalar da erro, e na tela do Fastboot não aparece Rom Oficial, e sim modificada, essa Rom é realmente Oficial? Fiz novamente o procedimento manual e ainda aparece modificada. Não sei mais o que fazer. 🙁

          5. Eu baixei aqui mesmo, no teu site. Meu celular estava com root, eu tirei lá no super user, agora queria voltar a receber atualizações da Motorola, por isso queria baixar a ROM original, não consigo mais?

  19. Pessoal me ajuda por favor.

    Eu fui fazer um root no meu moto maxx, e primeiramente fiz o processo de desbloqueio de bootloader, deu tudo certo.
    Mas na hora que selecionei o arquive zip root meu aparelho brickou, e não consigo mais usar ele, tem 03 dias já.

    o que eu faço pelo amor de Deus, não tenho dinheiro para comprar outro. ??

  20. Pessoal me ajuda por favor.

    Eu fui fazer um root no meu moto maxx, e primeiramente fiz o processo de desbloqueio de bootloader, deu tudo certo.

    Mas na hora que selecionei o arquive zip root meu aparelho brickou, e não consigo mais usar ele, tem 03 dias já.

    o que eu faço pelo amor de Deus, não tenho dinheiro para comprar outro. ??

  21. marcos, uma duvida, eu fiz o download dessa rom 6.0.1 disponibilizada por vc se cs o meu aparelho estiver atualizado para o patch de segurança de 12/2016 eu posso reinstala essa sua rom, que o patch dela é de 05/2016, claro, no caso de houver algum problema de software no meu aparelho?

    1. Kleiton você pode instalar novamente o Android 6.0 no Moto Maxx quando quiser você só não pode instalar uma versão anterior do sistema, por exemplo, você está com o Android 6.0 e não pode instalar o Android 5.0 se não irá brickar o aparelho, mas você pode instalar o Android 6.0 a qualquer momento mesmo se estiver com os patch de segurança mais recente.