Escreva para pesquisar

Interessante

Conheça o primeiro Android, o primeiro Nexus e dispositivos que foram ao espaço

Hoje iremos falar um pouco dos dispositivos do sistema Android, iremos conhecer o primeiro Android, o primeiro Nexus e os aparelhos que chegaram ao espaço.

Já falamos que o Google comprou o Android e não foi o responsável pela criação do sistema, mas também revelamos as diferentes variações disponíveis.

Para te fazer entender ainda mais a história do sistema, iremos falar do primeiro aparelho Android, o primeiro dispositivo Nexus e alguns Androids que foram enviados ao espaço.

Primeiro aparelho Android

HTC Dream ou T-Mobile G1

htc-dream-1

Com especificações muito simples para os dias atuais, o HTC Dream chegou com essas configurações:

Tela de 3.2 polegadas com resolução de 480×320

Processador Qualcomm com velocidade de 528MHz e Adreno 130

Memória interna de 256MB com entrada para cartão de memória e memória RAM de 192MB

Câmera traseira de 3.15MP com foco automático

Wi-Fi 802.11 b/g, Bluetooth e GPS

Bateria de 1150mAh

Android 1.0.

Em uma época em que especificações não queriam dizer nada para smartphones, o HTC Dream chegou e revolucionou por causa do seu hardware e chamou a atenção por possuir o sistema Android que na época foi recebido por muitas críticas por sua falta de funcionalidades conhecidas, mas também foi alvo de excelente críticas por ser totalmente aberto.

O HTC Dream também é conhecido em muitos lugares da Europa e em todo os EUA como T-Mobile G1, na Polónio o aparelho é conhecido somente por G1, o dispositivo foi lançado oficialmente em 2008 e já trouxe integração com os serviços do Google e até mesmo a loja Android Market que mais tarde passou a se chamar Google Play.

Primeiro aparelho Nexus

Como a HTC foi a primeira fabricante a acreditar no sistema Android, o Google resolveu chamar a fabricante para produzir seu primeiro aparelho Nexus, confira as especificações do aparelho:

Nexus One

htc-nexus-one-1

Tela de 3.7 polegadas com resolução de 800×480

Processador Qualcomm Snapdragon S1 com velocidade de 1GHz e Adreno 200

Memória interna de 512MB com entrada para cartão de memória e 512MB de RAM

Câmera de 5MP com flash e foco automático

Wi-Fi 802.11 a/b/g, Bluetooth 2.1 e A-GPS

Bateria de 1400mAh

Android 2.1 Eclair.

htc-nexus-one

O Nexus One chegou como um aparelho especialmente produzido para desenvolvedores, com hardware avançado para a época e o Google ainda garantiu atualizações para o dispositivo, assim um desenvolvedor não precisaria comprar sempre um novo telefone com o lançamento de uma nova versão do Android.

Lançado em 2010 o Nexus One chamou atenção de todos por ter atualizações garantidas e por isso caiu nas graças do povo e começou a ser o aparelho mais desejado com o sistema Android.

Aparelhos Androids no espaço

Em 2013 a Nasa fez algo inédito e mandou alguns aparelhos com o sistema Android para o espaço, a experiência foi feita para testar se aparelhos simples podem fazer tarefas avançadas como controlar um satélite.

Na época os smartphones tinham um processador mais rápido e mais memória do que alguns satélites existentes, para os testes a Nasa enviou para o espaço dois Nexus One e um Nexus S.

Os aparelhos foram enviados para tirar fotos, monitorarem e controlar os satélites, testar aplicativos feitos especialmente por cientistas, entre outros.

O novo Galaxy S6 também teve um pouco de aventura no espaço, graças ao fabricante de acessórios Slickwrap que enviou o aparelho ao espaço através de um balão.

Por incrível que pareça o Galaxy S6 retornou do espaço sem qualquer defeito mesmo ficando um bom tempo em uma temperatura de -54°.

Curiosidades

O Android 1.0 e 1.1 nunca receberam um apelido oficial e até hoje são conhecidos somente por números, a tradição de adotar nomes de guloseimas só começou a valer do Android 1.5 “Cupcake” em diante.

O sistema Android inicialmente seria lançado para câmeras, mas a ideia foi descartada por falta de mercado, outro fato interessante é que quando o Android estava praticamente finalizado o Google foi obrigado a adaptar o sistema para telas de toque para conseguir competir com o iPhone, LG e outros concorrentes da época que chegavam com essa tecnologia.

Confira mais curiosidades em nossa Seção Interessante.

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *