Notícias

Android irá suportar API Vulkan que melhora jogos e gastar menos bateria

API Vulkan Android

O Android está evoluindo e trazendo novas tecnologias, a novidade é que a API Vulkan recebe suporte oficial no Android e promete melhores jogos sem gastar muita bateria.

Como podemos observar vários jogos como, por exemplo, Modern Combat 5 chegam com gráficos em alta definição e bem próximos dos consoles, mas com a API Vulkan os jogos terão uma melhoria incrível e com o extra de exigir menos dos hardwares atuais.

O OpenGL ES é a API que domina no Android, praticamente todos os jogos usam ela para rodar nos aparelhos, mas ela é muito simples e não permite que os desenvolvedores possam maximizar seus jogos.

A API Vulkan é uma revolução, ela foi totalmente desenvolvida do zero pelas mesmas pessoas que fizeram o OpenGL ES, mas essa nova API dá um controle maior aos desenvolvedores além de novas capacidades.

A nova API Vulkan traz um suporte multi-núcleos, ou seja, todos os núcleos do processador e da GPU são usados corretamente, os theads também são múltiplos e permitem que sejam executadas várias tarefas de uma só vez.

API Vulkan Android

O que mais pode animar os desenvolvedores é que ele poderá otimizar o seu jogo para quantos núcleos o processador tiver, mas também é possível aproveitar totalmente o hardware disponível de forma homogenia.

Com todas essas melhorias o desenvolvedor tem um maior controle sobre o que está ocorrendo em seu jogo, assim ele poderá aumentar os gráficos, número de personagens na tela e tudo sem comprometer o desempenho de seus jogos mesmo em hardware mais simples, mas que possuem muitos núcleos.

O usuário também recebe muitas melhorias, os novos jogos serão mais econômicos na questão de bateria, ou seja, você poderá jogar mais tempo sem precisar carregar o aparelho toda hora, com o desempenho dividido em vários núcleos os aparelhos poderão esquentar menos.

No momento a API Vulkan ainda está em desenvolvimento, mas já apresenta um desempenho superior em comparação ao OpenGL ES, assim que estiver disponível em forma estável a API Vulkan irá ser introduzida de vez no sistema Android.

Confira abaixo o vídeo de demonstração da nova API Vulkan contra a tradicional OpenGL ES.

Via: Android

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *