Notícias, Samsung

Samsung promete lançar atualização para remover qualquer app que o usuário queira

Samsung logo

A Samsung finalmente se rendeu e anunciou que irá lançar atualização para remover qualquer aplicativo que o usuário queira.

Quando falamos sobre aplicativos que vem de fábrica no Android e que não podem ser removidos a maioria das pessoas vão lembrar da Samsung, também não poderia ser diferente já que o Android modificado da fabricante ocupa normalmente até 50% do espaço da memória interna.

Esses aplicativos que as fabricantes colocam em sua modificação Android são conhecidos como “bloatware” e são na maioria das vezes dispensável pelo usuário, mas a parte ruim é que o dono do aparelho irá precisar fazer root para remover esse excesso de aplicativo, algumas vezes é necessário até mesmo desbloquear o bootloader para instalar uma ROM alternativa e assim conseguir usar o aparelho só com app necessários.

Galaxy J5

Mas o problema é que se o usuário fizer root ou desbloquear o bootloader o aparelho perde a garantia, ou seja, praticamente somos obrigados a ficar com um monte de aplicativos que nunca iremos usar, que ocupam espaço e não temos a possibilidade de desinstalar nenhum deles.

Por esses problemas a associação de consumidores da China notificou a Samsung que iria entrar com uma ação legal para que a fabricante deixe que seus usuários possam desinstalar o que não é necessário para o funcionamento do aparelho.

Em uma ação surpreendente a Samsung sem relutar concordou em liberar uma atualização em breve, essa nova atualização irá permitir que os usuários desinstalem tudo o que quisessem e só mantenham só os itens necessários para o funcionamento do aparelho.

Essa atualização não chegará via OTA “no aparelho” e os donos dos aparelhos compatíveis poderão ir em uma loja da Samsung para instalarem a nova rom que permite que os usuários desinstalem os aplicativos que não irão usar.

Galaxy S6 Edge

A Samsung ainda não deu detalhes sobre a atualização, mas até o momento podemos pensar em duas possibilidades, ela irá lançar uma atualização com o sistema sem seus aplicativos pré-instalados, algo próximo do Android puro “sem modificações”, ou irá lançar uma atualização com todos os aplicativos da fabricante instalados, mas com a possiblidade do usuário ir excluindo o que não achar necessário para o seu uso.

Além de não informar detalhes dessa atualização a Samsung também não informou se irá trazer essa nova atualização para outros países ou se será exclusivamente para a China, mas esperamos que a Samsung libere para todas as regiões, já que no mundo todo a fabricante é alvo de criticar por seus excessos de aplicativo que não podem ser desinstalados normalmente.

Sabemos que os aparelhos mais recentes da Samsung irão receber essa atualização incluindo os novos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge.

Via: Koreiatimes

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *