Notícias

NSA e agências de espionagem queriam instalar spyware em smartphones e em lojas de apps

NSA aparelho

Documento ultra-secreto revela que NSA e agencias de espionagens de alguns países queriam instalar spyware em smartphones e em lojas de apps.

A CBC News revelou novos documentos da NSA “Agencia de Segurança Americana” em que mostra ela e outras agencias estariam planejando lançar spyware e até invadir lojas de apps como a Google Play.

Os países envolvidos são; Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália, os cincos estariam trabalhando para capturar dados de usuários entre 2011 e fevereiro de 2012.

Em um primeiro momento as agências de seguranças estavam planejando um spyware “programa espião” para dispositivos com o sistema Android e iOS, elas queriam interceptar todo e qualquer tipo de dados e de comunicação feita através de smartphones e tablets.

Agências de Segurança

O foco das agencias era o maior número de usuários possíveis, mas o principal eram usuários de países da região Africana e na Ásia, mas países como Cuba, Marrocos, Suíça, Bahamas, Holanda, Rússia e França também foram alvos.

As agencias também descobriram falhas de segurança graves no navegador UC Browser, um dos mais usados na Ásia, com essas falhas eram possíveis ter acesso as pesquisas, números de cartão SIM “chip telefônico” e até mesmo o IMEI de aparelhos, com esses dados em mãos qualquer pessoa com experiência poderia rastrear qualquer usuário.

Em um segundo momento as agencias tinham as lojas de aplicativos como alvo, Google Play, App Store “Apple” e até mesmo a Samsung App são citados nos documentos. A intenção das agencias era de conseguir controlar servidores para ter acesso a praticamente tudo o que os usuários faziam.

Com acesso aos servidores das lojas de aplicativos as agencias teriam total controle e vigilância dos usuários, já que os servidores guardam informações importantes e todos os dados de pagamentos, endereços e cartões de credito.

NSA aparelho

O Google por sua vez já melhorou muito a sua segurança tanto dos servidores como dos aplicativos, todos os apps passam por um antivírus antes de entraram na loja Google Play e por isso as chances de encontrar apps com segundas intenções será quase impossível.

Os problemas com o UC Browser já foram corrigidos e até o momento não foram encontrados rastros de que alguém tenha conseguido informações com as falhas identificadas anteriormente.

Mais do que nunca a nossa recomendação é sempre baixar e instalar apps diretamente das lojas do seu aparelho, dessa forma dificilmente você terá algum tipo de problema com segurança.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *