Notícias, Samsung, Sony

Capturas de fotos RAW chegará em breve ao Galaxy S6 e talvez para linha Xperia

Galaxy S6 Edge Traseira

Capturas de foto no formato RAW chegará em breve para o Galaxy S6 e talvez para a linha Xperia se a demanda for grande.

O novo Android 5.0 Lollipop trouxe muitas novidades e um novo visual ao sistema Android, mas para os amantes da fotografia a felicidade foi em ganhar a capacidade de tirar foto no formato RAW.

Funciona assim, existe 3 modos de câmera para os aparelhos que usam o Android 5.0 ou superior:

Camera2 API

Legacy Mode que não possui captura de fotos RAW

Limited mode com capacidade de captura em RAW

Full mode com capacidade de captura de RAW.

Galaxy S6 Edge

Para conseguir usar a capacidade de capturar fotos em RAW o usuário precisa ter um aparelho compatível e que a fabricante use um modo “drive” de câmera compatível com o arquivo RAW. Mas infelizmente muitas fabricantes estão usando somente o Legacy Mode e assim muitos aparelhos não podem tirar fotos nesse formato.

As fotos em formato RAW são as melhores e que muitos fotógrafos possuem como requisito mínimo para qualquer equipamento decente de foto, em um pequeno resumo RAW é a foto como ela deveria ser sem qualquer modificação, já o formato JPG e muitos outros são comprimidos, por isso são menores, mas possuem menos detalhes.

Galaxy S6 Edge Traseira

O RAW seria um negativo da sua foto, assim você poderá editar com mais controle e qualidade superior, mas com toda essa qualidade as fotos nesse formato possuem até seis vezes o tamanho da mesma foto no formato JPG. Algo que pode ser inconveniente é que poderá ser preciso converter as fotos do formato RAW para um formato popular caso queira colocar na internet.

Agora voltando a falar dos aparelhos, a Samsung em sua atualização mundial do Android 5.1.1 Lollipop para o Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge irá ativar a função de capturar de fotos no formato RAW, além disso a fabricante irá trazer para a câmera novos controles manuais para quem gosta de aproveitar 100% da câmera fazendo ajustes próprios.

Sony Xperia Z4

A Sony por sua vez fala que seus atuais aparelhos não possuem suporte para capturas de fotos no formato RAW, mas que se a demanda de usuários por esse recurso for enorme a fabricante poderá trabalhar para trazer esse recurso para a linha Xperia.

Atualmente o LG G4 e HTC One M9 já chegam ao usuário com suporte de fábrica para captura de fotos no formato RAW, em breve o Galaxy S6 e S6 Edge se juntarão a eles, com uma alta demanda por esse recurso muitas outras fabricantes deverão trabalhar para trazer suporte para seus dispositivos, então não esqueça de cobrar a fabricante do seu aparelho se quiser tirar fotos em RAW.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *