WebView do sistema Android: descubra para que serve esse app

Quem possui um Android mais atual irá encontrar o aplicativo WebView do sistema Android, hoje iremos falar o que ele faz, para que serve e como instalar ou atualizar.

O WebView do sistema Android, conhecido em inglês como Android Sytem WebView, chegou ao sistema Android com o Android 5.0 Lollipop, desde então faz parte de todos os aparelhos que chegam com os aplicativos Google.

WebView do sistema Android

  • O que é WebView do sistema Android

É um aplicativo bem interessante , esse componente do sistema chega com a função de ser um navegador em aplicativos de terceiros, o que permite uma interação mais rápida e eficiente com as páginas da web.

Para conseguir funcionar como um navegador, ele utiliza partes do Chrome, por isso, funciona normalmente como o próprio Chrome

  • Para que serve o WebView do sistema Android?

sistema-android-webview

Como falamos, ele é um componente do sistema que funciona como um navegador para os aplicativos de terceiros, então você poderá acessar sites diretamente dos aplicativos compatíveis.

Funciona assim, você está na sua rede social, descobre um link e quer conferir a página da internet, no lugar de utilizar o navegador, simplesmente o site é aberto dentro do próprio aplicativo da rede social, o que é mais eficiente e rápido para os usuários.

Logicamente que o WebView do sistema Android pode ser utilizados em vários aplicativos diferentes , mas as redes sociais é onde o recurso é mais utilizado.

  • Posso desinstalar WebView do sistema Android?

O melhor a se fazer é deixar o aplicativo ativado, funcionando e claro atualizado para a versão mais recente.

Você não pode desinstalar, mas você pode desativar o WebView do sistema Android em alguns aparelhos, se não quer utilizar os seus recursos, desative com segurança, mas lembre-se, nunca deixe o aplicativo desatualizado, ele funciona como um navegador, se não está desativado, deixe o mesmo atualizado para ter segurança máxima.

Lembrando que temos um tutorial de como desativar ou ativar aplicativos no Android, o que é bem interessante nesse caso, mas dependendo do aparelho talvez não seja possível a desativação.

  • O WebView do sistema Android é seguro?

Sim é totalmente seguro, os processos do WebView do sistema Android são executados de forma isolados, o que garante que nenhum malware ou ameaça conseguirá infectar seu aparelho.

Ele também conta com aviso de sites inseguros, indica os sites que são mais perigosos, que irão te infectar ou tem algum problema sério de segurança.

Nos últimos dias o WebView do sistema Android ativou a navegação segura por padrão, então você poderá se manter sempre seguro ao acessar uma página na internet.

  • WebView do sistema Android ocupa muito espaço?

Sistema Android WebView

Sim, inicialmente o WebView do sistema Android foi lançado com 25,5MB, hoje em dia ele utiliza cerca de 170MB, o que é um bom espaço, ainda mais se você tem pouco armazenamento interno disponível , lembrando que não existe a possibilidade de passar o aplicativo para o cartão de memória.

  • WebView do sistema Android compatibilidade

Para utilizar o Sistema Android WebView é necessário ter o Android 5.0 ou superior, ele normalmente já vem instalado nos telefones mais recentes do sistema, então o usuários precisa apenas atualizar o aplicativo.

  • Como instalar ou atualizar o WebView do sistema Android

Basta entrar na loja Google Play e fazer a instalação do aplicativo, ele é um app tradicional que pode ser instalado e atualizado normalmente, ele é basicamente igual ao Google Play Services que pode atualizar sozinho, o link do WebView do sistema Android está no final da matéria.

Resumo

O WebView do sistema Android é um componente bem interessante, ajudando a visualização de páginas da internet em aplicativos de terceiros, ele é totalmente seguro e foi lançado para uma experiência mais aprimorada do Android e seus aplicativos em geral.

Baixe agora na loja Google Play:

WebView do sistema Android

Compartilhe

Sobre o autor

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Veja todos os post de Marcos Gonçalves da Silva

12 comentários


    1. Post author
      Marcos Gonçalves da Silva

      Karla, depois que formata o smartphone, basta esperar para que o Android WebView seja atualizado, ou se preferir, basta achar o mesmo na loja e realizar a instalação ou atualização de forma manual.

      1. Ana Paula

        Já fiz de tudo e não atualiza quando entro na play pra atualizar aparece que está desativado e não aparece nenhum botão de atualizar ou ativar .


        1. Post author
          Marcos Gonçalves da Silva

          Ana Paula veja se você mesmo não desativou o aplicativo sem querer, entre em configurações, aplicativos e localize o Android Webview e aperte na opção para ativar, se ele não aparecer na lista, aperte nos três pontinhos e mostrar aplicativos do sistema.

  1. Magda Botafogo

    Acabei de adquirir um Moto Z e meu aplicativo do banco não funciona nele. Li que era por falta de atualização do webviwer. Cliquei na App Store e vi que o meu está instalado, mas desativado. Ao clicar o botão para ativar, nada acontece. Alguém sabe dizer o que está acontecendo e como fazer pra resolver o problema? Agradeço.

    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Magda normalmente qualquer Android novo vem com o Webview ativado por padrão, tudo indica que é um problema de software, uma restauração de fábrica deverá resolver o seu caso, lembre-se de salvar seus dados importantes antes de fazer uma restauração de fábrica.

    2. Deise

      Tenho um nexus 5x e estou com o mesmo problema, vi que essa postagem já tem 1 mês. Você conseguiu resolver o seu problema?

  2. Mason

    Tipico, fazem algo pra n fazer atualização e pra gastar espaço do aparelho, prefiro ficar fazendo atualização. Um dia a google vai ser melhor!

  3. HEXADOBRASIL

    A versão atualizada dele causa dessincronização entre vídeo e áudio usando o Youtube.. Se voltar para a versão de fábrica, ele volta ao normal… Alguma forma de corrigir permitindo a atualização?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =