Notícias

Para registrar roubo ou furto em SP é necessário o IMEI do seu smartphone

Celulares roubados

Os furtos e roubos de aparelhos infelizmente são constantes no Brasil, mas o estado de São Paulo quer mudar esse fato, agora para registrar roubo ou furto em SP é necessário o IMEI do seu smartphone.

Primeiro vamos aprender o que é furto, roubo e o que é IMEI.

Furto

É quando um ladrão rouba outra pessoa sem que seja visto, ou seja, sem que tenha contato com a vítima.

Roubo

Acontece quando a vítima tem contato com o ladrão, ou seja, quando a vítima sofre violência ou é ameaçado de alguma forma.

IMEI

É o código único de identificação dos smartphones e tablets ele será exclusivo do seu aparelho e nenhum outro terá o mesmo código mesmo em países diferentes.

Celulares roubados

No caso de furto ou roubo do seu aparelho celular no estado de São Paulo, ao registrar a sua queixa é necessário o IMEI do aparelho, antigamente não era necessário, mas como o boletim facilmente pode ser feito na internet mais informações são necessárias para tentar localizar seu dispositivo.

É mais do que indicado passar os dados e principalmente o número de IMEI que é único de cada dispositivo, para que por um acaso seu aparelho seja achado logo seja devolvido para você.

Mas além disso desde fevereiro desse ano a SSP “Secretaria da Segurança Pública” permite que a polícia tenha poder de solicitar o bloqueio do aparelho de forma imediata para as operadoras logo depois do boletim de ocorrência ser registrado.

Assim mais do que nunca é melhor você passar o número IMEI do seu smartphone ou tablet sempre que for registrar um boletim de ocorrência. Além do ladrão não poder utilizar o aparelho iremos diminuir a taxa de roubo/furto de aparelho no país já que nenhum ladrão vai se arriscar a roubar um item que ele não poderá usar e nem vender mais tarde.

rp_Android-seguro.jpg

Para saber o número do seu IMEI

Para saber o seu IMEI basta apertar as teclas *#06# no discador do seu aparelho e automaticamente irá aparecer o número único do seu aparelho. Caso tenha sido roubado ou tenha o aparelho furtado o IMEI também está na caixa do aparelho e na nota fiscal da compra.

Para registrar sua ocorrência quando for roubado acesse a Delegacia On-line aqui.

Algo interessante a se destacar é que o Google no seu Android 5.1 Lollipop acrescentou melhorias na segurança e agora mesmo se o ladrão fizer uma restauração de fabrica ainda irá precisar do seu e-mail e senha para desbloquear o aparelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *