LG, Notícias

LG G3 com resolução de 1080p ganha mais desempenho e não tem melhoria na bateria

LG G3 resolução 1440 vs 1080p

Claramente os novos smartphones com resolução de 1440p estão com um problema de bateria. Mas o LG G3 mostra que com resolução 1080p “1080×1920” consegue ter mais desempenho e melhoria no tempo de bateria.

Atualmente o Moto Maxx e o LG G3 possuem tela com 1440p de resolução “1440×2560”. O pessoal do Phonearena resolveu diminuir a resolução do G3 para ver o que iria acontecer.

A maior reclamação inicial dos usuários do LG G3 era o alto consumo da tela, com algumas atualizações a LG conseguiu minimizar o problema, mas para muito o problema ainda persiste.

Para quem não sabe quando maior resolução da tela de um dispositivo, maior também é seu consumo de energia já que a GPU terá que dar conta do trabalho sozinha.

Sabendo disso então telas com menor resolução irão gastar menos energia na pratica. Com uma resolução de 1440 o LG G3 e sua GPU tem que processar 3.686.400 pixels, na resolução 1080p os pixels são somente 2.073.600.

Agora vamos ver os testes práticos para saber se a diminuição da resolução irá beneficiar o LG G3:

LG G3 resolução 1440 vs 1080p

Como podemos ver na imagem, o LG G3 na resolução 1080p melhorou muito, sendo que no caso mais extremo teve um aumento de 83%, mas na média o dispositivo melhorou cerca de 30% tanto na velocidade do sistema como nos jogos.

A bateria por sua vez teve um aumento pequeno de 1.97%, mas que na pratica significa cerca de 7 minutos e 47 segundos extras.

Já sabíamos que o desempenho do aparelho iria melhora já que são menos pixels para a GPU processar. O destaque desse teste que surpreendeu a todos foi o pequeno e quase nulo aumento de bateria mesmo em uma resolução menor.

O aplicativo usado foi o NOMone Resolution Changer que precisa de root para trocar a resolução de qualquer dispositivo. Algo a se notar é que com a diminuição de resolução, a tela do LG G3 faz uma interpolação de imagem, assim ela aumenta os pixels para ocupar o espaço que não está sendo usado.

 

 

Na pratica poucas pessoas irão notar a troca da resolução no LG G3, mas o ganho no desempenho é bem visível já que 30% a mais é muito desempenho, lembrando que os testes foram feitos no Android 4.4 KitKat.

Com essa mudança de resolução o aparelho ainda teve melhorias na dissipação de calor, sendo que o aparelho não esquentou muito por não necessitar de todo o seu poder na resolução 1080p.

No final os usuários com a mudança de resolução só irão ganhar desempenho e não melhorias na bateria que seria algo interessante para muitos. Isso mostra que a LG estava falando a verdade sobre a tela de 1440p do LG G3 gastar energia como fosse uma tela de 1080p.

Se quiser baixe agora na loja Google Play:

NOMone Resolution Changer de graça “necessita root”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

4 Comments

  1. instalei e reiniciei, agora o celular liga mas só mostra a logo la lg. ele entra no sistema, como se estivesse normal, apago a tela com 2 toques, desbloqueio a tela tudo normal, mas só mostra a tela preta de boot com a logo da lg!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *