Tecnologias

Nokia e uma universidade conseguiram carregar bateria através do som ambiente

smartphone com caixa de som

Ontem mesmo falamos sobre as novidades que as fabricantes estão inventando para melhorar o carregamento das baterias, hoje a Nokia e uma universidade conseguiram carregar bateria através do som ambiente.

A evolução das baterias é a mais lenta se comparar com praticamente todos os itens que compõem os smartphone e tablets, as telas hoje já possuem uma alta definição, as memórias RAM já estão chegando aos 4GB, os processadores cada dia estão melhor e já estão ficando preparados para a tecnologia 64bits, mas as baterias evoluíram muito pouco nesse tempo todo.

Mas para resolver esse problema as fabricantes estão desenvolvendo novas maneiras de carregar seus aparelhos, a Qualcomm com seu Quick Charge 2.0 e a empresa Qnovo com seu aplicativo QNS tem como objetivo diminuir o tempo de recarga.

A Nokia junto com cientistas da Universidade Queen Mary de Londres conseguiram inventar uma nova forma de carregar os aparelhos eletrônicos, inacreditavelmente o aparelho é carregado com sons do ambiente.

Toda a equipe usou o óxido de zinco como material chave para o projeto dar certo, o material quando dobrado ou esticado consegue produzir tensão através da conversão de energia do movimento.

smartphone com caixa de som

Assim a equipe conseguiu revestir nanobastões com esse material, ao ser colocado em vários lugares diferentes eles conseguiram uma captação espetacular de energia de alta tensão.

Graças aos contatos elétricos que ficam em cada lado desses nanobastões é possível captar totalmente a energia criada pelo som, maior o volume do som maior é o volume de energia que pode ser geada.

Os cientistas ainda conseguiram inventar um método para baratear os custos da tecnologia, onde não se precisa de ouro para os contatos e nem de processos que levam muito tempo ou dinheiro.

Segundo a Nokia junto com os cientistas da Universidade Queen Mary de Londres eles conseguiram fazer um dispositivo do mesmo tamanho do Nokia Lumia 925 e que com essa tecnologia de som conseguem produzir 5volts que é o necessário para carregar o telefone.

Sempre são bem-vindas novidades como essa, pense seu smartphone carregando praticamente a todo momento atrás do som, assim sua bateria sempre estaria cheia e você dificilmente ficará na mão com um smartphone por causa da sua bateria.

Como a tecnologia é recente essa novidade pode demorar alguns anos para chegar de fato aos dispositivos, mas quando chegar com certeza irá fazer sucesso.

Via: Phys

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *